Como escolher o segmento para empreender
Quem deseja empreender vai encontrar uma infinidade de opções que o mercado oferece para investir. Determinar qual o melhor segmento para empreender depende de alguns fatores como as suas habilidades pessoais, o que você gosta de fazer, os tipos de segmento para empreender, o seu investimento inicial disponível e também um estudo de mercado, para entender se a região escolhida possua demanda para o segmento desejado.
Neste artigo, daremos algumas dicas de como começar a empreender e escolher a melhor opção para seguir. Confira!
O que você gosta de fazer?
A primeira coisa a ser definida, é quais são as coisas que você mais gosta de fazer? O que você tem prazer em fazer e estudar? Entender o que te motiva e tudo o que você conseguiu absorver em sua carreira profissional é essencial para que você escolha um segmento para empreender que esteja alinhado com o seus ideais.
Identificar as oportunidades de negócio de uma região também é importante para saber se o produto que você deseja vender, é condizente com o comportamento do consumidor.
As franquias são uma boa opção, pois dessa maneira você consegue trabalhar com modelos de negócio que mais se identifiquem com o seu perfil.
Qual é o seu investimento?
Pronto, você decidiu qual vai ser o segmento que você mais deseja atuar. Agora é hora de pensar em como tirar essa ideia do papel. Para isso, é preciso ter disponível um investimento inicial, que é o valor total necessário para que você dê início às suas operações.
Com tudo isso bem planejado, é possível identificar em quanto tempo você irá recuperar seu investimento inicial e evitar surpresas desagradáveis durante o andamento do projeto.
Uma das maneiras mais simples de fazer o cálculo de investimento inicial da sua empresa é registrar todos os gastos em uma planilha e separar em categorias como investimentos fixos, investimentos pré-operacionais e o capital de giro. O investimento fixo corresponde a tudo o que se refere à infraestrutura para que o seu negócio possa funcionar. Isso pode incluir equipamentos, máquinas, decoração, estoque, veículos, etc.
Os investimentos pré-operacionais são referentes a ações que precisam ser tomadas antes da abertura do seu negócio, com treinamentos, registro de marcas, custos com contabilidade, materiais de divulgação e marketing, entre outros. O capital de giro se refere ao valor necessário para que a sua empresa funcione mensalmente. Aqui, você precisa contemplar custos fixos e móveis como os salários dos funcionários, contas de água, luz e internet, fornecedores, entre outros custos.
Quais tipos de segmentos para empreender?
Atualmente, há diversas opções de segmentos para escolher atuar. Com um mercado cada vez mais diverso, sempre haverá um nicho de mercado que irá se encaixar com o seu estilo.
Nichos de mercado
Os nichos de mercado são um recorte de um segmento macro, com interesses e necessidades específicas. Há nichos de mercados amplos, que acabam agregando um número maior de pessoas e mais grupos e nichos menores, que acabam funcionando como uma microcultura dentro de um segmento de mercado.
Exemplos de nichos de mercado
- Geográfico: regiões diferentes possuem necessidades diferentes de produtos e serviços.
- Demográfico: relacionado ao tamanho e porte do mercado. É possível oferecer produtos ou serviços que sejam novos, com pouca maturidade do mercado, em pequenas ou grandes empresas.
- Comportamental: empresas focadas em tecnologia, buscam soluções inovadoras para as soluções dos problemas de seus clientes.
Psicográfico: o estilo de vida, os valores das empresas e também seu comportamento podem determinar o tipo de serviço que será oferecido para segmentar o nicho de mercado.
Segmentos para empreender
Alimentação e bebidas
No setor de franquias, o segmento de alimentação e bebidas é uma boa opção para investir. Entre os anos de 2020 e 2021, o setor faturou cerca de R$ 32,7 bilhões, representando um crescimento de 5,2%. Com o investimento em gestão de pessoas e recursos, as franquias de alimentos e bebidas aumentaram seus lucros e produtividade.
Tecnologia um ótimo segmento para empreender
Com o surgimento da pandemia de coronavírus, muitas empresas tiveram que se reinventar e aprimorar seus serviços. Principalmente o varejo, que se viu obrigado a acelerar a questão da transformação digital. Com isso, as empresas de tecnologia que oferecem ferramentas e serviços que auxiliam as empresas a evoluírem, viram suas demandas aumentarem muito. Além disso, o home office acabou ficando mais popular, o que demandou das empresas a buscarem maneiras de criar uma gestão remota e, mesmo assim, não deixar de ser produtiva. Com isso, as franquias do nicho de tecnologia ainda possuem bastante espaço, principalmente se o serviço oferecido for focado em resolver um problema específico.
