Os municípios mineiros de Coronel Fabriciano e Ipaba tiveram, em 2025, uma ótima notícia para a educação: as duas cidades recebem a Complementação da União ao Fundeb, chamada Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Os recursos são repassados aos municípios que conseguem comprovar uma aprendizagem equitativa para todos os seus estudantes, mesmo aqueles em condições de vulnerabilidade.
Para o secretário de Educação de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, receber o VAAR é motivo de orgulho. “Esse reconhecimento é fruto do esforço coletivo de toda a rede municipal de ensino, em parceria com a Aprende Brasil Educação, que se dedicam diariamente a garantir oportunidades de aprendizagem equitativa para todos os nossos estudantes”, afirma.
O VAAR que fomentou Coronel Fabriciano e Ipaba fica disponível para todos os municípios e estados que conseguem comprovar aprendizagem equitativa na rede pública de ensino
As complementações ocorridas em Coronel Fabriciano
“A educação é a construção do ser humano”
Essa recompensa por equidade é fundamental para continuar levando um ensino de qualidade para todas as crianças brasileiras. Mesmo assim, a especialista lembra que ainda é preciso muito esforço para garantir que a escola entregue a elas tudo o que precisam para a vida adulta.
“A educação é a construção do ser humano e ele precisa ser construído em suas múltiplas dimensões. A escola constrói a dimensão cognitiva, mas não só. Ela muitas vezes também fornece a estrutura física, porque há crianças que têm suas principais refeições na escola. Também constrói a dimensão social, porque é lá que a criança convive com outras pessoas, e suas dimensões culturais. Então é um conjunto complexo de fatores necessários para que a escola entregue à criança tudo de que ela precisa”, detalha.
Recursos como os do VAAR podem ser usados para as múltiplas necessidades das redes municipais de ensino, seja para empoderar e valorizar o profissional da educação, seja para adquirir infraestrutura.
“Outras vezes, também acaba sendo papel da escola entregar tudo o que acaba sendo negligenciado quando se está em um modo de sobrevivência, caso de muitas famílias brasileiras: acesso à dança, ao teatro, ao museu, à música, itens com os quais essas crianças não teriam contato se estivessem só no modo de sobrevivência. Um recurso como esse muitas vezes representa a oportunidade de ir um passo além do que a rede pública já realiza.”
Fonte: https://www.centralpress.com.br/