A AXS Energia, integrante do Grupo Roca, com mais de 40 anos de experiência no setor elétrico brasileiro, é o mais novo membro corporate do HOTMILK PUCPR. A partir de agora, a empresa se conecta com um ambiente colaborativo e dinâmico, propício para gerar novos negócios e impulsionar produtos.
Presente no Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, a AXS Energia disponibiliza o acesso a fontes renováveis de energia solar para pequenos comércios e residências. O modelo de negócio possibilita que todos possam contribuir com um mundo mais sustentável por meio do uso de energias renováveis.
AXS Energia visa eficiência energética
De acordo com Eduardo Coutinho, Diretor Comercial e de Marketing da AXS Energia, estar inserido no HOTMILK PUCPR representa acesso a uma ampla rede de recursos, incluindo talentos e infraestrutura de inovação, que estimulam a colaboração e o aprendizado contínuo. “Essa integração também amplia as oportunidades de parcerias estratégicas e colaborações, impulsionando a inovação e a competitividade no mercado de energias renováveis”, observa. “Nesse ambiente se aproveita ao máximo as tecnologias emergentes e as melhores práticas para aumentar a eficiência energética, reduzir as emissões de carbono e promover a adoção de fontes limpas de energia”, diz.
Assertividade
Para a empresa, o fato de estar conectada a um dos maiores ecossistemas de inovação do Estado representa a possibilidade de planejar com mais assertividade. Principalmente porque a AXS Energia tem planos de instalar, até o final de 2025, 112 usinas fotovoltaicas nas cidades em que possui operações, totalizando investimento de R$ 1,8 bilhão no processo de implementação.
“Esta iniciativa não apenas reduzirá os custos de energia aos consumidores, mas também terá um impacto positivo no meio ambiente, diminuindo as emissões de carbono e promovendo práticas sustentáveis”, pontua Coutinho.
O Brasil ocupa o quarto lugar em emissão de gases de efeito estufa (GEE) no mundo e o setor de energia é responsável por cerca de 40% das emissões, segundo a pesquisa Think Tank Internacional, da Carbon Brief. Na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), o país se comprometeu a reduzir as suas emissões em 50% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono em 2050.
Descarbonização
Outra meta da empresa vai ao encontro desse compromisso de contribuir para a descarbonização energética e redução dos impactos ambientais. O modelo de acesso à energia solar proposto pela AXS Energia elimina taxas de adesão e a necessidade de instalação de placas solares próprias, democratizando o acesso a uma fonte energética renovável.