Home Artigos Robôs humanoides já estão em empresas para redução de custos

Robôs humanoides já estão em empresas para redução de custos

por Paulo Fernandes Maciel

Empresas já estão usando robôs humanoides para ganhar eficiência e reduzir custos

Tecnologias baseadas em IA e automação inteligente integradas nos Robôs humanoides transformam operações corporativas e gestão de processos


Robôs humanoides estão deixando os laboratórios e ganhando espaço no ambiente corporativo. Combinando inteligência artificial e automação inteligente, essas soluções vêm sendo adotadas por empresas que buscam mais eficiência operacional, redução de custos e maior previsibilidade nos processos. Um levantamento da McKinsey aponta que a Automação de Processos Inteligentes pode aumentar a eficiência em até 30% e reduzir despesas operacionais em até 25%.

Um exemplo dessa transformação são os robôs humanoide multifuncionais da fabricante chinesa Unitree, importado para o Brasil pela Gohobby, principal distribuidora de drones da América Latina. Desenvolvido para realizar atividades repetitivas de forma precisa, o equipamento conta com API de desenvolvimento, possibilitando a criação de soluções de reconhecimento facial e de voz, entre outras, o que permite uma interação eficiente com pessoas e o ambiente ao seu redor.

Robôs humanoides

Segundo Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, o robô contribui diretamente para a otimização de tarefas e o aumento da produtividade em diferentes funções, que vão desde recepção e atendimento ao cliente até suporte em ambientes comerciais.

“A Gohobby tem como propósito antecipar o futuro e tornar as novas tecnologias acessíveis ao mercado brasileiro. O humanoide se movimenta com agilidade em diferentes tipos de terreno, o que permite a aplicação em diversos setores como indústrias, centros de distribuição, hospitais e operações de serviços”, afirma.

Cão-robô reforça segurança e fiscalização para monitoramento dentro das empresas

A Gohobby também trouxe os cães-robôs GO2 e B2, equipados com inteligência artificial, sensores avançados e câmeras de alta resolução, utilizados para inspeções técnicas, supervisão de áreas amplas, segurança patrimonial e operações em ambientes de risco.

Os modelos GO2 e B2 operam de forma autônoma ou por controle remoto, reduzindo a exposição humana em atividades sensíveis, como suporte a operações de socorro e apoio a ações de resgate e monitoramento em plataformas industriais, minas, fábricas e áreas afetadas por desastres. A adoção desses equipamentos contribui diretamente para a redução de riscos operacionais e para o fortalecimento das práticas de segurança corporativa.

“Esses produtos representam um avanço concreto da robótica inteligente aplicada aos negócios. O cão-robô, também, vem se consolidando como um recurso estratégico para marketing e comunicação institucional. Sua presença inovadora gera alto engajamento em feiras e eventos, ampliando a visibilidade e o posicionamento das marcas”, conclui Buzaid.

Sobre a Gohobby


Atuando no mercado brasileiro desde 2010, a Gohobby é a maior importadora e distribuidora de drones no Brasil e na América Latina, e foi a primeira empresa a trazer e operar um “carro-voador” no Brasil.

A empresa é uma figura proeminente no mercado brasileiro de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT), especializada na importação e distribuição de aeronaves, oferecendo soluções inovadoras para uma ampla variedade de setores e necessidades, como negócios, agronegócio, indústria, transporte de passageiros, entre outros. A empresa tem crescido, em média, 100% ao ano desde sua fundação e pretende chegar ao marco de meio bilhão de reais em faturamento anual até 2028, com o melhor time do Brasil. Em 2011, a empresa tornou-se a primeira importadora de drones no Brasil.

Saiba mais acessando: Site | LinkedIn | Instagram

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações