A tecnologia está cada vez mais integrada à nossa realidade. Um grande símbolo desse avanço é a internet, que, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2021, divulgada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), está presente em 82% das residências brasileiras; o que caracteriza a Web não mais como das tecnologias do futuro mas presentíssima.
Mas a tecnologia vai além da internet, apesar de ser essencial para implementá-la dentro dos processos, sejam domiciliares ou empresariais, como é o caso do 5G. Podemos usá-la como exemplo, porque ela traz uma série de tendências que podem mudar muito a forma como enxergamos o mundo.
Com melhorias tanto para as empresas quanto para a sociedade, estamos sendo cada vez mais apresentados a novas tendências tecnológicas revolucionárias
Empresarialmente falando, este é um processo essencial, principalmente nos dias atuais, para as empresas. Com os usuários cada vez mais conectados, apresentar novas soluções tecnológicas pode se mostrar um grande diferencial para despontar da concorrência e conseguir a preferência dos clientes.
Por causa disso, cada vez mais, as tendências tecnológicas têm focado principalmente no âmbito empresarial para trazer cada vez mais inovações e eficiência para as empresas. Além de também ser um ambiente mais confortável para que pesquisadores consigam investimentos para seus projetos.
Mas, apesar deste foco grande dentro do cenário empresarial, as tecnologias do futuro também focam em algumas formas de melhorar um pouco a rotina das pessoas. Entretanto, fica a pergunta: que tendências são essas?
Pensando nisso, separamos uma lista com uma série de inovações tecnológicas que apresentam a exataimagem do que está por vir e de como será o futuro.
Drones para a logística; e para outra atividades ainda a surgirem com as tecnologias do futuro
O transporte rodoviário de cargas, pelo menos dentro do Brasil, representa mais de 65% de toda a produção brasileira, independentemente do setor. Entretanto, essa logística terrestre está alcançando o seu limite máximo de produtividade, e, em muitos lugares, está enfrentando dificuldades para captação de profissionais para a área.
Por isso que cada vez mais o uso de drones surge como uma oportunidade para driblar esse obstáculo. Pesquisadores buscam utilizar o espaço aéreo, considerado subutilizado, para aumentar o envio das mercadorias, de maneira mais ágil e eficiente.
Dentro do território nacional, está sendo esperado somente o sinal verde para que esses processos comecem a operar.
Realidade aumentada
Imagine chegar em uma loja, e utilizar seu iPhone 12 para conseguir visualizar se o vestido ficará bem em você, mesmo sem chegar a vesti-lo? Essa é uma das facilidades que a realidade aumentada oferece para a população.
Entretanto, indo para além das aplicações voltadas para a indústria, essa tecnologia promete uma revolução em diversas áreas. Entre elas está a medicina, que pode usá-la para visualizar tecidos abaixo da pele do paciente, dando mais precisão aos diagnósticos. E, para o setor cultural, aumentar ainda mais a imersão na ida a museus, mesmo sem precisar ir até eles.
Inteligência Artificial
O que parecia ser coisa de filmes de ficção científica anos atrás, já está sendo usado em muitas empresas, atualmente. Essa tecnologia ajuda no processamento de uma grande quantidade de dados, oferecendo soluções mais assertivas para elas.
Mas esse cenário que temos hoje é somente um modelo rudimentar do que pode vir a ser uma Inteligência Artificial, que pode abalar não somente o mercado empresarial, mas também o social. Com isso, a inserção de robôs cuidadores não está mais tão longe da realidade, e pode ser implementada daqui a poucos anos.
Carne sintética
Ainda dentro das tecnologias que parecem terem saído diretamente de filmes de ficção científica, vamos para a gastronomia também. Atualmente, existem pelo menos quatro startups que já estão investindo em carnes feitas em laboratório, excluindo a necessidade de sacrificar animais para consumo humano.
Apesar de eles terem conseguido algumas “carnes” que possuem os mesmos elementos nutricionais, texturas e aspectos semelhantes, no momento da degustação, ainda é possível sentir a diferença. Mesmo assim, segundo especialistas, é somente questão de tempo para que até o gosto seja semelhante.
Automação de veículos
Com a chegada do 5G, a criação de veículos que excluem a necessidade de um condutor tem acelerado significativamente. Unido com a eletrificação veicular, isso vai trazer uma revolução do que conhecemos como trânsito.
Grande parte disso se deve a uma enorme precisão no momento de guiar um veículo; teremos uma diminuição drástica de congestionamentos e até mesmo de acidentes causados pelo fator humano.
Medicamentos implementáveis
Essa tecnologia pretende inserir uma central de dispensação de medicamentos implementada dentro do seu corpo. Calma, que a gente explica do que se trata isso.
Voltadas especificamente para quem usa medicamentos de forma contínua, ao invés de o paciente ter que lembrar de tomar o medicamento, ele é liberado automaticamente dentro da corrente sanguínea no momento certo.
Antigamente, uma das grandes dificuldades era colocar isso dentro do corpo dos pacientes, sem que o organismo repelisse os medicamentos, considerando-os como “corpos estranhos”. Porém, hoje em dia, já existem formas de burlar o sistema imunológico, tornando essa realidade possível para o tratamento de diversos tipos de doenças.
Impressão 3D avaçará muito mais dentro das tecnologias do futuro
Apesar de isso não ser exatamente uma novidade, a escala dessa tecnologia tende a aumentar cada vez mais. Isso porque, futuramente, vai ser possível até mesmo imprimir casas completas e completamente personalizáveis, o que pode revolucionar o mercado imobiliário no sentido de custos, velocidade e customização.
Modificação genética
Essa é uma tecnologia que possui um debate delicado por trás dela. Isso porque ela mexe diretamente com os cromossomos de seres humanos, para eliminar pragas ou até mesmo para o tratamento de doenças, antes mesmo que elas sejam diagnosticadas.
Entretanto, o debate não é feito à toa. Principalmente por causa dos perigos que ela apresenta, porque com somente um software específico você pode reprogramar todo um DNA, o que implica em discussões éticas do seu uso.
Privacidade de dados sempre mais exposta com as tecnologias do futuro e já presentes.
Esse debate tem ganhado cada vez mais corpo nos últimos anos. Uma das grandes vitórias acerca desse problema tem sido a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que garante mais segurança para os usuários e todos aqueles que têm contato direto com a tecnologia.
Cada vez mais avanços irão surgir para ajudar na privacidade das informações dos usuários, principalmente nas áreas de cibersegurança e gestão de armazenamento de dados, que ainda serão melhoradas de forma significativa.
Leia também:
Uso de tecnologias faz parte da rotina de mais de 50% das empresas de logística
Eaton destacará tecnologias sustentáveis de veículos comerciais na feira IAA Transportation
Plataforma móvel 5G é a revolução da banda larga, diz pesquisador de tecnologias