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Marketplaces viram forte tendência no setor de franquias

por admin

Um modelo de negócio inovador tem sido cada vez mais adotado pelas franquias que estão em busca de expandir os negócios para o mundo digital e ir além das lojas físicas: o marketplace. De 2020 para cá, o número de franquias que usam essa plataforma subiu para 72,2%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Devido ao fechamento das lojas físicas nos momentos mais críticos da pandemia, o setor encontrou no comércio eletrônico e, sobretudo nos marketplaces, um caminho para não perder lucro e estimular as vendas dos seus produtos ou serviços. Dados da ABF apontaram que o setor registrou, inclusive, uma recuperação no faturamento do 2º trimestre de 2021 de 48,4% em comparação ao mesmo período de 2020 (R$ 27,720 bilhões para R$ R$ 41,140 bilhões).

De acordo com o Head de Marketing da OmniK, empresa do Grupo FCamara que tem como propósito transformar negócios em marketplaces escaláveis, Diego Magalhães, a união desses fatores levou o marketplace a ser uma forte tendência. “Com as incertezas geradas pela pandemia, as franquias lidaram com alguns questionamentos: como manter a operação e o faturamento? De que forma continuar vendendo sem ser presencialmente? Uma das soluções percebidas pelo setor é que os marketplaces e sellers centers são capazes de ajudar as franquias a manter as vendas e melhorar a experiência do consumidor”, disse. 

Mas, na prática, como um marketplace para franquias pode beneficiar o franqueador, o franqueado e o cliente? Primeiramente, o franqueador consegue otimizar os processos e controlar no seller center toda a operação da marca, desde a logística, o atendimento, a comunicação até o estoque dos franqueados. 

Outra facilidade é que a plataforma de marketplace permite gerenciar o ciclo dos pedidos e organizar os pagamentos aos franqueados. “Um seller center robusto capta também dados capazes de direcionar a estratégia da cadeia de negócios. Por exemplo, ao mapear os produtos preferidos do público, o franqueador pode transformar essas informações em ações que geram experiências alinhadas às expectativas do cliente”, afirmou Magalhães.

Já o cliente tem a facilidade de encontrar o que deseja, pesquisar preços, bem como comparar as ofertas e os prazos de entrega. Além disso, ele pode selecionar produtos de diferentes franqueados e pagar todos de uma vez.

Por outro lado, o franqueado ganha mais uma forma de vender, girar o estoque e melhorar a saúde financeira do negócio. “O franqueado tem a possibilidade de conquistar o consumidor pelo marketplace e trazê-lo para a loja física, seja para trocar o produto ou experimentá-lo. Assim, é possível criar uma relação com o comprador e fidelizá-lo”, garantiu o especialista.

Essa estratégia de interligar os canais de comunicação e unir a experiência online com a presencial é conhecida, inclusive, como omnichannel, e caiu no gosto dos clientes. Tanto é que, hoje, 77% dos consumidores esperam por uma experiência omnichannel, segundo uma pesquisa feita pela Manhattan Associates. 

“Uma boa saída para as franquias continuarem relevantes é investir no omnichannel, ou seja, integrar os canais físicos com os digitais. O que notamos é que as franquias que fazem isso e desenvolvem os seus marketplaces saem na frente da concorrência, conquistam mais clientes e ampliam o faturamento”, pontuou Magalhães.

Um exemplo de case de sucesso é a McDonald’s, uma das franquias mais conhecidas e bem-sucedidas do mundo. Atualmente, a rede de alimentação possui cerca de 2,5 milhões de unidades em operação no Brasil, entre eles restaurantes, quiosques e McCafé. Além dessas unidades, a empresa tem uma loja virtual que oferece delivery, cupons de descontos e até itens inspirados no design da marca, como roupas e acessórios.

Por lá, diversos restaurantes/franqueados se cadastram para simplificar o ato das compras e fazer entregas. A opção de comprar online tem sido tão bem aceita pelos clientes que, hoje, 50% das vendas da empresa passam por canais digitais, conforme anunciou a Arcos Dorados, companhia responsável pelo McDonald’s na América Latina.

Por esses motivos, o marketplace se mostra como uma boa opção por otimizar a operação, concentrar todos os franqueados em uma única plataforma e possibilitar o incremento nas vendas. E com todo esse crescimento em vendas, as chances da rede de franquias crescer e se tornar um sucesso no franchising são maiores.

Portanto, é possível desenvolver um marketplace para franquia sem entrar em conflito com os franqueados, pois a marca pode aproveitar o know-how no ramo para gerar retorno financeiro para todos os envolvidos na cadeia de negócios, além de ampliar os canais de venda e otimizar a experiência da principal engrenagem da empresa: os consumidores. 

Website: http://www.omnik.com.br

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