A preocupação com o sucesso de projetos como Samsung Pay, Apple Pay e outros que operam no mesmo conceito levou os 27 principais bancos da Espanha a adotarem uma iniciativa sem precedentes na história financeira do país. Eles se uniram para lançar em conjunto a fintech Bizum, que segundo informações deve começar a operar em formato piloto em setembro.
O Bizum é um sistema de pagamento com o celular que será oferecido a todos os clientes das entidades participantes. O usuário só precisa se registar no seu banco e atrelar sua conta com o número de seu telefone móvel. O serviço é projetado para permitir pagamentos máximos de 500 euros e mínimos de 50 centavos. Além disso, ele viabilizará transferência de valores entre pessoas.
Os bancos que fazem parte desta plataforma de pagamento são: CaixaBank, BBVA, Santander, Sabadell, Bankia, Popular, Kutxabank, Banco Cooperativo, Unicaja, IberCaja, Cajamar, Abanca, Bankinter, Mare Nostrum, Liberbank, Caja Laboral, Evo Banco, Banca March, Cecabank, Caja Rural de C-LM, Caja de Crédito de los Ingenieros, BNP Paribas, Banca Pueyo, Banco Caixa Geral, Mediolanum, Caja Rural de Almendralejo y Self Trade Bank.
De acordo com informações do mercado, os bancos estão investindo cerca de 100 milhões de euros para lançar o Bizum. A CaixaBank seria o primeiro acionista com 22,9% do capital. A soma dos bancos que fazem parte do Bizum representa nada menos que 95% do mercado bancário espanhol.