Home Mídia Corporativa Tendências para 2014 em Tecnologia

Tendências para 2014 em Tecnologia

por Agência Canal Veiculação

Soluções que facilitam o consumo de novas tecnologias e deixam CIO?s mais focados nos resultados de negócios

Hu Yoshida, CTO Global da Hitachi Data Systems, analisa os principais movimentos do mercado de TI em 2014

TI maisfocada em trazer resultados para o negócio e soluções convergentes

que garantem eficiência operacional são as duas primeiras tendências a serem aprofundadas pelo executivo

Hu Yoshida, vice presidente e CTO global da Hitachi Data Systems, dá continuidade à sua lista das 10 principais tendências em TI para 2014, publicada no em seu blog corporativo, considerado um dos mais importantes da área de TI: http://blogs.hds.com/hu/

Abaixo, uma análise das duas primeiras tendências apontadas por ele que comprovam que o envolvimento dos gestores de TI nos resultados do negócio é cada vez mais essencial. Estes executivos deverão contar com soluções convergentes prontas para implementação que conferem às empresas uma maneira mais fácil de consumir novas tecnologias para crescimento e inovação.

 

1: A TI se concentrará mais em trazer resultados para os negócios que em infraestrutura

 

A primeira tendência é a base para quase todas as outras tendências apontadas por Hu Yoshida aqui e representa uma mudança no foco dos executivos de TI, que deverão se preocupar cada vez menos com infraestrutura para orientarem-se a trazer resultados nos processos dos negócios.

 

Segundo uma recente pesquisa realizada pela Computerworld, os orçamentos de TI para2014 devem demonstrar melhorias modestas e os analistas preveem mais foco nos objetivos de negócios, apontando as 5 prioridades da área:

 

? Contenção de custos: 65%

? Otimizar e automatizar os processos de negócios: 55%

? Otimizar os investimentos existentes: 48%

? Acelerar o processo e a agilidade dos negócios: 45%

? Melhorar a colaboração com os negócios: 34%

 

Assim sendo, os gestores de TI serão estimulados a priorizar a entrega de resultados para os processos de negócios de suas empresas. E, para estes executivos isso pode significar concentrarem-se no upgrade de sistemas como o VMware e aplicações como o Exchange para oferecer mais segurança, desempenho e eficiência ou implementar novos sistemas de Gestão ou Inteligência Empresarial (ERP).

 

Para conter custos e otimizar ativos existentes, a virtualização do centro de dados será necessária, ajudando a otimizar os ativos atuais sem ter que se desfazer de ou substituir a infraestrutura existente das empresas. Para tanto, o invés de adotar a abordagem usual ?faça você mesmo? para a implementação de soluções, a área de TI olhará mais para sistemas pré configurados ou soluções convergentes a fim de acelerar o tempo de entrega e implementação.

 

Para os fornecedores de TI isso significa vender soluções ao invés de tecnologia. Isso requer um entendimento de toda a gama de soluções, não apenas das tecnologias de armazenamento, servidor ou rede. Requer fornecedores que se disponham a encarar os desafios de maneira holística, ao invés de tentar vender ferramentas individuais, tais como drives SSD. Uma solução requer a integração de monitoramento, relatórios e gerenciamento de toda a infraestrutura para assim oferecer uma transparência para as aplicações. A integração também se estende para APIs, plugins e adaptadores que aumentam a eficiência de trabalho da aplicação junto à infraestrutura. Os fornecedores de TI precisarão oferecer mais serviços quealiviem o trabalho de construção, manutenção e migração e ofereçam mais flexibilidade com ferramentas de pay-per-use, licenciamento de software e manutenção.

 

O foco nos resultados criará maiores demandas para a área de TI das empresas bem como para os fornecedores de TI, o que, por sua vez, requererá uma parceriamais forte entre as áreas de infraestrutura e tecnologia da informação e seus fornecedores.

 

2: As soluções convergentes para aplicações específicas

 

A Tendência 2 é a migração para soluções convergentes a fim de garantirem uma implementação ágil destes sistemas e eficiência operacional.

 

Conforme explicado acima, a implementação de aplicações específicas requer a integração de infraestrutura, servidores, armazenamento, LANs e SANs. Nos últimos anos, a tecnologia se tornou tão complexa e especializada que TI criou especialistas em armazenamento, servidores, redes, hipervisor, exchange e administração de banco de dados. Todos esses administradores cuidam da sua parte da infraestrutura e coordenam suas ações com notificações de mudanças conformepassam pelos muitos ciclos de testes e validação antes que a solução possa ser implementada. Segundo estimativas do IDC em 2012, este processo consome 23,3% do tempo e recursos operacionais de uma organização de TI.

