Tecnologia permite elaborar avaliações personalizadas de acordo com perfil dos alunos, preparando-os melhor.
Alinhados aos novos padrões e tecnologias da informação, softwares como o Sistema de Gestão de Provas (SGP), desenvolvido pela empresa Starline, permitem que as avaliações em larga escala, como o Enem, sejam preparadas com mais facilidade, rapidez e segurança. A solução agrega ainda recursos vinculados à metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item), que possibilita o cadastro de questões com critérios. Para se ter uma ideia da dimensão dessas aplicações, mais de sete milhões de estudantes deverão realizar a prova no próximo fim de semana em todo o território brasileiro.
A solução SGP permite que instituições de ensino preparem provas personalizadas e contribui para minimizar o risco de fraudes e falsificações. O SGP foi desenvolvido pela Starline em parceria com clientes da área de educação, o que permite um amplo controle do processo de avaliação de ensino, considerando as necessidades e características particulares das instituições. Por ter seu conteúdo disponibilizado via web, o SGP permite correção online e offline. O sistema é 100% auditável. Depois de corrigidas as provas, as imagens digitalizadas podem ser acessadas por professores e alunos, via computador, tablets ou dispositivos móveis. Este recurso facilita a armazenagem das provas, que podem ser usadas como documentos em casos de questionamentos internos ou jurídicos.
O SGP elimina gastos com correspondência, agiliza o processo de divulgação das notas e garante maior segurança nos arquivos. A ferramenta já é utilizada em grandes grupos educacionais como Fundação Getúlio Vargas, B.I. Internacional, HSM e PUC Minas. O SGP contribui para o Programa de Qualidade e melhor desempenho das instituições de ensino, além de conceder maior credibilidade e conceituação.
Além disso, o SGP também pode ser utilizado para elaboração de provas personalizadas, atendendo às especificidades de cada aluno, abrangendo seus potenciais e fortalecendo suas dificuldades. O software possibilita gerenciar conteúdos e avaliações de forma contínua dentro e fora da sala de aula. Para o CEO da Starline Tecnologia, Adriano Guimarães, a ferramenta é ideal para reforçar os conteúdos que os alunos têm mais dificuldade e ainda pode ser utilizada online, o que facilita o acesso e a interação entre alunos e professores. “O SGP pode trabalhar com diversas matrizes de referências podendo, portanto, atender às mais diversas avaliações, sejam provas semestrais, concursos ou competições científicas. O professor pode elencar as competências e habilidades que deseja trabalhar em cada questão e, assim, mensurar o aprendizado de seus alunos de forma individual”, completa.
As matrizes de referência geralmente são muito complexas de se trabalhar, portanto o sistema traz mais conforto e agilidade para os professores durante a elaboração e correção das provas. Assim, podem acompanhar continuamente o desenvolvimento de seus alunos, contribuindo para melhorias na fixação do aprendizado. “É durante a trajetória que os professores podem identificar as necessidades dos alunos e intervir da melhor maneira, seja revendo sua proposta ou ainda trabalhando cada área de forma específica”, explica a professora e diretora do Centro Pedagógico da UFMG, Tânia Costa. Segundo ela, o professor deve criar situações para seus alunos estejam prontos no tempo correto. E para preparar seus alunos de forma adequada e de acordo com suas particularidades as escolas também podem recorrer à tecnologia.
Sobre o SGP
O Sistema de Gestão de Provas (SGP) é uma plataforma de gestão do conhecimento completa que permite a personalização do ensino de acordo com as necessidades de cada instituição. O sistema pode se adaptar às mais diversas demandas e foi criado para otimizar a rotina dos professores e gestores, aumentando a transparência e agilidade dos processos avaliativos para os alunos.
Permite que as avaliações sejam preparadas, aplicadas e corrigidas com mais facilidade, rapidez e segurança e possibilita ainda a criação de um banco de questões digital indexado a conteúdos pedagógicos para aplicação de provas em larga escala. Além de eliminar os gastos com correspondência, agiliza o processo de divulgação das notas e garante maior segurança nos arquivos.