O novo executivo-chefe, começou ontem quinta-feira a esboçar uma visão de futuro da empresa, que salientou sobre software on-line para trabalho, em casa e em outros lugares, em vez de um mundo de computação com o Windows no centro.
Em uma sessão de aproximadamente 40 minutos com os jornalistas em San Francisco, o Sr. Nadella disse que a Microsoft estava em uma posição única para inaugurar “o mágico encontro de nuvem e mobile” para os cerca de 1,5 mil milhões de smartphones, computadores e tablets vendidos a cada ano. Sua referência era para aplicações de software hospedados em computadores remotos, em vez de dispositivo próprio do usuário.
Mr. Nadella ressaltou posição central da Microsoft como uma base de computação para todos os dispositivos. Como prova do desafio, pesquisador de mercado do Sr. Nadella
Durante o evento fechado para os jornalistas, o CEO disse que menos de 15% desses aparelhos serão equipados com sistema operacional Windows que é atual carro-chefe da Microsoft.
O novo CEO disse que a Microsoft é uma das poucas empresas que atende a usuários individuais, os desenvolvedores que amarram suas aplicações em software da Microsoft, e os trabalhadores da tecnologia dentro das corporações.
“Nós pensamos sobre os usuários, os indivíduos e as organizações, abrangendo em todos os dispositivos”, disse Nadella. “Esse é um aspecto que você vai ver-nos salientar muito.”
Para ilustrar a sua estratégia, o Sr. Nadella introduziu uma versão do software Office popular da Microsoft para A Apple Inc.Do tablet iPad. Microsoft tem desenvolvido o software por anos, e o antecessor do Sr. Nadella, Steve Ballmer , já havia dito que seria liberado eventualmente. A Microsoft ofereceu uma versão do Office para o iPhone desde junho.
Ainda assim, a decisão de lançar a versão para iPad, agora na primeira aparição pública do Sr. Nadella como CEO e antes de a Microsoft remodela Gabinete de touchscreen Windows alimentado dispositivos é um símbolo de seu afastamento de um Windows-primeira estratégia.
“Ele merece obter crédito para a tomada de decisão estratégica para fazê-lo”, disse Matt McIlwain, sócio da firma de capital de risco Madrona Venture Grupo
A sessão incluiu vários toques característicos de Mr. Nadella. Seus jeans-vestido escuro, uma camisa pólo e um par de seu familiar elegante óculos e mais casual do que típico guarda-roupa cáqui e blazer do Sr. Ballmer.
Continuando o hábito de referências literárias, o Sr. Nadella inclinou-se sobre as linhas do poema de TS Eliot “pouco Gidding”, uma advertência para lembrar as lições do passado, para explicar como ele estava vendo a Microsoft com um novo olhar, após 22 anos na empresa .
“Você nunca deve cessar de exploração, e no final de tudo explorar você chegar onde você começou e conhecer o lugar pela primeira vez”, disse Nadella, parafraseando o poema Eliot. “Para mim, isso nunca foi mais verdadeiro.”
Sessão de estratégia do Sr. Nadella incluiu uma demonstração do Office para o iPad. O software foi reformulado para que os recursos e as opções de menu funcionam bem no dispositivo touchscreen. Analistas de Wall Street ficaram entusiasmados com o potencial de receita para colocar Office em muitos dos 190 milhões de iPads vendidos desde 2010.
A plena utilização do aplicativo para iPad do Office está limitada a assinantes de Office 365, uma versão online-friendly para os usuários “móveis de aluguel” e que pagam por uma assinatura anual, em vez de comprar para instalar em seus computadores. Para os consumidores, o Office 365 custa US$ 99,99 dólares por ano.
REUTERS