O novo consumidor está cada vez mais informado e exigente. Ele preza por qualidade e bom atendimento, tornando o processo de sua fidelização a uma marca cada vez mais árduo. O atendimento ao cliente não termina no momento da venda, ele se entende a pós venda, com o suporte sanando dúvidas e resolvendo possíveis problemas que podem ocorrer, enfim o operador deve estar apto a receber o cliente em todos os momentos.
Por isso, contar com operadores que estejam bem preparados para atender ao consumidor é essencial. Veja cinco dicas que podem ajudar a aprimorar a qualidade do atendimento em seu call Center:
Guie seu operador: Ajude o operador com as suas dúvidas, porém, não realize a tarefa. Instrua e mostre como ele pode utilizar os procedimentos disponíveis na empresa para sanar as dúvidas que podem surgir dos clientes.
Desenvolvimento contínuo: Treine constantemente seus operadores. Uma boa forma de fazer isso é com breves questionários, quizzes, tratando os problemas pontuais e evitando que se tornem maiores.
Mantenha uma árvore de atendimento: Atualize constantemente seus procedimentos. Manuais bem escritos e atualizados são sinônimos de atendimento ágil e eficaz.
Fale a sua linguagem: Crie os procedimentos baseando–se no perfil dos operadores; lembre –se que são eles que irão utilizar o material, por isso é preciso que a linguagem esteja adequada, de fácil interpretação
Engajamento: Incentive o operador a colaborar com informações, eles estarão em contato constante com os procedimentos e são os melhores aliados para ajudar a manter esse conteúdo atualizado.
* Rafael Souza é Diretor de TI da XGEN,
empresa especializada na Gestão de Conhecimento para Call Centers.