O diretor da Seal Telecom, Cristiano Felicíssimo, comenta a importância desta tecnologia para a segurança corporativa
São Paulo, maio de 2016 – Antes presente apenas em filmes de ficção científica, o controle de acesso aos ambientes por meio da autenticação biométrica tornou-se um item importante em grandes projetos de segurança. Neste cenário, Cristiano Felicíssimo, que é diretor da Seal Telecom – integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente – explica os benefícios do uso deste sistema, que é considerado um dos métodos mais seguros de identificação, pois utiliza técnicas para reconhecer pessoas por meio de características próprias e exclusivas de cada um.
Um exemplo recente desse movimento é o recadastramento biométrico do eleitor, que tem como objetivo aumentar a segurança no sistema de votação das urnas eletrônicas e facilitar o controle de votos. O setor bancário vem se tornando referência no uso da biometria, pois as instituições financeiras investem maciçamente em projetos para garantir a segurança nas transações e aumentar o combate às fraudes por meio da validação de digitais, voz, reconhecimento facial e até mesmo batimentos cardíacos.
“Quando falamos do universo corporativo, o controle de acesso por biometria é uma parte importantíssima de grandes projetos de segurança. É eficiente e possui um ótimo custo-benefício, já que o custo da manutenção é baixo”, afirma Felicissimo. Dados da consultoria internacional Technavio apontam alta de 23% nos investimentos do segmento nos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) até 2019. Já a Tractica, especialista estrangeira, prevê que o mercado mundial deve sair da movimentação de US$ 2 bilhões em 2015, para US$ 15 bilhões em 2024.
O executivo da Seal Telecom destaca as principais vantagens da tecnologia de sistema de controle de acesso por biometria nas companhias:
1. Mais segurança em locais de acesso restrito: alguns ambientes exigem total controle sobre a circulação de indivíduos. É o caso, por exemplo, das áreas restritas de distribuição de medicamentos, salas de diretoria, ambientes governamentais, entre outros. Nestes locais, contar com a biometria para validar a identidade do profissional faz a diferença para garantir a segurança interna.
2. Diminuição do risco de clonagem: a possibilidade de fraudes ou falsificações é muito menor no sistema de controle biométrico. Afinal, clonar as características individuais do indivíduo é praticamente impossível, o que potencializa o nível de segurança.
3. Armazenamento de informações: outro diferencial importante do controle de acesso por biometria é a possibilidade de armazenar as informações sobre a entrada de pessoas no local. Dessa forma, é possível consultar o histórico para saber quem esteve no ambiente em determinada data e até identificar o tempo que a pessoa ficou no local.
4. Evitar problemas com perdas e esquecimento de senhas: um dos problemas mais comuns para quem gerencia a segurança de empresas é lidar com as perdas e esquecimento de senhas por parte dos funcionários. Isso acaba colocando em risco o controle de acesso aos ambientes, já que qualquer pessoa pode se apropriar de uma senha eletrônica. Como a biometria utiliza as características biológicas dos indivíduos, a sua utilização elimina esse problema.
6. Convergência com outras tecnologias: para potencializar ainda mais a segurança nos ambientes internos, a biometria também pode ser combinada como o uso de outras tecnologias como, por exemplo, os dispositivos móveis.
Sobre a Seal Telecom
A Seal Telecom é uma integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente. Entre as ofertas da empresa estão soluções de Áudio e Vídeo, Comunicação Unificada e Segurança. Criada em 1999, a companhia atende em todo o Brasil. A sede está localizada em São Paulo e conta com quatro filiais: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Santa Catarina e Minas Gerais.