Home Atualidades Brasileiros disputarão título mundial na Imagine Cup 2014

Brasileiros disputarão título mundial na Imagine Cup 2014

por Agência Canal Veiculação

Única representante brasileira na final da Imagine Cup 2014, em Seattle-EUA, equipe de Pós-Graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo disputa um prêmio de US$50 mil. Evento é promovido pela Microsoft desde 2007, para reconhecer as inovações tecnológicas produzidas por estudantes de todo o mundo.

image005

Os curitibanos Eduardo Schildt, Luiz Henrique Gomes Monclar, Rhandros Dembicki e Robson Keidy Sewo são os únicos representantes brasileiros na final mundial da Imagine Cup 2014, que acontece de 29 de julho a 2 de agosto, em Seattle-EUA. Alunos da Pós-Graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo, eles conquistaram o primeiro lugar nacional na categoria Games com o jogo Liaison, e agora irão competir com outros nove países pelo título de melhor jogo. Desenvolvido para PC e Xbox (para ser jogado via Live, nas plataformas 360 e One), Liaison é baseado na amizade de um menino e seu cachorro que, presos em um calabouço, devem buscar a saída do castelo, decifrando enigmas.

Ao todo, 34 países participam da fase final da Imagine Cup 2014, com projetos também nas categorias Inovação e Cidadania Mundial, além de Games. Entre os jurados estará Satya Nadella, CEO da Microsoft, que promove o evento desde 2007, a fim de reconhecer as inovações tecnológicas produzidas por estudantes de todo o mundo.

Antes de seguir para Seattle, a equipe prepara-se para a apresentação do projeto, que deverá ser realizada em inglês, e faz os últimos ajustes no jogo. Se vencerem a etapa internacional, os alunos recebem o prêmio de U$ 50 mil e ganham um espaço para divulgar o trabalho na PAX (Penny Arcade eXpo), uma série de festivais de jogos realizada em Seattle, Boston e Melbourne, que gera visibilidade e interesse de possíveis compradores.

Sobre o game Liaison

No jogo Liaison (ligação, conexão e elo, em inglês e francês), o menino e o cachorro têm habilidades diferentes e precisam trabalhar juntos para enfrentar os obstáculos. Quanto mais se distanciam e deixam de colaborar entre si, mais sombrio o ambiente do jogo se torna – inclusive com o surgimento de novos inimigos e passagens secretas –, o que dificulta a conclusão das tarefas. Ambos os personagens têm habilidades básicas de movimentação: andar, pular, empurrar, segurar e trocar itens entre si. Lug, o menino, consegue também operar máquinas, subir e descer escadas e impulsionar o cachorro para um pulo mais alto, enquanto Savior, o animal de estimação, corre mais rápido sozinho, pula distâncias maiores e passa por espaços mais estreitos.

 

Desenvolvido com a engine Unity 3D, Liaison é um jogo de plataforma, gênero extremamente popular, indicado para adolescentes e jovens adultos. “O jogo é focado na resolução de quebra-cabeças e problemas, mas também possui elementos que requerem destreza e agilidade por parte do jogador”, diz o estudante Luiz Henrique Gomes Monclar, um dos autores do projeto.

 

A equipe, que adota o mesmo nome do jogo – Liaison – destaca ainda um dos princípios que nortearam o projeto: o desejo em criar um jogo com uma mensagem. “No dia a dia, as pessoas enfrentam a escuridão em muitas formas diferentes e, para superá-la, buscam forças em outras pessoas ou até mesmo animais, como mostra a relação entre Lug e Savior. O conceito fundamental do Liaison é mostrar que a amizade é capaz de derrotar a escuridão e que, mesmo na ausência de luz, pode haver um grande aprendizado para a vida”, afirma Robson Keidy Sewo, outro membro da equipe.

 

Outras conquistas

No dia 28 de abril, durante a última etapa nacional, os alunos foram considerados os vencedores da categoria Games. A fase consistiu em apresentações em inglês sobre os projetos. O grupo também já havia se destacado no segundo Challenge (desafio intermediário) promovido pela competição. No Blue Print Project Challenge, a equipe conquistou o primeiro lugar mundial na categoria Games e levou o prêmio de US$ 3 mil. O desafio consistiu em produzir um documento escrito que contivesse detalhes do jogo: história, público-alvo, objetivo etc. Na Imagine Cup 2014 Brasil, cerca de 180 equipes participaram dos processos de seleção. “Nós também participamos do User Experience Challenge e ficamos entre os 10 melhores do mundo, recebendo uma Menção Honrosa”, complementa Monclar.

 

De acordo com o orientador do projeto, professor Michael Bahr, as conquistas significam um grande incentivo para a equipe, pois representam a dedicação e o sucesso dos alunos com o projeto. “Eles acreditaram e mostraram que jogos digitais têm espaço no mercado e podem ser reconhecidos”, afirma. Além disso, o professor explica que participar de um torneio desse porte e ter o trabalho avaliado por importantes profissionais da área estimula a continuidade do projeto.

 

Sobre a Universidade Positivo

 

A Universidade Positivo nasceu da experiência de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. A Universidade Positivo nasceu da experiência de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente ocupa uma área de 424,8 mil metros quadrados e oferece 53 cursos de Graduação (29 cursos de Bacharelado e Licenciatura e 24 Cursos Superiores de Tecnologia), dois programas de Doutorado, quatro programas de Mestrado, centenas de programas de Especialização e MBA e dezenas de programas de Extensão. Lançou, em 2013, seu programa de Educação à Distância, com dezenas de polos em todo o país. Segundo as avaliações do Ministério da Educação, é considerada uma das dez melhores universidades privadas do Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações