O posicionamento de marca, o novo logotipo, a identificação visual e verbal são resultados de um ano de estudo de branding realizado em parceria com a consultoria Interbrand. “A Netshoes busca ser referência em e-commerce especializado em esportes no mundo. A empresa já atua no Brasil, Argentina e México e, com essa iniciativa, passamos a ter um posicionamento global de marca. Nossa missão é inspirar e transformar a vida das pessoas com mais esporte e lazer”, explica Renato Mendes, gerente de marketing & comunicação da Netshoes. O estudo considerou a opinião de clientes, potenciais clientes, colaboradores, parceiros e permitiu transmitir os atributos da Netshoes para o novo logo ao resumir as informações visuais. “Ouvimos os diversos stakeholders e optamos por uma comunicação direta, sem assinaturas ou elementos associados a regiões ou datas, por exemplo. Por esses motivos, escolhemos uma nova tipografia e apenas a palavra ‘Netshoes’ para compor a imagem”, revela Mendes. Essa é segunda alteração emblemática do logotipo da empresa desde seu ano de fundação em 2000. A primeira ocorreu em 2007, após o fechamento das lojas físicas e com a inauguração da operação totalmente dedicada à internet. Ainda segundo Renato, um dos objetivos da mudança do logo é transmitir movimento e energia do esporte aos consumidores. Para isso, as imagens utilizadas em todos os pontos de contato da Netshoes com o consumidor buscam inspirar a atividade física, desde a profissional até a prática pelo entretenimento. Além disso, a empresa passa a adotar uma ampla paleta de cores mais vivas como pink, roxo, laranja, amarelo, verde e azul. “Cada pessoa possui uma relação diferente com o esporte, que pode ser uma caminhada no final de semana, uma atividade de alta performance ou até mesmo o simples gesto de torcer pelo clube do coração. A Netshoes é uma marca democrática como o esporte e é para os atletas de todos os níveis. Por isso, temos mais de 25 categorias esportivas e cerca de 40 mil produtos na loja virtual e nosso objetivo é sermos capazes de inspirar a todos e demonstrar todo esse conteúdo de diferentes formas”, diz. A identidade verbal da empresa também foi reformulada, desde atendimento ao cliente até a comunicação interna. Os colaboradores da loja virtual passaram por workshops de cultura e tiveram contato em primeira mão com a novidade, que prevê um vocabulário mais esportivo, descontraído e direto. “Nosso cliente está acostumado com a internet. Precisamos passar mensagens rápidas, precisas e criativas para atingi-los da maneira mais próxima possível”, explica Mendes.
A Netshoes também investirá em campanhas na internet, revistas e jornais comunicando a transição para a nova marca. “Desejamos que as pessoas entendam melhor como a loja virtual pode ajudá-las a ter uma vida mais saudável por meio de qualquer atividade física, independentemente do esporte, idade, objetivo ou local. Tudo no tempo delas”, finaliza Renato Mendes.
SOBRE A NETSHOES A Netshoes é o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo. Com atuação no Brasil, Argentina e México, tem como missão oferecer a melhor experiência de compra da internet, o que busca proporcionar por meio da tecnologia e da busca incansável pela inovação.
Fundada no ano de 2000 por Marcio Kumruian, a empresa nasceu com uma loja na cidade de São Paulo e, dois anos depois, resolveu apostar em seu DNA digital com o lançamento da primeira loja virtual de artigos esportivos da América Latina. Hoje, 100% online, a empresa é responsável pela administração das lojas oficias da Seleção Brasileira de Futebol, UFC, NBA, Oakley, Puma, Havaianas, Timberland, Topper, Mizuno, Globo Esporte, além de operar lojas oficiais de clubes de futebol como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Bahia, Cruzeiro, Coritiba, Vasco, Seleção Mexicana de Futebol, Chivas, Pumas, Monterrey, Club América e Cruz Azul.