Recente estudo realizado pela IDC a pedido da Hitachi Data Systems, chamado “A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação” revela que está ocorrendo uma transição rápida no poder de compra de soluções de tecnologia da informação. A alteração parece ser permanente e representa uma evolução que posiciona a TI no papel de componente integral das operações de negócios, e não mais como mera facilitadora.
Segundo o estudo, globalmente, quase 40% (39,4%) de todos os projetos na área de tecnologia não são mais alocados exclusivamente no departamento de TI. Paralelamente, 48% dos compradores empresariais exercem influência sobre o processo de aquisição de tecnologia em todas as fases do ciclo.
A IDC chama essa evolução tecnológica de “a terceira plataforma”, que, com seus pilares na colaboração entre nuvem, mobilidade, Big Data e redes sociais, é mais do que simplesmente um conjunto de novas tecnologias. Ela representa uma alteração fundamental dos métodos e processos entre clientes, fornecedores e seus ecossistemas.
Hoje, o comprador de tecnologia é, predominantemente, um executivo ou gerente que precisa ter uma boa compreensão dos vários impulsionadores de custo ao longo do ciclo de vida de uma determinada solução. Além disso, é fundamental que ele seja parceiro da área de TI, pois assim é possível articular claramente os resultados de negócios desejados. “Conforme o equilíbrio do poder de compra de tecnologia se desloca para os compradores empresariais, as organizações precisam aprimorar as parcerias entre os diversos departamentos”, explica Marcelo Sales, diretor de Produtos e Soluções da Hitachi Data Systems.
O estudo mostra que as empresas estão investindo mais em TI e que o desenvolvimento interno de soluções está em ascensão. “Vivemos um momento de crescente ligação entre tecnologias adotadas e resultados de negócios e isso está criando um senso de urgência para a implementação de novas iniciativas. A computação em nuvem, por exemplo, facilita a aquisição e a gestão de tecnologia para leigos. Já o acesso de usuários à TI por meio de aplicativos vem sendo impulsionado por ações das linhas de negócios”, conta o diretor.
Entre as principais aquisições de tecnologia impulsionadas por compradores empresariais, de acordo com o levantamento da IDC encomendado pela Hitachi Data Systems, está o armazenamento. À medida em que mais aquisições de soluções de armazenamento são influenciadas por linhas de negócios, há vários pontos que os compradores empresariais precisam conhecer para escolher as melhores opções.
Fazer um planejamento eficaz da capacidade e/ou um modelo de pagamento por uso pode ajudar a evitar um crescimento indesejado de dados, por exemplo. Outro ponto que deve ser levado em conta são os requisitos de armazenamento, serviço de infraestrutura e custos na terceirização para um provedor de serviços em nuvem, aponta a pesquisa.
O estudo revela ainda que agora é o momento de se adaptar às mudanças e entender que nem a TI e nem a influência dos compradores empresariais sobre compras de tecnologia acabarão.
Sobre a Hitachi Data Systems
A Hitachi Data Systems fornece tecnologias de informação, serviços e soluções que ajudam as empresas a melhorar os custos e a agilidade da TI, bem como inovar com informação para fazer a diferença em seu mundo. Nossos clientes conquistam retornos convincentes sobre investimentos (ROI), retorno sem igual sobre seus ativos (ROA) e impactos concretos em seus negócios. Com mais de 6.300 funcionários em todo o mundo, a Hitachi Data Systems faz negócios em mais de 100 países e regiões. Nossos produtos, serviços e soluções têm a confiança das principais empresas do mundo, incluindo mais de 70% da lista da Fortune 100 e mais de 80% das empresas da lista da Fortune Global 100. Visite-nos em www.HDS.com.
Sobre a Hitachi Ltda.
A Hitachi, Ltd. (TSE: 6501), com sede em Tóquio, Japão, produz inovações que respondem aos desafios da sociedade com a nossa talentosa equipe e experiência comprovada em mercados globais. As receitas consolidadas da companhia para o ano fiscal de 2013 (terminado em Março de 2014) totalizaram 9.616 bilhões de yen (93,4 bilhões de dólares). A Hitachi têm se voltado mais do que nunca para o Negócio de Inovação Social, que inclui sistemas de infraestrutura, sistemas de informação e telecomunicação, sistemas de energia, maquinaria de construção, materiais e componentes de alto desempenho, sistemas automotivos, equipamentos de saúde e outros. Para mais informações sobre a Hitachi, visite o website da empresa em http://www.hitachi.com.
# # #
© Hitachi Data Systems Corporation 2014. Todos os direitos reservados. HITACHI é uma marca registrada da Hitachi, Ltd. Innovate With Information é uma marca comercial ou registrada da Hitachi Data Systems Corporation. SAP, SAP HANA, SAPPHIRE e todos os logotipos da SAP são marcas comerciais ou registradas da SAP AG na Alemanha e vários outros países. Todas as outras marcas comerciais, marcas de serviço e nomes de empresas são propriedades de seus respectivos proprietários..