Como a IA Generativa, biometria e ações avançadas podem contribuir para a proteção dos dados?
A quarta edição do Cybersecurity Forum no dia 11 de março (WTC São Paulo) – irá avançar com o debate sobre o nível de cibersegurança que as organizações necessitam para barrar as tentativas de violação dos seus sistemas de aplicações e dados.
Os líderes do setor convidados irão abordar os desafios atuais e futuros, as ferramentas e ações que as empresas devem adotar para manter o seu ambiente de negócios protegido e como as tecnologias avançadas, como IA Generativa, biometria e a implementação de políticas robustas de segurança podem contribuir nesta jornada.

Cybersecurity Forum 2025 será no dia 11 de Março no WTC São Paulo para reunir as lideranças do setor e apresentar como as organizações podem barras as violação de dados
A programação do Cybersecurity Forum começa com o painel Biometria 4.0 e Identidade Digital em Tempos de IA Generativa, com a participação dos líderes de cybersegurança Rodrigo Lima, da Ford Motor Company; Guilherme Hoffmann, da Furukawa, Fernanda Nogueira, diretora jurídica da tm1 Brand Experience; e Walter Calza Neto, DPO do Corinthians, na moderação. Na pauta: os impactos da IA Generativa no crime cibernético, o uso de deepfakes, a complexidade da gestão de identidades digitais e como conciliar segurança em tempo real, controle de acessos e proteção contra ameaças em um cenário cada vez mais dinâmico.
Identidade digital
Em seguida, o tema será O Crescente Impacto do Ransomware – Estratégias de Prevenção e Recuperação. Considerando que em 2024 ocorreram 6.132 ataques de ransomware, cada vez mais é relevante prevenir e minimizar a interrupção de negócios e suas potenciais perdas financeiras. Os especialistas para este debate são Diogo Santos, da Natura; Carlos Minami, da SolFacil; Flávio Goes, Especialista em cibersegurança; Renã Melo Santos, do Grupo Carrefour Brasil; e Diego Fernandes, da Skysec. A pauta será como identificar e combater as novas táticas de ransomware, além das opções de seguro cibernético, backups e resposta a incidentes.

Segurança como Serviço (MSSP): Escalabilidade e Resiliência no Novo Normal será o terceiro painel do dia, com a tarefa de debater e apresentar soluções para a falta de profissionais habilitados em Inteligência Artificial e Machine Learning no mercado, somada à necessidade de se monitorar de maneira preditiva ambientes submetidos a ataques. Estarão tratando destes temas André Rocha, da Braskem; Alvaro Almeida, da Evolutia; Josean Santos, da Sapore; Carlos Danilo Pereira, da Finnet S/A; e Cristiane Dias, Executiva de Tecnologia. Na pauta: a importância estratégica da adoção de MSSPs para transformar a maneira de lidar com ameaças, reduzindo custos e ampliando a eficiência em tempos de escassez de profissionais.
Após o almoço será a vez dos especialistas irão responder se Cibersegurança Não é Prioridade? O Que os Conselhos e Decisores Precisam Entender Urgentemente, e por que a segurança da informação ainda é vista como um custo e não como uma estratégia essencial para o negócio? Participam deste desafio Leonardo Correia, da Giga+ Empresas; Mauricio Westendorff Pegoraro, da Azion; Isadora Kimura, Nilo; com a moderação de Paulo Baldin, profissional CISO. O tema central será como os CEOs podem liderar a mudança de mentalidade para garantir que a proteção digital receba o apoio necessário do alto comando das empresas.
Cenário brasileiro de Cibersegurança
O painel seguinte abordará o Cenário Brasileiro de Cibersegurança – Políticas e Estratégias para um Futuro Resiliente. Julio Signorini, Diretor de Cibersegurança | TI na Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo, terá a companhia de Allan Monteiro, do Grupo Pão de Açúcar; Ademir Henri, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Paulo Condutta, do Ouribank; e Denis Nesi, da Claro. Na conversa, as políticas nacionais e iniciativas de segurança cibernética que promovam confiança, investimentos e crescimento econômico no Brasil, com participação de profissionais relevantes no mercado.
Encerramento do Cybersecurity Forum 2025
O Cybersecurity Forum 2025 terá encerramento com um debate sobre a IA Generativa e as Fraudes – Como Proteger a Organização Contra Novas Ameaças?, com a participação de Danilo Carreiro, da Construtora Tenda; Marcus Rolim, da Legal Coordinator da Stone; Carla Batistella, da Copa Energia; e Samanta Oliveira, do Mercado Livre. A tarefa será tratar do uso de IA generativa na criação de fraudes cada vez mais sofisticadas e quais estratégias as organizações devem adotar para se antecipar e neutralizar esses ataques.
Serviço:
Cybersecurity Forum – quarta edição
Onde: WTC São Paulo
Data: 11 de março