Sondagem Industrial feita pela FIEMG apura avanço da produção em julho
A Sondagem Industrial de Minas Gerais, apurada pela FIEMG, volta a mostrar avanço da produção em julho. O levantamento aponta também crescimento do número de empregados pelo sexto mês consecutivo. Encerrando o sétimo mês do ano com estoques abaixo do planejado, os empresários industriais revelam, ainda de acordo com a pesquisa, mais otimismo em relação à demanda, à compra de matérias-primas e ao emprego nos próximos seis meses.
Número de empregados cresce pelo sexto mês consecutivo
O que contribui para esse otimismo dos industriais, define a economista Daniela Muniz, da Gerência de Economia e Finanças Empresariais da FIEMG, é o bom desempenho da atividade nos últimos meses e os estímulos fiscais e econômicos concedidos pelo governo.
O estudo indica que a utilização da capacidade instalada permaneceu abaixo da habitual para maio, mas foi superior à sua média histórica. As indústrias mostraram níveis de estoques abaixo do planejado, sugerindo que a demanda por seus produtos foi acima da esperada pelos empresários. A normalização das atividades, com o arrefecimento da crise sanitária de Covid-19, explica a manutenção do otimismo pelos empresários.
Ambiente macroeconômico
Adicionalmente, a melhora do mercado de trabalho e as medidas do governo federal de estímulo à economia, notadamente o aumento no valor dos benefícios sociais e a desoneração de itens como combustíveis e energia, contribuem para esse otimismo. Contudo, o ambiente macroeconômico segue desafiador, em um contexto de continuidade dos gargalos associados à falta de insumos para a indústria e de inflação e juros elevados, assim como de grande incerteza política, devido à proximidade das eleições.
Estoques ficam abaixo do planejado, com aumento da demanda
O índice de evolução da produção aumentou 2,8 pontos entre junho (47,6 pontos) e julho (50,4 pontos). Ao ultrapassar a barreira dos 50 pontos — fronteira entre queda e elevação — o indicador mostrou crescimento da produção. Em contrapartida, o índice recuou 5,1 pontos na comparação com julho de 2021 (55,5 pontos), sendo o mais baixo para o mês em seis anos.
Confira detalhes sobre a Sondagem Industrial de Minas Gerais nos arquivos abaixo:
abaixo:
anexo 1.xlsx
anexo 2.pdf
https://m.fiemg.com.br/dev~SistemaFiemg
Fonte: FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais
A FIEMG não se responsabiliza por quaisquer falhas, inclusive omissões, existentes na mensagem ou que decorram de sua transmissão, bem como prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo. Tais ocorrências são da responsabilidade de seu autor e não refletem a opinião da empresa.
FIEMG is not responsible for any failure, including omission, contained in the message or resulting from its transmission, as well as losses arising from any change in content. Such occurrences are of the author’s liability and do not reflect the opinion of the company.
Leia também:
Videojet dobrará sua capacidade produtiva atual com nova fábrica em Minas Gerais
Grupo lança modelo de assinatura de energia solar para empresas em Minas Gerais
Estratégias fazem indústrias garantir pontualidade nas entregas