Home Mídia Corporativa Último satélite Global Xpress será lançado no fim de maio

Último satélite Global Xpress será lançado no fim de maio

por Agência Canal Veiculação
A Inmarsat (LSE: ISAT.L) anuncia a chegada do seu terceiro satélite Global Xpress (GX) – o Inmarsat-5 F3 – ao Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, para o lançamento que acontecerá no final deste mês.

Em conjunto com o I-5 F1 e F2 que já estão em órbita geoestacionária, o terceiro e último satélite GX permitirá à Inmarsat oferecer uma cobertura ininterrupta móvel global via satélite. Ela é a primeira rede satelital global de banda larga móvel em alta velocidade entregue por uma única operadora e recebeu um investimento de US$ 1,6 bilhão.

Todos os satélites de 5ª geração da Inmarsat (GX) foram construídos pela Boeing Satellite Systems International Inc. e entregarão um serviço de banda larga móvel com velocidade até 100 vezes mais rápida do que a constelação anterior (I-4) da empresa. Esta oferta abrirá novas oportunidades nos setores governamental, marítimo, aviação, empresarial e terceiro setor, ao permitir uma conexão mais ágil e suportar aplicações que consomem muito banda larga em regiões remotas ou inacessíveis do mundo.

“Estamos nos aproximando da conclusão da nossa constelação GX e a chegada do Inmarsat-5 F3 ao Cosmódromo de Baikonur é mais um marco significativo”, afirma Michele Franci, CTO da empresa. “Este projeto representa um importante compromisso da Inmarsat e sua conclusão bem-sucedida e o início do serviço comercial em escala global no final deste ano viabilizarão o conceito da Internet em Todos os Lugares. Pela primeira vez, seremos capazes de entregar comunicação de banda larga ininterrupta e veloz em todo o mundo – seja na terra, mar ou no ar – por meio de uma única operadora”.

O 1º satélite Global Xpress (I-5 F1) foi lançado em dezembro de 2013 e começou a ser comercializado em julho de 2014, cobrindo a Europa, Oriente Médio, África e Ásia. O Inmarsat-5 F2, lançado em 1º de fevereiro deste ano, atenderá as Américas e o Oceano Atlântico.

A Inmarsat planeja iniciar a comercialização global da GX no segundo semestre de 2015 e a vida útil da nova rede é de 15 anos. Ela complementará a frota de satélites de comunicações de banda L (I-4) da Inmarsat que já está em operação.

Sobre a Inmarsat

A Inmarsat plc é a provedora líder global de serviços de telecomunicação móvel por satélite. Desde 1979, a Inmarsat oferece confiabilidade em comunicação de voz e dados de alta velocidade para governos, empresas e outras organizações, com uma gama de serviços que podem ser utilizados em terra, mar ou ar. A Inmarsat emprega cerca de 1.600 funcionários em mais de 60 instalações no mundo inteiro, e está presente nos maiores portos e centros de comércio em cada continente. As ações da Inmarsat são negociadas na Bolsa de Valores de Londres (LSE:ISAT.L).

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações