Uma das líderes mundiais em redes de alto desempenho, a Extreme Networks anunciou a integração de sua plataforma de SDN (Software-Defined Networking – rede definida por software), com a solução de comunicação unificada Microsoft Skype for Business a partir do padrão OpenDaylight – projeto colaborativo formado por empresas de tecnologia com o objetivo de disseminar a adoção do SDN.
A novidade representa mais um passo da companhia no sentido de permitir gerenciamento de rede simplificado capaz de integrar aplicações externas a sua solução como parte da rotina das empresas. O objetivo é oferecer flexibilidade e redução de custos a companhias que pretendem melhorar cada vez mais suas infraestruturas de TI.
A Extreme combina seu sistema de gerência NetSight com um padrão de uso e linguagem estabelecido pelo OpenDaylight para implantar politicas de uso para toda a infraestrutura, independentemente dos fabricantes dos produtos que compõem o sistema. Permite, assim, uma gestão de rede flexível e inteligente capaz de dar suporte à aplicação.
Com a novidade, clientes da Extreme nos Estados Unidos já estão utilizando o conceito SDN em ambientes formados por softwares e hardware de diferentes fornecedores e linguagens (ambientes multi-vendor). Entre os cases estão a cidade de Enfield, em Connecticut, e a Mount Mary University, que migraram suas soluções antigas para a atual plataforma SDN, aberta e aprimorada da companhia.
Cases
O município de Enfield fornece suporte centralizado de TI para escolas em 32 pontos da cidade, bem como obras públicas e agências que prestam serviços de emergência. A gestão municipal foi desafiada a melhorar serviços para a comunidade aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos. Com a plataforma SDN da Extreme Networks, a gestão de TI consegue alocar banda automaticamente entre os ambientes e usuários e priorizar os sistemas críticos.
A nova plataforma também se mostrou eficaz em ambientes de universidades, em que o principal desafio é a implantação de políticas de segurança eficientes que abranjam redes com e sem fio. A Mount Mary University, em Milwaukee (Estados Unidos), automatizou as diretrizes de QoS (Quality of Services) e passa a receber avisos sobre o status da rede e das aplicações em uso. Com isso, ganhou em rapidez, simplicidade e controle na implantação do Skype for Business.
Sobre a Extreme Networks
A Extreme Networks oferece ao seu cliente um alto padrão de produtos e serviços como base para as ações inovadoras em redes convergentes de alta performance, que transportam dados, voz e vídeo para empresas e provedores de serviços. Com uma visão sempre à frente da atualidade, as soluções de rede oferecem desempenho e disponibilidade com foco no crescimento do cliente, o que possibilita flexibilidade para lidar com as frequentes adaptações necessárias em uma corporação. Presente em mais de 80 países, a Extreme Networks tem portifólio completo de soluções para redes incluindo análise de aplicações, gerenciamento de rede, segurança, switching e routing, wireless, cloud e SDN para os mercados enterprise, service provider, data centers entre outros. A Extreme Networks está baseada em San Jose, California e tem mais de 12.000 clientes em 80 países.