Home Apps Nova placa Veicular terá a garantia QR Code e app da Serpro

Nova placa Veicular terá a garantia QR Code e app da Serpro

por Paulo Fernandes Maciel
Carros no Corredor veicular

Serpro garante segurança da nova placa veicular

No último mês, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou a Resolução nº 780, de 26 de junho de 2019, que simplifica as regras para novos emplacamentos Veicular.

A segurança das Placas de Identificação Veicular (PIV) é garantida pelo QR Code emitido pelo Serpro.

Carros no Corredor veicular

A tecnologia permite a rastreabilidade do processo de estampagem, o que dificulta a falsificação da placa. Segundo o Contran, a partir de 31 de janeiro de 2020, o modelo de placa será exigido para todos os novos veículos.

 

QR Code da empresa permite validação automática e rastreio de informações.

No caso dos veículos em circulação, a exigência ocorre nos casos de substituição em decorrência mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da placa, ou quando houver mudança de município.

 

Assinatura exclusiva

O QR Code funciona como uma “impressão digital eletrônica” da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro.

Um aplicativo da empresa, o Vio, permite que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa.

“Com ele, qualquer cidadão pode consultar, no Portal de Serviços do Denatran, dados como a identificação do fabricante e do estampador, além de informações atuais do veículo.

 

Prazo para adesão dos Detrans vai até janeiro de 2020.

É um conjunto de informações que garante a autenticidade de cada emplacamento”, explica Diego Migliavacca, gerente do Departamento de Negócios – Soluções de Trânsito do Serpro.

Para utilização exclusiva dos agentes de trânsito, o Serpro oferece Aplicativo Fiscalização, que possui o Vio integrado e permite o acesso a um número ainda maior de informações.
O Contran também definiu novas regras para credenciamento de fabricantes e estampadores.

Essas mudanças vão possibilitar o aumento da concorrência, o que deverá reduzir o valor da placa.

Atualmente são cerca de 1.150 estampadores e 15 fabricantes aptos.

O antigo modelo de placa permitia 175 milhões de combinações de placa; já a nova PIV oferece mais de 474 milhões de possibilidades.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações