Waze, o aplicativo grátis de trânsito e navegação social passa agora a integrar o Google Mobile Service (GMS) a partir da opção de pré-instalação do aplicativo nos aparelhos móveis. Assim, OEMs e operadoras podem pré-instalar o aplicativo em seus celulares permitindo que o usuário possa aproveitar o Waze assim que comprar seu telefone.
Julie Mossler, porta-voz do Waze, explica que “o anúncio do Waze como um Google Mobile Service é o próximo passo para se transformar em uma plataforma que conecta comunidades de cidadãos com o objetivo de promover vias mais seguras. OEMs e operadoras tem agora a possibilidade de fazer com que as regiões onde atuam se transformem de uma hora para a outra em cidades conectadas”.
O programa Cidades Conectadas do Waze lançado em 2013, liga mais de 20 cidades, departamentos de transporte e coordenação de trânsito com os seus cidadãos através de um sistema que não tem custo algum e permite o compartilhamento de dados públicos em tempo real. A facilidade para que os consumidores acessem mais facilmente o Waze sem ter que visitar uma loja de aplicativos facilitará a expansão dos dados compartilhados por este programa e permitirá que seja possível conhecer com melhor acuidade o que está acontecendo com as estradas das cidades parceiras em tempo real.
“Se uma operadora de telefonia pré-instala o Waze em seus aparelhos, uma grande quantidade de pessoas poderá ter acesso imediato às informações sobre estradas bloqueadas, intersecções de trânsito perigosas entre outras, tudo em tempo real” acrescenta Mossler. “Aqui temos uma oportunidade sem tamanho para aumentar a eficiência na conectividade das cidades e dos cidadãos.”
Sobre o Waze
Desde o seu lançamento, este aplicativo global experimentou um crescimento enorme e se tornou um dos aplicativos mais usados na Europa com mais de 50 milhões de usuários no mundo. Após sua aquisição pelo Google, ele formou um time focado em crises climáticas e de trânsito e estabeleceu parcerias com 30 cidades e departamentos de transporte no mundo.
O Waze tem a missão de contribuir para o bem comum nas cidades. Ao conectar os motoristas, o Waze ajuda as pessoas a criar comunidades focadas em melhorar a qualidade de seus roteiros diários. Isso quer dizer, evitar a frustração de estar parado no trânsito, avisar sobre o fechamento de ruas ou avisar sobre mudanças de rotas para cortar caminho que podem 5 minutos a mais no tempo dispendido na rota.
O aplicativo está disponível para iPhones e Android.