Empresa francesa lança projetos culturais e oferece produtos a partir de um dólar
Líder na Europa no mercado de microstocks, a Fotolia, fundada em 2004 na França, chega ao Brasil com um acervo de 28 milhões de fotos, vídeos e ilustrações em alta resolução, livres de royalties. Um dos diferenciais é a galeria DeviantArt, na qual disponibiliza imagens artísticas, tipo de produto que não costuma ser oferecido em bancos de imagem, a preços acessíveis. A empresa também traz para território brasileiro seu conceito de democratização do acesso a imagens, com oferta de conteúdo a partir de um dólar, sem discriminar a forma de utilização pelo cliente.
Com escritórios em 23 países e serviços em 14 idiomas, a Fotolia atualiza seu acervo com a colaboração de fotógrafos e designers em todos os continentes. Atualmente, tem aproximadamente 4,7 milhões de clientes, incluindo grandes empresas, agências de publicidade, órgãos de mídia impressa, editoras e agências governamentais.
A partir de 2014, a empresa passou a investir no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Em maio, lançou um app para iPad, a fim de facilitar a experiência do usuário em descobrir, selecionar, compartilhar e comprar imagens. “Nossos aplicativos são desenvolvidos por nossa equipe de P&D, baseada na França”, diz Morgan David De Lossy, diretor de estratégia móvel da Fotolia. “A versão para Android será lançada em breve”, acrescenta.
Projetos especiais
O Projeto TEN é um evento cultural, criativo, digital e pedagógico, criado pela Fotolia em 2011, para democratizar a arte digital. Na terceira edição, os dez artistas que tradicionalmente compõem as temporadas TEN foram agrupados em cinco duplas, compostas por um fotógrafo e um designer, ambos com trabalhos reconhecidos internacionalmente. A missão da dupla é compor um trabalho expressando sua visão do futuro. O projeto será realizado ao longo de dez meses, com a apresentação, a cada dois meses, (março, maio, julho, setembro e novembro de 2014), dos resultados da criação de uma dupla.
No dia 10 do mês em que uma dupla apresenta seu trabalho, o arquivo PSD (com todas as camadas, filtros, configurações e recursos utilizados, incluindo a imagem do fotógrafo e as do banco Fotolia) pode ser baixado gratuitamente, durante 24 horas, no site www.tenbyfotolia.com. O usuário pode fazer o download ainda de um vídeo do making of com o processo de colaboração entre os dois artistas. Dessa forma, os internautas, profissionais ou amadores poderão compreender os efeitos de estilo e técnicas utilizados pelos artistas e usar o novo conhecimento em suas próprias criações. Após a apresentação dos processos criativo e técnico, a dupla de artistas poderá ser desafiada por internautas do mundo inteiro pelo concurso “TEN by Fotolia”, retransmitido pelo belo website da empresa e sua página no Facebook.