O governo egípcio, representado pelo ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação, e a MasterCard anunciaram hoje os detalhes do recente memorando de entendimento que busca a inclusão de 54 milhões de egípcios no sistema financeiro formal. O anúncio foi feito hoje por Atef Helmy, ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação, e por Ajay Banga, CEO da MasterCard, durante o Mobile World Congress, em Barcelona, na Espanha.
Como parte do acordo, a MasterCard trabalhará em parceria com o governo na implementação do programa de identificação digital que ligará a carteira de identidade nacional à plataforma de dinheiro móvel existente, permitindo a inclusão dos cidadãos egípcios na economia eletrônica formal por meio de um programa cashless único e simples de usar.
Segundo Atef Helmy, “sob o novo governo progressivo do Egito, o país está no caminho certo de mudanças, e nosso compromisso continua sendo a promoção dessas mudanças. Com taxa de penetração móvel acima de 100% e uma plataforma de dinheiro móvel nacional interoperável já existente no Egito, a parceria com a MasterCard promoverá o acesso de milhões de cidadãos a serviços financeiros simples, inovadores e seguros, usando a carteira de identidade”.
Segundo o ministro, a transferência de tecnologia será um ponto-chave dessa parceria, e a experiência mundial e a expertise da MasterCard também ajudarão a promover o engajamento dos cidadãos e os esforços em inovação. Além disso, as duas entidades trabalharão juntas para construir um centro de inovação no Cairo, que se beneficiará das mais modernas tecnologias da MasterCard e as disponibilizará ao público.
Segundo Ajay Banga, CEO da MasterCard: “A inclusão financeira é importante porque é a base do crescimento econômico mais justo, igualitário e sustentável. Não se trata somente de pagar salários melhores ou receber salários em lugares carentes de infraestrutura bancária. Mas de usar a tecnologia e promover acesso aos recursos disponíveis para que as comunidades possam se desenvolver e conquistar seus objetivos. Temos o orgulho e a honra de anunciar esta parceria com o governo egípcio. Temos um longo e rico histórico com o país, e esta parceria vem para fortalecer nosso compromisso para com o futuro do Egito”.
A MasterCard já possui ativos e parcerias importantes no Egito que serão usados na implementação do novo sistema cashless. O sistema permitirá ao governo emitir carteiras de identidade digitais que serão usadas para pagar serviços como taxas do governo, contas de telefone, fazer compras em lojas e transferir dinheiro dentro do país. Além disso, salários e benefícios sociais serão pagos eletronicamente por meio do cartão. Todas as transações serão processadas em tempo real e contarão com total segurança.
No mundo todo, os pagamentos eletrônicos tiveram um efeito significativo no aumento da eficiência e da transparência do governo em nível nacional. Sendo uma empresa de tecnologia com um grande portfólio de tecnologias disponíveis, a MasterCard já participou da implementação de tecnologias seguras de pagamentos em diversos países, gerando economia e aumentando a conveniência desses serviços.
Para uma lista completa de todas as notícias da MasterCard sobre o Mobile World Congress, acesse o Press Kit Digital e siga-nos no Twitter @MasterCardInfo, usando #WhatsNext para participar da conversa.
Sobre a MasterCard
A MasterCard (NYSE: MA) www.mastercard.com é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe de discussões no Blog Cashless Conversations e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.