Entenda como usar o Facebook Business para alavancar seu negócio
É imprescindível para quem tem um negócio, atualmente, utilizar as redes sociais para promover a sua marca. Para isso, diversas plataformas como o Facebook business contam com ferramentas que auxiliam no marketing de páginas, no gerenciamento de postagens e anúncios para alcançar os leads e aumentar as vendas.
É o caso do Facebook Business (atual Meta Business), por exemplo, que possui uma das mais completas ferramentas gratuitas, que auxilia na gestão e administração de conteúdo das marcas em todas as redes da plataforma.
Na plataforma é possível criar e agendar postagens e anúncios, além de responder mensagens e comentários de clientes do Facebook e Instagram
Em suma, o Facebook Business é uma ferramenta de integração de negócios, de todas as páginas e anúncios, feita para ajudar os anunciantes e gestores a trabalharem de forma mais eficiente no controle do seu negócio.
Atualmente, com o rebranding da empresa para Meta, em decorrência do desenvolvimento do Metaverso, o Facebook Business passou a chamar-se Meta Business Suite, que se tornou muito mais completo com a integração do gerenciador de anúncios e do gerenciador de negócios do Facebook.
Segundo a plataforma, o público-alvo principal dessa ferramenta são empresas, de pequeno e médio porte, e novos empreendedores que podem anunciar a sua marca de forma simples e eficiente.
Facilidade nas interações
No site é possível criar e agendar postagens e anúncios, responder mensagens e comentários de clientes do Facebook e Instagram, ativar uma página de produtos, analisar métricas e indicar ou retirar pessoas da gestão das páginas, entre outros recursos. Algumas outras funcionalidades também incluem a central de criativos, criador de público, gerenciador de eventos e regras automatizadas.
A principal diferença entre o gerenciador de negócios e o Meta Business suíte é que, enquanto o primeiro é uma ferramenta mais voltada para a integração de permissões de gestão das páginas do negócio, com a inclusão de colaboradores e parceiros; o segundo possui um formato mais completo de gerenciamento, que vão desde a inclusão do gerenciador de negócios à análise de métricas de anúncios. O FBS pode, ainda, ser usado tanto no computador, quanto pelo aplicativo específico criado para Android e IOS.
Acessando o Facebook Business
O primeiro passo para acessar a plataforma é criar uma conta no link específico do Facebook Business Suite. Caso a sua marca já possua uma página, basta acessar a ferramenta com o login e senha habituais, visto que o acesso é criado automaticamente no FB para quem já possui uma página profissional.
Após entrar no site, existem várias abas a serem exploradas. Caso a empresa conte com o auxílio de uma equipe ou um profissional de marketing, basta convidar essa pessoa para gerenciar a página junto com você. É possível indicar especificamente quais as atividades que essa pessoa poderá realizar e quais tarefas ela deverá realizar.
Ainda, é possível vincular as páginas profissionais que a sua marca possui no Instagram, para que se possa gerenciá-la pela mesma ferramenta, sem a necessidade de ficar abrindo diversos aplicativos para isso.
Criando anúncios no Facebook Business Suite
Os anúncios são estratégias essenciais no fortalecimento da marca e podem aumentar as vendas e acelerar resultados quando bem direcionados. A criação e gestão de tráfego pago é uma das especialidades do FB que, além de possuir uma plataforma acessível, ainda entrega relatórios de métricas e mensuração das interações dos usuários com as campanhas de modo completo. O melhor de tudo é que os valores pagos pelos anúncios podem ser decididos por conta dos anunciantes, contando que respeite o valor mínimo diário da plataforma que é de $1 (um dólar).
É possível escolher se o anúncio deve ser veiculado tanto no Facebook quanto no Instagram ou em apenas uma dessas redes sociais, qual o público-alvo que deseja atingir, quantos ou quais dias o anúncio deve ser anunciado, qual o melhor horário…
Há, ainda, a possibilidade de fazer anúncios teste A/B, quando o empresário realiza dois tipos de anúncios diferentes e verifica qual tem melhor otimização, assim como o ajuste de campanhas e anúncios múltiplos para alcançar melhores resultados através de insights e métricas em tempo real.
O Facebook Business oferece, também, outra forma de anunciar que é por meio do Audience Network. Os anúncios são posicionados em milhares de aplicativos de celular, principalmente, em jogos que têm grande recepção do público. Segundo a plataforma, os empresários recebem uma lista de aplicativos disponíveis e os publishers recebem treinamento rigoroso para a veiculação do anúncio. Ainda, é possível filtrar em quais tipos de aplicativos a sua campanha pode ser veiculada e quais aplicativos devem ser bloqueados da lista, bem como, é possível acompanhar os relatórios de quais publishers veicularam a campanha a qualquer momento.
Vídeos curtos
Para os anúncios feitos para o Audience Network, o ideal é que sejam vídeos curtos de no máximo 15 segundos. Já para as demais plataformas, é possível pensar em anúncios convencionais, para marcar presença na mente do público-alvo, ou de impulsionamento, para alcançar resultados mais rápidos em alguma venda ou marca específica. Os formatos das campanhas podem ser em carrossel ou por meio de vídeos e imagens paradas. Tudo vai depender do que a sua marca deseja mostrar naquele momento e qual mensagem deseja passar ao seu público.
Em suma, usar o Facebook Business é muito fácil e prático, podendo ser feito por qualquer pessoa que possua uma página de negócios, não apenas empresas, mas influenciadores também.
Veja um passo-a-passo resumido de como utilizar essa ferramenta de negócios:
1. Crie uma conta: o primeiro passo é criar uma página profissional, para separar o perfil pessoal do profissional. Caso já possua, basta acessar o site do Facebook Business ou instalar o aplicativo do Facebook Business Suíte e acessar com login e senha habituais.
2. Associe a página da sua empresa: adicione um ou mais perfis que você gerencie no mesmo lugar e administre tudo com uma única ferramenta. Podem ser perfis do Facebook ou mesmo do Instagram. Esse último precisa estar em um perfil profissional para conseguir ser gerenciado pelo Suíte.
3. Crie uma conta de anúncios: na mesma plataforma é possível criar, excluir e pagar pelos anúncios, bastando criar uma carteira para ter sempre orçamento para veicular as campanhas desejadas. Não esqueça de respeitar o limite mínimo diário orçamentar da plataforma, que é de um dólar.4. Crie as funções dos colaboradores e parceiros: é possível indicar colaboradores para funções específicas, sem precisar passar todo o acesso para eles. Por exemplo, se você quiser que alguém só cuide das campanhas e das métricas, pode direcionar essa função; ou somente para postagens. A plataforma permite organizar as funções tanto de colaboradores quanto de parceiros.
Leia também:
Brasil Agriland o Metaverso setorial do Agro vem ai
Metaverso industrial Siemens no Web Summit 2022
Martha Gabriel fala sobre estratégia empresarial no metaverso