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Social Big Data da E.life atinge mais de 100 milhões de usuários

por Agência Canal Veiculação

Os dados do Big Data são comercializados atualmente pela Unidade de Serviços da E.life

A E.life, líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais, acaba de ultrapassar a marca dos 100 milhões de usuários mapeados no Twitter e no Facebook nos últimos cinco anos. Essa nova base de dados, coletada ao longo dos últimos cinco anos, compõe o serviço de Social Big Data da E.life e leva para as empresas um novo conceito de conhecimento sobre o consumidor e seus hábitos, capazes de inspirar os mais criativos projetos de marketing. Foram monitorados apenas dados públicos, compartilhados pelos consumidores nas redes sociais.

Para a rede inglesa de supermercados Tesco, por exemplo, a E.life demonstrou, recentemente, como extrair insights das redes sociais. “Coletamos 7 milhões de Tweets mencionando marcas de diversas categorias e até programas de televisão. Em seguida isolamos cerca de 50 mil usuários únicos e começamos a procurar atributos importantes para os negócios do supermercado, explorando as descrições de pessoas no Twitter (que são conteúdos públicos). E foi possível encontrar segmentos específicos para direcionar ações de marketing, como mães, pais, apreciadores de vinho e até praticantes de um determinado esporte”, explica Jairson Vitorino, CTO da E.life.

Desde 2008 a E.life armazena posts, comentários e compartilhamentos do Twitter e Facebook, não apenas de marcas, mas de verbos de consumo de mídia ou de produtos (como o verbo assistir e suas derivações para monitorar consumo de mídia TV). São armazenados também todos os links compartilhados via Twitter e Facebook e seus respectivos conteúdos. Juntas, essas informações já somam 1 bilhão de dados únicos relacionados a mais de 100 milhões de usuários, sendo que 90% deles são brasileiros.

Para transformar essa imensa massa de dados de mídias sociais em informação relevante para inteligência nos negócios, a E.life criou uma metodologia chamada “4Ps of insights” (detalhes no site 4PSOFINSIGTHS.com). Ela permite aplicações como análise de tendências para inteligência do negócio, previsão de comportamentos de compra e enriquecimento de dados obtidos a partir de social login para e-commerce.

 

Os 4Ps of Insights são aplicados ao trabalho fazendo perguntas para cada P, dentro de uma nova visão relacional em que o desafio é analisar esta informação de forma diferente:

 

Preferências: classifica e isola comportamentos de pessoas com base nas suas mais diversas preferências analisadas a partir de seus inúmeros posts nas redes sociais. Com isso, é possível dar resposta, por exemplo, ao que os consumidores que se definem como pais bebem nos finais de semana, ou para que time torcem as mães que assistem futebol e fazem compras em determinado supermercado.
Precificação: o conceito agora é compreender como o consumidor percebe o preço real do produto no processo de decisão de compra e quais padrões de comparação tornam a visão da precificação ainda mais necessária do que um preço fixo de um produto ou serviço. É possível responder qual é a percepção dos consumidores sobre os preços de passagens aéreas por marca ou o que os bebedores de uísque pensam sobre o preço da bebida e como esta percepção variou nos últimos dois anos.

 

Praças: as pessoas estão consumindo em movimento e não mais em uma única praça. Fazem check-in no Facebook, tiram fotografias e as classificam com tags no Instagram, compartilham sua location no twitter e muito mais. A nova análise demográfica considera não apenas a praça do ponto de venda, mas a geografia e os movimentos de um consumidor cada vez mais móvel. E responde a questões como diferenças de comportamento em regiões determinadas ou para onde vão certos grupos de indivíduos em suas próximas locomoções.

 

Pessoas: avalia como os traços da personalidade podem ser inferidos das preferências do consumidor e vice-versa. Agora as empresas estão lidando cada vez mais com seres humanos bem informados, complexos e sofisticados nas suas escolhas de consumo e que não se encaixam mais nas antigas classificações sociodemográficas. As perguntas agora vão muito além. Por exemplo: as mães veganas consomem determinado tipo de bebidas e alimentos ou as diferenças de consumo de mídia na TV entre advogados e médicos.

 

Para mais informações sobre a E.life: www.elife.com.br.

Para mais informações sobre “4Ps of insights”: www.4PSOFINSIGTHS.com

Sobre a E.life: Líder na América Latina em serviços e software para inteligência estratégica e gestão da comunicação on-line, a E.life iniciou suas atividades em agosto de 2004 e atualmente conta com três unidades de serviços – Monitoramento, Pesquisa & Inteligência, Social CRM – e um produto, o Buzzmonitor, nova plataforma digital para monitoramento, relacionamento e mensuração da performance de marcas, produtos e serviços em redes sociais. A oferta da E.life é composta também pela Social Agency, empresa dedicada ao planejamento, gestão de comunicação e métricas do ambiente digital. Em pouco mais de 8 anos, o Grupo E.life conquistou também o mercado internacional e se instalou na Espanha, Portugal e México. Em plena expansão, o grupo E.life conta hoje com cerca de 200 pessoas divididas entre São Paulo, Recife, além de mais de 20 colaboradores que atuam na América Latina e Europa.

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