Karine Nogueira (*)
Cada vez mais, o mercado corporativo terceiriza atividades operacionais que não gerem disruptura de seus negócios e que permitam uma gestão mais eficiente de recursos e a consequente redução de custos. O modelo de prestação de serviços cresce com os altos e baixos da economia e, com isso, a terceirização tem se tornado assunto recorrente nas empresas. O setor financeiro, em especial, já enxerga um crescimento relevante do outsourcing, impulsionado pela necessidade do gerenciamento de demandas sazonais, o que abre caminho para priorizar o core business e produzir conhecimento técnico e do negócio.
Outra questão é a necessidade de mão de obra especializada. Se há escassez de profissionais experientes para TI em geral, a situação torna-se ainda mais crítica quando se necessita de especialistas no setor financeiro. A demanda por equipes operacionais é crescente e perene para o segmento, visto que cerca de 180 milhões de pessoas possuem algum tipo de relacionamento com bancos – 89,6% dos brasileiros fazem parte do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), segundo o Banco Central.
Encontrar bons profissionais para projetos é outra missão desafiadora. Há ainda as constantes mudanças na normatização que exigem capacitação e gerenciamento contínuos das instituições. Dessa forma, a necessidade de investimento em profissionais, tecnologias e processos torna o custo operacional mais elevado. Isso pode ser amenizado pela terceirização. Ao contratar uma consultoria com especialistas em TI para o setor financeiro, as instituições contam com mão de obra qualificada, estruturas e soluções de última geração, com a melhor otimização de alocação de recursos quando comparadas ao modelo in-house.
Uma equipe multidisciplinar, composta por gerentes de relacionamento, profissionais de RH e gerentes de pós-vendas, proporciona velocidade no preenchimento das posições, contribuição no processo de gestão de equipes e alto grau de formalização, o que minimiza riscos trabalhistas. Com redução de custos, agilidade no processo de seleção de profissionais, suporte nas demandas pontuais e foco no principal negócio da empresa, fica claro que o investimento na terceirização traz a possibilidade de crescimento com a utilização do capital revertido em outras áreas de atuação. Portanto, o outsourcing pode ser o seu grande aliado na melhoria da gestão do seu negócio!
(*) Karine Nogueira é diretora da Unidade de Outsourcing da Senior Solution, e responde pelo planejamento orçamentário, definição e gerenciamento de políticas e estratégias de vendas. Gestão de relacionamento com clientes e fornecedores e gerenciamento de equipes interna e externa. Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na Fundação Getúlio Vargas.