NISSAN AMÉRICA DO SUL – A Nissan fortaleceu seu impacto positivo de marca e relacionamento com o cliente alcançando crescimento de 19% nas vendas em 2021, com aumento de 0,3 ponto percentual em sua participação de mercado, em relação a 2020. Os excelentes resultados comerciais consolidaram a operação na América do Sul em seu caminho diverso, inclusivo e sustentável durante o ano passado.
“Nosso objetivo é claro: queremos estar no top 3 das marcas automotivas da América do Sul e ser o aliado preferido de nossos clientes. Temos um plano estratégico sólido e estamos no caminho certo para alcançá-lo. Estamos orgulhosos dos números obtidos regionalmente e continuaremos avançando no crescimento do negócio, de nossos parceiros e fornecedores, enquanto continuamos a construir uma cultura organizacional sustentável, diversa e inclusiva”, disse Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul.
A marca obteve aumento significativo nas vendas em cada uma de suas quatro subsidiárias. A Argentina alcançou 26% de crescimento comercial em relação a 2020, posicionando-se em dezembro com 6,7% de participação de mercado, a maior da história da marca no país. Por sua vez, os modelos Nissan Kicks, Nissan Versa, Nissan Frontier e Nissan Sentra obtiveram excelentes resultados com 11,5%, 5,5%, 7,8% e 6,3% de participação em seus respectivos segmentos.
No Brasil, a Nissan colocou quase 65 mil unidades no mercado, 6,4% a mais que no ano anterior, aumentando sua participação de mercado em 0,2 ponto percentual. O ano de 2021 também marcou o melhor ano completo da 12ª geração da picape Frontier: 11.821 unidades vendidas no país, superando em 46% o melhor resultado anual, obtido em 2019.
Por sua vez, no mercado chileno a marca cresceu 36% em vendas e obteve um importante posicionamento de produto em julho, ocupando o segundo lugar no ranking dos veículos mais comercializados, segundo a Associação Nacional Automotiva do Chile (ANAC). Já a subsidiária no Peru obteve um incrível crescimento de 78,6% nas vendas e fechou o ano com 5,6% de market share, 1,2 ponto percentual acima de 2020. Além disso, fortaleceu sua presença no país com a abertura de três novos revendedores expandindo sua rede para 20 lojas em todo o país.
Nissan Kicks ativou a sua atitude
O ano de 2021 viu o nascimento da nova versão do modelo mais vendido da marca, o Nissan Kicks, que foi o modelo mais vendido nos quatro países apenas três meses após sua chegada à região. Durante o segundo semestre, Argentina e Brasil receberam a edição especial Frontier X-GEAR, além de uma versão inovadora do Nissan Kicks, a XPlay. Diferenciada não só pelo design, mas também por ser o primeiro veículo a ser lançado com um NFT (Token Não Fungível).
Enquanto isso, o Nissan LEAF encerrou o ano comemorando um marco em sua história de sucesso na América do Sul ao se tornar o veículo elétrico mais vendido no Brasil, Argentina e Chile. Esses resultados reforçam o forte compromisso da empresa em eletrificar a região e promover a eletromobilidade, também demonstrado por meio de vários acordos, como o que reforçou a parceria com uma das mais importantes locadoras de veículos do Brasil, a Movida. Um objetivo consistente como o plano Ambition 2030, a visão da marca para promover a mobilidade.
Seguindo um dos seus principais objetivos, que é estar mais próxima de seus clientes, satisfazer suas necessidades e facilitar o acesso aos pontos de vendas e atendimento, a empresa abriu 22 novas concessionárias em toda a região em 2021, totalizando 306 concessionárias na América do Sul. Uma promessa que acompanha o anúncio de expandir os pontos de atendimento e vendas em mais de 25% até o final do ano fiscal de 2023. Além disso, o Brasil anunciou a segunda fase de eletrificação no país, ampliando sua rede com atendimento e pós-vendas do LEAF de sete para 44 concessionárias.
A Nissan América do Sul mantém um forte compromisso com o crescimento e desenvolvimento da região e continua com uma estratégia de posicionamento firme. A empresa, que conta com produção própria nas fábricas de Resende (Brasil) e Santa Isabel (Argentina), continua mostrando-se como uma concorrente cada vez mais forte e com altos padrões de qualidade desde seus processos de fabricação, design de veículos, tecnologias de segurança e atendimento de vendas e pós-venda por meio de uma rede de mais de 300 distribuidores.