O BIM, ou Modelagem de Informação de Construção, é um processo que usa softwares de modelagem 3D para criar e gerenciar representações digitais de edifícios. O BIM não é uma tecnologia nova, mas está evoluindo e se tornando cada vez mais “aberto”. De fato, surgiu recentemente uma nova metodologia: o openBIM. Essa nova metodologia abre novas possibilidades de colaboração e facilita o processo de construção para todos os envolvidos. O openBIM promete mudar para sempre a forma de construir: está pronto para descobrir como?
O que é o BIM?
BIM significa Building Information Modeling. É um processo que usa informações digitais para gerenciar o projeto, construção e operação de edifícios. O principal objetivo é proporcionar uma melhor compreensão de um projeto antes de ser construído, para trabalhar com mais eficiência e alcançar melhores resultados.
Através da metodologia BIM é possível gerenciar novos projetos de construção, reforma e ampliação. Os modelos 3D são criados usando softwares BIM, que permitem documentar com precisão a geometria, as propriedades do material e outros dados. Esses dados podem ser usados para gerenciar todo o ciclo de vida do edifício: gerar documentos de construção, estimar custos, simular o desempenho do edifício, etc.
Em última análise, o BIM é uma ferramenta extremamente poderosa que pode ser usada para agilizar o processo de construção e melhorar a qualidade do produto.
As vantagens do BIM
A abordagem colaborativa promovida pela metodologia BIM é realizada através do uso de um único modelo compartilhado para planejamento, projeto e construção.
Entre as vantagens do BIM podemos citar:
- redução de erros: com o BIM, todas as informações são armazenadas em um único ambiente de compartilhamento de dados que pode ser utilizado durante qualquer fase do ciclo de vida. Quando as informações são armazenadas em vários locais diferentes, e devem ser atualizadas ou combinadas manualmente, é frequente que ocorram erros.
- Melhoria da colaboração: todas as partes envolvidas em um projeto têm acesso ao mesmo conjunto de dados e podem ver as alterações feitas em tempo real, possibilitando uma melhor colaboração.
- Aperfeiçoamento da tomada de decisão: com o BIM é possível comparar facilmente as diferentes opções de projeto antes de escolher aquela que melhor se adapta às necessidades do projeto. Isso economiza tempo e dinheiro, melhora a eficiência e a precisão em todos os estágios de projeto e construção.
- Gerenciamento de projetos aprimorado: com o BIM é possível ver como o projeto evolui ao longo do tempo e comparar as previsões com o progresso real no canteiro de obras ou no escritório.
Com o BIM, cria-se um único modelo de informação com todas as informações integradas provenientes das diferentes áreas (arquitetura, estrutura e instalações). O BIM é, portanto, uma abordagem muito poderosa para todos os profissionais envolvidos no planejamento, projeto e construção de um edifício
Porque o BIM está se transformando em openBIM
O BIM revolucionou a indústria da construção. O modelo digital de um projeto de construção permite que arquitetos e engenheiros colaborem de forma mais eficaz e tomem decisões mais informadas. No entanto, o BIM não é isento de desvantagens. Um dos principais problemas é que os arquivos BIM geralmente são proprietários, o que significa que só podem ser abertos e editados com softwares específicos. Isso pode dificultar que diferentes equipes trabalhem juntas em um projeto BIM, pois podem não ter softwares compatíveis. A solução para este problema é o openBIM, que através do uso de padrões abertos[C1] permite a visualização e edição de arquivos com qualquer software.
Esta abordagem tem várias vantagens:
- torna mais fácil para as equipes trabalharem juntas em projetos BIM usando uma linguagem comum;
- deixa total liberdade a cada membro da equipe para poder escolher o software de sua preferência sem interferir na colaboração com os demais;
- garante a verdadeira propriedade dos dados BIM e a capacidade de acessá-los e usá-los no futuro.
Ao facilitar a colaboração entre diferentes programas de software, o openBIM tem o potencial de tornar o BIM ainda mais poderoso e transformador.
A contribuição da ACCA software para a difusão do openBIM
Entre as empresas que adotam essa abordagem, destaca-se a sociedade ACCA software, que escolheu como missão corporativa “transformar BIM em openBIM”.
A ACCA quer tornar o BIM mais “democrático” através da simplicidade de uso e custos acessíveis a todos em todos os países do mundo. Esta é a razão que levou a ACCA software a desenvolver usBIM, um sistema de gestão BIM para a gestão de processos e workflows BIM 100% openBIM. usBIM inclui um visualizador BIM gratuito capaz de abrir e gerenciar inúmeros formatos de arquivo 3D como IFC, DWG, RVT, DXF, EDF, SKP e outros sem a necessidade de ter o software específico (Revit, Archicad, Allplan, etc.). A plataforma online é multilíngue e tem um modelo de distribuição muito interessante. Ela é totalmente gratuita em seu plano básico, que inclui um espaço de armazenamento de até 10 GB e 12 aplicativos para lidar com as atividades fundamentais do processo BIM
A contribuição da ACCA para a difusão do openBIM também é evidente pelos inúmeros sucessos alcançados pela empresa:
- em 2018, tornou-se membro da buildingSMART International, a organização que trabalha mundialmente para a divulgação do openBIM e do padrão IFC. No final de 2018, ela chegou a possuir o maior número de softwares BIM certificados IFC no mundo, incluindo a primeira plataforma BIM colaborativa, usBIM.platform.
- Em 2019, ganhou o buildingSMART International Award 2019 em Pequim na categoria “Professional & Student Research” com o projeto Structural E-Permit.
- Em 2020, ganhou o buildingSMART International Award 2020 na categoria “TECHNOLOGY LEADERSHIP” com o projeto usIFC.server.
- Em 2022, tornou-se Membro Multinacional da buildingSMART.
A ACCA também possui o maior número de softwares certificados pela buildingSMART Internacional do mundo, incluindo a primeira plataforma colaborativa em BIM