 

Mesmo antes que as partes integrantes da infraestrutura sejam concluídas, há um longo processo de aquisição em que os responsáveis por TI nas empresas devem decidir que produtos funcionam melhor juntos. Estas estimativas geralmente são baseadas em conjecturas, especialmente se o aplicativo for novo. Muitas vezes, a infraestrutura escolhida, quando entregue, apresenta incompatibilidades com o sistema utilizado, o que resulta em falhas nos cronogramas, gasto do orçamento, custos adicionais e possivelmente produtos que terminarão na prateleira. Mesmo se tudo funcionar, a TI terá de lidar com os suportes de diversos fornecedores, se as partes forem de fornecedores diferentes.

 

As soluções convergentes para aplicações específicas podem cuidar desses problemas, já que são pré testadas e validadas pelos fornecedores junto com os criadores das aplicações para achar a melhor configuração e maior desempenho. Isto significa eliminar as potenciais falhas e, principalmente, resulta em uma solução que chega pronta à central de dados para ser imediatamente integrada à rede da organização.

 

Dependendo do provedor de solução convergente, o suporte pode ser oferecido em uma única chamada de serviço. A Hitachi Data Systems oferece a infraestrutura completa, incluindo servidores blade com cartões de memória flash, armazenamento com módulos em flash de alta performance e redes SAN e LAN disponibilizando um único aparelho para toda a infra-estrutura. A HDS também oferece uma suíte de softwares de gerenciamento de infraestrutura, incluindo servidores e armazenamento, simplificando bastante as operações.

 

O Gartner recentemente publicou um relatório de Susan Tan, que corrobora a identificação dessa tendência para 2014. O relatório de insights do mercado, publicado em novembro de 2013, abre com a afirmação: ?Os serviços de TI entregues em um conjunto integrado de soluções prontas para serem implementadas oferece às empresas uma maneira mais fácil de consumir novas tecnologias para crescimento e inovação.?

 

AHitachi Data Systems acredita que soluções convergentes eliminam as suposições, aceleram e incrementam o valor de aplicações específicas, facilitam o consumo de novas tecnologias, reduzem custos de OPEX e CAPEX e melhoram o suporte.

 

Veja a lista completa das minhas principais tendências para 2014 aqui. Em breve, enviaremos as próximas tendências.

 

Sobre a Hitachi Data Systems

A Hitachi Data Systems oferece tecnologias, serviços e soluções em informação que ajudam as empresas a melhorar custos e agilidade em TI e a inovar com informação, fazendo diferença no mundo. Nossos clientes podem contar com um atraente retorno sobre o investimento (ROI), além de um retorno sem igual sobre os ativos (ROA) e um impacto positivo demonstrável sobre os negócios. Com aproximadamente 6 mil funcionários no mundo todo, a Hitachi Data Systems faz negócios em mais de 100 países e regiões. Nossos produtos, serviços e soluções contam com a confiança de empresas líderes no mundo, incluindo mais de 70% da lista Fortune 100 e mais de 80% da lista Fortune Global 100. Visite nosso site: www.HDS.com.

 

Sobre a Hitachi Ltda

A Hitachi Ltda. (TSE: 6501), com matriz em Tóquio, no Japão, é líder em nível mundial no segmento de eletrônicos, com aproximadamente 326 mil funcionários no mundo todo. No anofiscal de 2012 (finalizado em 31 de março de 2013), consolidou um faturamento total de 9.041 bilhões de ienes (US$ 96,1 bilhões). A Hitachi vem se concentrandomais que nunca nos Negócios de Inovação Social, o que inclui sistemas de infraestrutura, informação & telecomunicações, sistemas de energia, maquinário de construção, material & componentes altamente funcionais, sistemas automotivos e outros. Para mais informações sobre a Hitachi, por favor, visite o website da companhia: http://www.hitachi.com.

 

###

 

© Hitachi Data Systems Corporation 2013. Todos os direitos reservados. HITACHI é marca ou marca registrada da Hitachi Ltda. Inove com Informação eTrueNorth são marcas ou marcas registradas da Hitachi Data Systems Corporation. IBM e System Storage DS são marcas ou marcas registradas da International Business Machines Corporation. Todas as outras marcas, marcas de serviço e nomes de empresas são propriedade de seus respectivos proprietários.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações