Home Atualidades Turistas barrados no aeroporto com RG antigo são socorridos no Poupatempo

Turistas barrados no aeroporto com RG antigo são socorridos no Poupatempo

por Agência Canal Veiculação

A procura por serviços do Poupatempo cresceu cerca de 10% esta semana por causa do início das férias de julho, período em que muitas pessoas aproveitam o tempo livre para colocar os documentos em dia.

No Poupatempo Guarulhos, o único que emite Carteira de Identidade provisória para turistas que estão com passagem marcada e precisam do documento atualizado, o movimento é maior ainda.

Os viajantes com destino a países do Mercosul não conseguem embarcar quando estão com a Carteira de Identidade desatualizada. As empresas aéreas, assim como alguns bancos, só aceitam o documento emitido há menos de dez anos. A alternativa, nesses casos, é remarcar o embarque e correr para o Poupatempo de Guarulhos.

Cerca de 9 mil pessoas por dia são atendidas no posto de Guarulhos em períodos de férias escolares, e cerca de 800 Carteiras de Identidade são solicitadas diariamente. Entre os pedidos, estão cerca de 10 a 15 turistas por dia que chegam do aeroporto preocupados em resolver o problema com o documento a tempo de não perder a viagem.

O RG provisório, válido por 90 dias, é emitido quando o passageiro precisa embarcar no mesmo dia. O documento pode ficar pronto em uma hora, mas na volta é necessário voltar ao Poupatempo para retirar o documento definitivo. Se o embarque está programado para ocorrer após 48 horas, os turistas conseguem viajar com a segunda via definitiva.

A emissão da segunda via do RG, provisório ou definitivo, só é possível para pessoas que tenham a primeira via emitida no Estado de São Paulo e que estejam com passagens marcadas. Quem tem o RG desatualizado de outro Estado não consegue renovar o documento em prazo inferior ao normal, de cinco a dez dias úteis, e muitos perdem a viagem e estragam as férias por causa disso.

“Muitas pessoas acham que a Carteira Nacional de Habilitação substitui o RG, mas para viajar para os países do Mercosul o único documento aceito é a Carteira de Identidade”, explica Maria Auxiliadora Montenegro, gerente do Poupatempo Guarulhos. Segundo ela, as empresas aéreas já impedem o embarque dos turistas que não estão com o documento em dia para evitar que eles tenham problemas ainda maiores. “Se chegar ao destino sem a documentação em ordem o turista é proibido de permanecer no país e o transtorno é maior ainda”, acrescenta, lembrando que a exigência é dos países membros do Mercosul.

Viajantes relatam transtornos causados por documentos desatualizados
O agropecuarista Ricardo Curi, de Ribeirão Preto, teve de remarcar a viagem com a mulher e o filho de seis anos porque não estava com o RG atualizado. Ele teve de pagar R$ 560,00 extras para remarcar as passagens, e ainda perdeu um dia da viagem de uma semana. “Se não fosse o Poupatempo eu não poderia embarcar e perderia a viagem”, disse Ricardo. O filho, que também se chama Ricardo, temia ter de voltar para casa no dia da sua primeira viagem de avião.

Elza, Ana Carolina e Simara

Outra turista que teve problemas foi a tradutora Simara Dutra, que veio da Itália e pretendia visitar a irmã no Uruguai. Ela estava acompanhada da filha Ana Carolina Ceresini, de seis anos, e da mãe Elza Dutra, de 75 anos. Elza portava um RG tirado em Porto Ferreira, interior de São Paulo, há mais de dez anos. O documento foi recusado na hora do embarque e a família foi orientada no aeroporto a procurar o Poupatempo. A família, que havia saído ás 3h da madrugada do interior de São Paulo para estar às 8h em Cumbica, remarcou a viagem das dez da manhã para as 22h de segunda-feira e foi com toda a bagagem para o Poupatempo Guarulhos.

Ricardo e Erica Curi com o filho Ricardo

“Não sabia que existia no Brasil um serviço tão ágil como o Poupatempo”, disse Simara, que nasceu em Porto Ferreira e mora em Pescara, na Itália. “Os atendentes guardaram nossa bagagem e foram muito simpáticos, o serviço todo é maravilhoso”, comentou ela. “Imagina o que seria das nossas férias sem o Poupatempo”. Para renovar o RG dona Elza precisou providenciar a Certidão original de Casamento no 1º Cartório de Registros de Santa Rita do Passa Quatro, o que só foi possível graças aos atendentes do Poupatempo.

Apesar do empenho dos funcionários, muitas vezes os passageiros não conseguem providenciar o documento a tempo de garantir a viagem. “Já tivemos o caso de um juiz do Nordeste que foi barrado no embarque para Buenos Aires e não conseguiu a segunda via porque o RG era de outro Estrado”, conta a coordenadora de atendimento Sílvia Chioatto, do Poupatempo Guarulhos. “A família toda dele viajou e ele teve de voltar para casa sozinho”, lembra ela, destacando a importância de se manter sempre os documentos em dia.

Simara, ana Carolina e Elza no Poupatempo

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 445 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 66 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, além de seis unidades móveis. Em 2015, foi eleito o melhor serviço público pelos paulistanos, em pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações