Home Mídia Corporativa Ter ou não ter um site em pequenas empresas?

Ter ou não ter um site em pequenas empresas?

por Agência Canal Veiculação

Certa vez um consumidor, que estava com pressa e precisava de algumas informações sobre um determinado estabelecimento comercial, perguntou ao seu proprietário sobre o site da empresa, já que não o encontrava nos mecanismos de busca. O empreendedor informou o endereço eletrônico, mas ressaltou que o comprador deveria ter procurado o telefone na lista telefônica.

Surpreso, o cliente respondeu que não usava esse tipo de publicação há muitos anos, pois a internet fornece todos os dados necessários, e alertou ao comerciante que só usufrui dos benefícios do mundo online quem é facilmente encontrado na rede. No site, além das informações sobre a empresa, deve ter ferramentas para otimizar o processo de aquisição dos serviços, uma vez que tempo hoje em dia é um recurso cada vez mais escasso.

DESCUBRA AS VANTAGENS DE UM WEBSITE PARA OS PEQUENOS EMPREENDIMENTOS

Essa história retrata a realidade de muitos empreendimentos brasileiros que, erroneamente, acreditam que pequenos negócios não precisam ter uma página na internet, ou ainda utilizam o site apenas como um cartão de visitas. Ambos são formas de comunicação bem diferentes em sua essência, o primeiro é um impresso com dados para contato, o segundo, é uma ferramenta digital potencializadora de negócios.

No endereço eletrônico é possível oferecer uma experiência multimídia ao internauta e também ferramentas que agreguem valor para empresa, gerando assim uma plataforma diferenciada para negócios. Entretanto, quem utiliza os instrumentos gratuitos para criação de websites está apenas deixando o cartão de visita “impresso” na internet e perdendo inúmeras oportunidades de negócios.

Existem pelo menos três vantagens competitivas que um site trará para o negócio, principalmente aos pequenos empreendimentos que possuem orçamentos de marketing limitados. São eles:

1. Ser facilmente encontrado: as pessoas costumam realizar pesquisas na internet devido a sua comodidade e eficiência, então um site com informações relevantes e otimizado para os mecanismos de busca será facilmente encontrado. Uma pessoa que precisa frequentar uma academia a encontrará pesquisando por “academia em + nome da cidade”. Aquelas que estiverem nas primeiras posições da busca serão encontradas, mas se a empresa não estiver ali, perderá inúmeras oportunidades de negócio.

2. Construir reputação e relacionamento: assim que a empresa for encontrada o cliente decidirá se permanece no site ou se navega para outro. A oportunidade é única, portanto, deverá ser bem aproveitada, já que é o início de um relacionamento. Empresas que trabalham no segmento de estética, por exemplo, podem publicar dicas de beleza e assim se posicionarem como porta-vozes no assunto. Coletar o depoimento de alguns clientes e disponibilizá-los no site é uma forma de construir reputação e gerar credibilidade.

3. Otimizar processos para novos negócios: restaurantes, pizzarias e lanchonetes devem apresentar seus cardápios com textos bem elaborados e fotos que realmente impressionam. Porém, pense além das informações básicas, como por exemplo, uma ferramenta para pedidos que facilite a vida do cliente. Com isso, você terá o contato do cliente, sua preferência e poderá conhecer mais seu comportamento. Essas informações são um verdadeiro tesouro e possibilitam estreitar relacionamento por e-mail, disponibilizar ofertas exclusivas, presentear o cliente em seu aniversário, entre outras ações criativas.

Analise o orçamento de marketing do seu empreendimento e reveja a melhor forma de aplicá-lo. Investir em um website que utilize todo o potencial da internet trará diferenciais competitivos, conquistará novos clientes e, assim, impulsionará a empresa. Para se destacar, os pequenos negócios precisam agir como os grandes, este é o conselho que damos aos nossos clientes na S4W. Pense a respeito!

(*) Mário Almeida é diretor da S4W Marketing Digital (www.s4w.com.br), agência de marketing e branding,

sediada em Cornélio Procópio/PR, com atuação na região e em praças como Londrina e São Paulo.

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