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‘black frauday’ deixa de ser engôdo e parece se tornar realmente o Black Friday

por Agência Canal Veiculação

Pesquisa revela: 99% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday

O estudo realizado pelo Zoom com cerca de 10 mil pessoas, aponta que 58% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 1.000 em compras durante o evento.

Os produtos mais desejados são smartphones, televisões e notebooks.

Uma pesquisa realizada pelo Zoom , site comparador de preços e produtos, com cerca de 10 mil pessoas revela que a Black Friday está ganhando cada vez mais força no Brasil, já que 99% dos entrevistados pretendem comprar no evento, realizado dia 28 de novembro, e mais da metade (59%) confia que encontrará descontos reais. O cenário é ainda mais otimista visto que 58% pretendem gastar mais de R$ 1.000 e 73% gostariam de antecipar suas compras de Natal. A intenção de 56% dos entrevistados é investir em um novo smartphone, 43% em uma televisão, 29% em um notebook, 23% em tênis, 21% em tablets, 20% em videogames e 18% em condicionadores de ar.

As pessoas também estão mais conscientes sobre utilizar a web como ferramenta para obter informações sobre os produtos. Dos entrevistados, 96% realizam pesquisas sobre os itens de desejo e 88% buscam o apoio de comparadores de preços e produtos para checar a relevância das ofertas.

Além disso, apesar do cenário econômico menos otimista, a data, por estar conquistando a credibilidade dos brasileiros, promete impulsionar o comércio eletrônico, uma vez que 81% dos respondentes da pesquisa acreditam encontrar promoções mais relevantes em lojas online do que em lojas físicas. Também é possível notar o aumento da confiança dos consumidores nas compras online, já que 66% costumam aproveitar o evento apenas pela internet e 82% confiam que receberão o produto comprado.

“O e-commerce deve crescer de 20% a 25% em 2014 e a Black Friday será uma importante fatia do faturamento desse setor, principalmente porque o tíquete-médio para a data está bem alto”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom. “O evento está muito mais consolidado no comércio eletrônico e os consumidores estão contanto com o apoio do Zoom para ter certeza que aproveitarão as ofertas em lojas confiáveis. Para deixar os nossos clientes ainda mais seguros, eles podem contar com o serviço Zoom Garante, que assegura a entrega do produto comprado nas lojas parceiras ou o dinheiro de volta (até R$ 3.000,00)”, explica o executivo.

A pesquisa revela ainda que em 2013, apenas um terço dos entrevistados compraram na Black Friday, porém mais da metade afirma que encontrou descontos reais na ocasião. Smartphones (44%), televisões (22%) e notebooks (13%) foram os produtos mais comprados por essas pessoas.

Confira abaixo o resultado completo da pesquisa realizada pelo Zoom:

 

Você comprou na Black Friday 2013?
Sim 30%
Não 70%

 

No ano passado, você encontrou descontos significativos nos produtos que desejava?
Sim 62%
Não 38%

 

Quais produtos você comprou na Black Friday 2013?
Celulares/Smartphones 44%
TVs 22%
Notebook 13%
Tablets 12%
Tênis 10%
Geladeiras 5%
Guarda-roupas 2%
Videogame 8%
Câmera digital 7%
Sofá 2%
Ar-condicionado 5%
Fogão 3%
Lavadora de roupas 5%
Outros 24%
Você acredita que os descontos na Black Friday são melhores em lojas virtuais do que em lojas físicas?
Sim 81%
Não 19%
Você utiliza comparadores de preços para checar a relevância dos descontos oferecidos pelas lojas no Black Friday?
Sim 88%
Não 12%
Você costuma pesquisar informações sobre produtos que deseja comprar na Black Friday?
Sim 93%
Não 7%
Você pretende comprar na Black Friday desse ano?
Somente se encontrar descontos expressivos 74%
Sim 25%
Não 1%
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal?
Sim 73%
Não 27%
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou em lojas online?
Lojas Online 66,5%
Em lojas físicas e lojas online 32%
Lojas físicas 1,5%
Quais produtos você pretende comprar durante o evento?
Celulares/Smartphones 56%
TVs 43%
Notebook 29%
Tênis 23%
Tablets 21%
Videogame 20%
Ar-condicionado 17,5%
Geladeiras 14%
Guarda-roupas 8%
Sofá 12%
Fogão 12%
Lavadora de roupas 12%
Câmera Digital 12%
Outros 25%
Você acredita que os produtos apresentarão descontos reais durante o evento?
Sim 59%
Não 41%
Você se sente confiante de que receberá o produto comprado pela internet?
Sim 82%
Não 18%
Quanto você pretende gastar na Black Friday?
Até R$ 200 2%
De R$ 200 a R$ 500 11%
De R$ 500 a R$ 1.000 29%
Mais de R$ 1.000 58%
Gênero dos entrevistados:
Feminino 31%
Masculino 69%
Faixa etária dos entrevistados:
Menor de 17 anos 2%
Entre 18 e 24 anos 14%
Entre 25 e 29 anos 15%
Entre 30 e 34 anos 16%
Entre 35 e 39 anos 14%
Entre 40 e 44 anos 12%
Entre 45 e 49 anos 10%
Entre 50 e 60 anos 13%
Mais de 60 anos 4%

Sobre o Zoom:

O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta.

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1 comentário

Amanda Fernandes 20 de outubro de 2014 - 11:26

Ano passado eu comprei no Black Friday e valeu a pena. Mas pesquisei muito para ter certeza de que aquele produto realmente estava com um bom desconto. De qualquer forma valeu a pena! Agora aguardo ansiosamente pelo dia 28 de novembro. rs

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