Home Atualidades Empresas regionais investem em fibra e em internet gratuita no interior

Empresas regionais investem em fibra e em internet gratuita no interior

por Agência Canal Veiculação

Quatro cidades do interior de Minas Gerais – Oliveiras, Cláudio, Carmo da Mata e São Francisco de Paula – estão participando de um projeto de internet que é inédito no país. Um provedor regional de internet daquele estado, a PLUG Telecom, instalou rádios transmissores em locais identificados como de maior movimento e demanda de acesso nessas quatro cidades, oferecendo sinal totalmente gratuito. A iniciativa foi reconhecida pela inovação com uma premiação conferida pela imprensa especializada.

O empresário Breno Vale, um dos idealizadores do projeto, explica que a tecnologia utilizada em cada célula permite atender até 600 usuários simultaneamente, com no mínimo 10 Mbps de velocidade e sem limites de tráfego. Cada usuário deve preencher um breve cadastro antes de começar a navegar. As cidades contempladas com este projeto piloto têm menos de 50 mil habitantes.

Basílio Perez, presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), explica que os provedores regionais têm investido em tecnologia e projetos de inovação para driblar dificuldades impostas pela concorrência com as grandes operadoras. “Nossos custos são maiores e o acesso às políticas públicas, que possibilitam financiamento e participação em leilões de frequência, por exemplo, ainda estão em negociação”, explica.

Na visão dele, a necessidade de acesso à rede demonstrada pelo usuário acaba motivando o empresário do setor. Marcelo Couto, também de Minas Gerais, é um desses. Ele decidiu não só oferecer internet, mas com mais velocidade. Em Ipuina, que tem cerca de 9 mil habitantes (sendo que 3 mil estão na área rural), ele investiu R$ 150 mil na implantação de uma rede de fibra óptica. Nos próximos meses vai expandir o projeto e lançar fibras em mais três cidades: Caldas, Santa Rita de Caldas e Ibitiura. A previsão de investimento é de R$ 600 mil.

Segundo levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT), o PIB sofre um incremento de 1,4% a cada 10% de crescimento da penetração de internet rápida em um país. A UIT é um órgão da ONU que incentiva políticas para o setor.

Investimento em redes, financiamento e universalização da banda larga no país serão temas do 7º Encontro Nacional de Provedores de Internet e Telecomunicações que a Abrint promoverá em São Paulo-SP, no Centro de Convenções Frei Caneca, de 1 a 3 de junho. O ministro Ricardo Berzoini, das Comunicações, e o deputado federal Alessandro Molon, relator do Marco Civil da Internet, já confirmaram presença.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações