O QEdu vira start-up social apoiada pela Fundação Lemann e assume novos desafios para contribuir com a qualidade da educação por meio de dados e tecnologia
O QEdu foi criado para dar vida aos dados sobre educação no Brasil. Nasceu em 2012 de uma parceria de sucesso entre a Fundação Lemann e a Meritt Educacional, que foi fundamental para criar a maior plataforma de dados educacionais abertos do país. Agora, em 2016, o QEdu deixa de ser um projeto desta parceria para se tornar uma start-up independente, apoiada pela Fundação Lemann.
Na nova fase, a plataforma se vale da tecnologia para criar mecanismos cada vez mais ágeis e úteis para o uso qualificado de evidências e dados educacionais. O novo desafio parte da lógica da revolução digital, que está mudando as relações de serviços no planeta, para facilitar a vida de quem trabalha todos os dias pela educação. A proposta é dar um novo salto para que informações qualificadas sobre nosso sistema educacional estejam cada vez mais acessíveis e preparados para servir na tomada de decisão de gestores educacionais.
Assim como o Uber, o AirBnb e o Nubank provocaram mudanças e reflexões de como podemos simplificar o atendimento a necessidades antigas – de transporte, hospedagem e acesso à crédito -, o QEdu pretende atualizar a forma como se consomem informações sobre educação, empoderando os gestores educacionais e educadores com uma tecnologia descomplicada para a tomada de decisões.
Nesse sentido o QEdu continua disponibilizando uma consulta profunda aos dados, que permite analisar, comparar e combinar informações de uma única escola até a escala nacional. A nova start-up pretende ainda melhorar continuamente a usabilidade de seus produtos, criar novos serviços e principalmente oferecer inteligência e análises qualificadas, sendo mais propositiva no apoio aos usuários em suas necessidades.
Com esse novo propósito, a plataforma pretende contribuir para uma educação de qualidade, oferecendo mais e melhores dados, aprimorando a interface de consulta e, principalmente, atendendo à demanda dos gestores educacionais com análises aprofundadas.
Sobre os dados do QEdu
Informações que podem ser consultadas e comparadas por escola, município, estado ou para todo o país:
- Ideb, o principal indicador da qualidade da educação no Brasil;
- Dados oficiais de aprendizado em português e matemática para o 5º e 9º anos do ensino fundamental, obtidos por meio do resultado da Prova Brasil;
- Perfil dos alunos, professores e diretores das escolas que realizaram a Prova Brasil, o que falam sobre práticas de estudo e práticas de ensino, suas percepções e ocorrências na escola;
- Número de matrículas, nível socioeconômico dos alunos e informações sobre infraestrutura das escolas (existência de bibliotecas, equipamentos para prática esportiva, sala de informática e internet, saneamento etc.) obtidas por meio do Censo Escolar;
- Pontuação do Enem por escola e área do conhecimento;
- Taxas de aprovação, abandono e reprovação, também conhecidas como Taxas de Rendimento;
- Distorção idade série, que informa quantos alunos estão matriculados com dois anos de idade ou mais em relação ao adequado para a série.