Fundador da rede social para cidadania Colab, que faz a ponte entre a população e os gestores públicos das cidades de todo o Brasil, Gustavo Maia concorre ao título de referência em boas ações por sua contribuição para a sociedade. A disputa é na categoria tecnologia da 2ª edição do Prêmio Cidadão Sustentável, com votação no site do evento até a próxima quinta-feira (12).
Lançada em 2013, a plataforma Colab permite fiscalizar problemas, propor soluções e avaliar a qualidade dos serviços públicos dos centros urbanos, para que os gestores gerenciem as demandas e interajam com a população. Atualmente, a rede social ultrapassa 30 mil usuários cadastrados em todo o Brasil. Além do site oficial, o Colab está disponível em aplicativo para os sistemas android e ios.
Maia acredita que a conquista deste título estimula ainda mais iniciativas que visam o engajamento das pessoas com suas cidades, em busca de ambientes melhores. “O Prêmio é importante para a mim à medida que credencia nossa rede social como um canal reconhecidamente sustentável, incentivando os governos municipais a adotarem a ferramenta como canal de comunicação digital entre cidadãos e gestão pública”, defende.
O Prêmio Cidadão Sustentável reconhece pelo segundo ano quem ajuda a transformar São Paulo em uma cidade mais democrática, saudável e solidária. O evento elege três vencedores em cada uma de suas nove categorias, para depois escolher o campeão único por área, e por fim definir o Grande Vitorioso da premiação. Fruto da parceria entre a Rede Nossa São Paulo, a Rádio CBN e o site Catraca Livre, a entrega do troféus acontece no dia do aniversário da cidade, em 25 de janeiro de 2014.
SOBRE O COLAB
O Colab é uma rede social para cidadania que faz a ponte entre cidadãos e cidades, através do envio de fiscalizações de problemas do dia-a-dia, propostas de soluções e avaliações de serviços públicos, para que os gestores públicos gerenciem as demandas e interajam com a população. A plataforma foi lançada em Março de 2013 e em Junho ganhou o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation. Possui mais de 30 mil usuários e está presente em todas as cidades do Brasil.
A empresa foi criada pelos empreendedores Gustavo Maia, Bruno Acaraty, Paulo Pandolfi, Josemando Sobral e Vitor Guedes. Dentro de seu objetivo de conectar pessoas que compartilham um interesse em comum – as cidades – o Colab permite que os cidadãos reportem diariamente os problemas dos centros urbanos, proponham novos projetos e soluções, e ainda avaliem os serviços públicos.
Com isso, é baseado em três pilares:
– Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, trânsito, defesa do consumidor etc.
– Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede. Para o poder público, um bom banco de ideias.
– Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.
A plataforma também tem um ranking de interatividade (gamification). A cada participação, o usuário recebe uma pontuação específica, que é somada a um número chamado “colab”. Além da web, a nova rede social também tem aplicativos para iPhone (iOS) e Android. Atualmente o Colab está disponível para todas as cidades do país.