Home / Apps / A DigiCert orienta e possibilita o desenvolvimento de aplicativos

A DigiCert orienta e possibilita o desenvolvimento de aplicativos

Como desenvolver aplicativos seguros

Hoje, os dispositivos se tornaram uma das principais tecnologias utilizadas no mundo e o que os torna tão variáveis são os milhões de aplicativos que devem ser escolhidos.

Essas aplicações permitem que o usuário seja mais produtivo, se comunique, treine, interaja com outras pessoas instantaneamente, eduque ou simplesmente se divirta.

Smartphone com aplicativos
Atualmente, o boom da Internet impactou diretamente a segurança das informações tratadas diariamente.

Sites de e-commerce, serviços, bancos e até redes sociais contêm informações confidenciais que, na maioria dos casos, são muito importantes.

Com a incorporação dos smartphones no mercado, foram criadas novas estruturas de negócios que fizeram com que os aplicativos tivessem certa rentabilidade, tanto para desenvolvedores quanto para os mercados de aplicativos, como o Windows Phone Store, o Google Play e a App Store.

 

Desenvolvimento e Crescimento dos Aplicativos

O mercado de aplicativos móveis cresceu e tem uma série de fatores que ajudaram em sua consolidação.

Entre estes componentes estão o progresso tecnológico em termos de desempenho, segurança e poder de computação dos dispositivos de diversos fabricantes como Samsung, Apple, etc.

Da mesma forma, o custo da infraestrutura de comunicação é cada vez menor e mais seguro, além disso, plataformas de desenvolvimento como o Android (Google), o Windows Phone (Microsoft), a Apple (IOS) e tecnologias responsivas são cada vez mais resistentes e seguras.

“Hoje, os cibercriminosos criaram aplicativos que podem infectar telefones e dispositivos móveis com programas mal-intencionados. Se o telefone enviar e-mails ou mensagens de texto que o usuário não escreveu, ou instalar aplicações que ele não baixou, podem ser sinais de que um programa malicioso foi instalado.”

Disse Dean Coclin, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da DigiCert.

smartphone com aplicativos

O que observar

Alguns pontos devem ser levados em conta ao consolidar a adoção do uso de aplicativos móveis.

Há uma série de características que devem ser levadas em consideração em seu design.

Entre os principais se encontra o esquema de ciclo de vida do aplicativo móvel; isto é, definir uma versão inicial que contenha um conjunto de funcionalidades que permita aos usuários aprender com suas experiências.
Hoje, aplicativos da Web, aplicativos móveis e servidores, podem – na maioria das vezes – suportar esses certificados SSL.

A importância dos certificados SSL oferece segurança aos usuários, usuários da Internet, empresas e negócios.

Qualquer pessoa que acesse uma página da web autêntica, real e confiável pode inserir seus dados pessoais e econômicos de maneira mais pacífica.

Este sistema fortalece e aumenta a atividade econômica na rede e pagamento online.

O processo de certificação é muito importante porque sem ele, no caso do Google, as aplicações instaladas são “piratas”.

Muitos fabricantes chineses optam por esse sistema: instalam a versão AOSP do Android e incluem a Play Store, o Gmail, o Google Maps e outras aplicações do Google sem a permissão dessa empresa.

Pode parecer um problema que não afeta o usuário, mas que acaba de mudar já que a empresa procura ordenar aplicando as regras para que os fabricantes que tenham cumprido os processos de certificação não estejam competindo em desvantagem.

Como próximo passo, ele deve ser implementado em termos de uso e inovação de novos requisitos de negócios e tecnologia de fabricantes de dispositivos móveis e plataformas de desenvolvimento.

Sem dúvida, existem riscos de segurança ao desenvolver aplicativos especialmente para o Android, já que hoje em dia, esse é um dos sistemas operacionais mais afetados e vulneráveis.

 

Algumas dicas que fornecemos ao usuário para evitar golpes de segurança ao criar um aplicativo:

 

– Implementar a autorização, autenticação e tratamento de sessões corretamente
-Manter a segurança com o back-end
– Realizar a integração de dados seguros com outros serviços e aplicativos
-Identificar e proteger dados confidenciais
– Implementar controles para impedir o acesso não autorizado a recursos de pagamento.
– Prestar atenção específica à coleta e uso de informações do usuário
– Garantir a distribuição segura e o fornecimento de aplicativos móveis
– Verificar cuidadosamente qualquer código de erro em execução
-Gerenciar as credenciais do usuário com segurança
– Garantir que os dados confidenciais sejam protegidos ao transmiti-los

É essencial limpar o armazenamento de aplicativos toda vez e eliminar aplicações maliciosas ou de malware. O objetivo é remover os aplicativos que podem representar uma ameaça ou perigo à privacidade do usuário e à segurança do dispositivo móvel.

 

Sobre a DigiCert:

A DigiCert é uma provedora global líder de soluções de certificado digital para um mundo conectado. As empresas mais inovadoras incluídas no Global 2000, escolhem a DigiCert pela sua experiência em identidade e criptografia para servidores web e a Internet das Coisas.

A DigiCert é compatível com SSL/TLS e outros certificados digitais para implementações de PKI em qualquer escala por meio de sua plataforma de gerenciamento de ciclo de vida de certificados, CertCentral®.

A empresa foi reconhecida com dezenas de prêmios por sua plataforma de gerenciamento de nível corporativo, rápida e bem informada, atendimento ao cliente e crescimento líder de mercado.

Para obter as últimas notícias e atualizações da DigiCert, visite: https://www.digicert.com/es/ou siga-nos @digicert.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*