Temos como exemplo de empresa, a ERP Omie que é um software de gestão empresarial que permite gerenciar diversas áreas em uma única plataforma. Através de tarefas que são automatizadas, integração de processos, o ERP faz com que a sua empresa seja muito mais produtiva, eficiente e mais segura.
Comunicação e Marketing
Somente em 2021, o setor de comunicação e marketing movimentou no Brasil, cerca de R $19,7 bilhões, com destaque para o marketing digital, que consome cerca de 33% dos investimentos publicitários.
O marketing digital ganhou mais força nos últimos anos, em que o desemprego aumentou e as pessoas viram a oportunidade de trabalhar em um negócio próprio ou investindo em novas unidades de franquias, para alcançarem a tão sonhada independência financeira.
As redes de marketing digital oferecem serviços de criação de sites personalizados, criação de e-commerce, campanhas de otimização de sites, redes sociais e também consultorias.
Serviços e negócios
Segundo levantamento da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento de negócios e serviços obteve um faturamento anual de R$ 22,9 bilhões em 2017. Há uma variedade de serviços que podem ser oferecidos dentro desse segmento, desde oferecendo aulas de reforço para estudantes, serviços de limpeza, crédito e serviços gerais dos mais variados tipos. É um segmento que investe cada vez mais em treinamento dos seus franqueados.
Decoração e mobiliário
Nos últimos anos, o setor de Casa e Construção obteve um crescimento, sendo justificado pelo aumento do interesse do público em fazer pequenos reparos ou decorar a casa. O setor de decoração cresceu quase 500% em um período de 10 anos (entre os anos de 2004 e 2014).
A qualidade do atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais das redes de franquias do segmento. As redes de franquias com itens a pronta entrega ou também com prazos curtos também são determinantes para que os consumidores decidam entre uma marca e outra.
Cosméticos e perfumaria
O nicho atrai muitos olhares, principalmente dos investidores. Em 2021, omercado faturou R $30 bilhões, 12% a mais que no ano anterior, segundo informações da ABF. Os perfumes são os produtos preferidos dos brasileiro, ocupando a segunda posição mundial de consumo, perdendo somente para os Estados Unidos.
Em relação aos cosméticos, o cenário é parecido. O Brasil ocupa a terceira posição mundial no consumo de cosméticos. Os produtos masculinos são considerados uma das principais tendências, crescendo a procura e interesse por parte do consumidor.
Vestuário e confecção
O setor de vestuário e confecção é muito promissor e possui diversos modelos de negócios disponíveis para investir. Há a possibilidade de investir desde modelos mais tradicionais até quiosques e venda personalizada, onde a vendedora se dirige até a casa da cliente para oferecer os produtos. É um segmento com menor investimento inicial. Neste cenário, o retorno financeiro acontece muito mais rápido.
Turismo e hotelaria
As franquias de agências de viagem são encontradas normalmente em lojas de rua ou em lojas dentro de shoppings. Porém, com o aumento da demanda de roteiros e serviços diferenciados, o segmento começa a trabalhar com unidades home-based, que possuem baixo investimento, sendo chamadas de microfranquias.
Limpeza e higienização
Em 2017,o setor faturou R $1,3 bilhão contra R $1,2 bilhão em 2016. Com a regulamentação das trabalhadoras domésticas, algumas pessoas preferiram contratar empresas em vez de pessoas físicas para garantir os direitos de empregado e empregador.
Farmácia
É um setor que cresce cada dia mais, por ser um mercado que sempre possui grande demanda. Por isso, sai na frente na corrida pela preferência do consumidor, a franquia que entrega um atendimento mais personalizado, descontos e também produtos de perfumaria,como os dermocosméticos.
Educação e treinamento
O mercado de franquias de educação oferece desde cursos profissionalizantes, escolas de música, treinamentos em construção civil, gastronomia, línguas, modas, entre outros tipos de ensino. Com a tecnologia evoluindo cada vez mais, as instituições de ensino têm se empenhado para criar um atendimento cada vez mais personalizado, ágil e de qualidade
Dicas para começar a empreender
Antes de empreender, é preciso ter claro algumas questões para poder seguir em frente: qual segmento escolhido para atuar, qual a região, quanto de capital será necessário e também quantos funcionários serão necessários.
O ideal é que como primeira opção, você escolha um caminho familiar, que pode estar relacionado ao seu emprego atual ou um hobbie.
Depois de selecionar o segmento escolhido, é preciso analisar se há demanda no mercado. É importante verificar se as pessoas realmente comprariam seu produto ou serviço.
Temos como exemplo o ERP, que é um sistema contábil que permite gerenciar diversas áreas em uma única plataforma. Através de tarefas que são automatizadas, integração de processos, o ERP faz com que a sua empresa seja muito mais produtiva, eficiente e mais segura.