As instituições que aprenderem a usar os dados de maneira estratégica poderão tornar seu negócio atrativo, tomar decisões com base na inteligência e garantir a boa reputação no mercado
Os desafios que as instituições de ensino superior enfrentam nos dias atuais são inúmeros e demandam investimentos em tecnologias e ferramentas que possam tornar as decisões ligadas a esses desafios mais assertivas. Uma das possibilidades é o uso do Big Data, análise de dados robusta, com alto poder de processamento, permitindo análises mais precisas que antes não eram usados pelas instituições de ensino superior. Se aproveitados de forma inteligente, esses dados podem fornecer informações relevantes e apoiar decisões estratégicas.
Hoje, com a disponibilidade desse tipo de análise, é possível fazer uso de tecnologias dentro da instituição de ensino, tais como o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, e extrair informações que ajudarão na tomada de decisão relacionadas a novos investimentos, expansões do uso e diversificação de métodos. Por entender os dados relevantes, as instituições podem usá-los em seu favor, seja para atrair novos alunos pela qualidade da sua oferta, ou para reter e fidelizar esse público.
Afinal, embora a procura pelo ensino superior cresça, também há um grande número de desistentes nos primeiros anos da vida acadêmica. A inteligência de dados permite que professores e instituições de ensino tenham acesso a análises específicas, como desempenho do aluno por disciplina, histórico escolar, relatório de atividades complementares, notas, entre outras análises, que permitem ao professor enxergar o aluno como indivíduo e ter uma visão geral sobre o seu desempenho no curso; e a instituição, entender o perfil de determinados grupos e direcionar melhor seus investimentos, seja para retenção de conteúdo, novos processos educacionais, treinamentos dos professores, etc.
Mas, e o que o futuro reserva?
Hoje, o Big Data pode ajudar instituições a superar problemas específicos para fornecer melhores serviços para o seu público, mas em pouco tempo a conectividade permitirá que as IES deem passos maiores usando inteligência, internet e a ampla disponibilidade de dados. Aqui entra a Internet das Coisas (Internet of Things), um termo em inglês relacionado à conectividade de objetos e sensores pela rede, que se associado ao Big Data, fornecerá ainda mais informações concretas aos gestores das universidades.
Diferente dos dias de hoje, em que os dados são produzidos primordialmente por sistemas de aprendizagem, com a IoT, as instituições poderão ampliar sua visão, revolucionando sua oferta e modelo de gestão, porque terão acesso a informações estratégicas, que apoiarão a tomada rápida de decisão. Então, se você ainda não deu os primeiros passos a favor do Big Data, corra e prepare-se, porque o que vivemos hoje é apenas o começo de uma era de dados cada vez mais interligados pela rede. Afinal, a ampla conectividade não apenas mudará a forma como vivemos, mas gerará uma quantidade imensa de informações que se analisadas de forma precisa e inteligente poderão gerar grandes diferenciais competitivos.
Tenha em mente que é preciso começar, e o primeiro passo para iniciar um projeto de Big Data é entender que a análise deve fazer parte de uma estratégia ampla e de longo prazo. As IES devem traçar objetivos, possuir ferramentas adequadas para posteriormente expandir o uso dos dados gradualmente – tendo em mente que o aluno, objetivo final da educação, precisa ser o principal beneficiado, afinal, será o renome individual dele que tornará a instituição conhecida e reconhecida no mercado.
Sobre a Blackboard Inc.
A Blackboard é uma das principais desenvolvedoras de tecnologia educacional do mundo e tem como meta reimaginar a educação, desafiando o pensamento convencional e desenvolvendo novos modelos de aprendizagem. A fim de atender às necessidades do aluno moderno e das instituições que os servem, a Blackboard implanta tecnologias e serviços relevantes e significativos para o crescimento tanto das instituições de ensino quanto dos alunos. A partir de parcerias com instituições de ensino fundamental, médio e de ensino superior, além de organizações empresariais e agências governamentais em todo o mundo, ajudamos cada aluno a atingir seu pleno potencial. Para mais informações sobre educação, acompanhe o Blog Desafios da Educação: www.desafiosdaeducacao.com.br ou siga a Blackboard no Twitter em @Blackboardbr.
Sobre o Grupo A Educação
O Grupo A, holding educacional brasileira com mais de 40 anos de atuação no mercado editorial, detém os selos Artmed, Bookman, Artes Médicas, McGraw-Hill, Penso e Série Tekne. Com mais de dois mil títulos em catálogos, sua linha editorial está voltada para a publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP) nas áreas de biociências, ciências humanas, exatas, sociais e aplicadas. O Grupo A reúne, ainda, um grande portfólio de negócios voltados para a educação. Representa parceiros internacionais de peso, como Blackboard e Moodlerooms (plataformas de aprendizagem) bem como Kaltura (plataforma de gestão de vídeos). Possui a SAGAH, empresa que desenvolve conteúdos para cursos de graduação e pós-graduação fundamentados na metodologia de aprendizado ativo e a GSI, uma fábrica de conteúdos digitais que desenvolve soluções didáticas e inovadoras para instituições de ensino e empresas. Também fazem parte do Grupo A iniciativas como as Revistas Pátio, os portais MedicinaNET, Harrison Brasil, Biblioteca A, Minha Biblioteca e Pasta do Professor.