Home Dicas Robô aspirador de pó: confira dicas para não errar no modelo

Robô aspirador de pó: confira dicas para não errar no modelo

por Paulo Fernandes Maciel

Robô aspirador de pó Diferentes faixas de preço e funções especiais atraem consumidores de todas as idades

Para quem cresceu assistindo The Jetsons, a ideia de ter carros voadores e eletrodomésticos inteligentes que poupam qualquer trabalho da sua parte sempre foi bem-vinda. Virando uma febre entre a galera antenada em tecnologia, o robô aspirador de pó promete ajudar a manter qualquer casa mais limpa, alguns integrados com aplicativos de celular, tornando os comandos mais inteligentes.

Não é difícil achar listas com os melhores robôs aspiradores por aí, mas o modelo top de linha pode não ser o ideal para o seu tipo de uso. Pensando nisso, vamos oferecer dicas do que considerar na hora de descobrir qual o melhor robô aspirador de pó para a sua casa ou escritório, ou até mesmo para presentear alguém.

Como funciona um robô aspirador de pó

Embora seja um dispositivo inteligente e autônomo, um aspirador automático robô funciona da mesma forma que um aspirador comum. Ele possui um sistema de sucção, que varia de potência de acordo com o modelo, e armazena a sujeira em um compartimento interno, que pode ser removido para ser limpo de forma adequada.

A vantagem de comprar um robô aspirador de pó inteligente é que ele faz o trabalho sozinho, ou pelo menos boa parte dele. Nos modelos mais avançados, após ser ligado pela primeira vez, o aspirador escaneia o espaço, identificando pontos de atrito como paredes, mesas e tapetes.

Robô aspirador de pó

Depois disso, ele percorre o espaço por um tempo determinado, que pode ser programado via celular, ou apertando o botão de energia do dispositivo.

Comparando modelos de aspiradores de pó robôs

Com certeza você tem algum amigo ou parente que comprou um aspirador tipo robô para casa, ou viu algum youtuber esbanjando o modelo mais avançado do mercado em algum vídeo. Se você resolveu adquirir o seu para facilitar na limpeza da casa, saiba que nem sempre comprar o robô aspirador mais caro é a melhor escolha.

Potência

Assim como acontece nos aspiradores comuns, a potência é talvez o principal determinante na escolha de um modelo ao invés de outro. Uma casa com animais de estimação e crianças, vai precisar de um aspirador automático mais potente, se comparado com alguém que mora sozinho e não possui animais.

O tipo de uso também faz a diferença no momento de escolher a potência. Se você quer que o aspirador trabalhe ao longo do dia todo, um de menor potência pode dar conta, considerando que não haverá tanta sujeira. Mas se você deseja usá-lo em dias de faxina, a capacidade de sucção desejada só vai ser encontrada nos modelos mais avançados.

Funções especiais

E como acontece com quase todo aparelho eletrônico, mais recentemente com lâmpadas e acessórios para casa, as funções especiais trazem mais conforto e segurança para os usuários.

No caso dos aspiradores, os modelos intermediários podem ser controlados via smartphone, usando a sua conexão de internet para trocar informações. É possível agendar horários de limpeza, ver histórico de área percorrida, status do compartimento de poeira, além de bateria escaneamento de área.

 

Integração com dispositivos

A popularidade de assistentes virtuais como Alexa e Ok Google torna cada vez mais necessária a integração de diferentes aparelhos da casa:

Smartphones, lâmpadas, caixas de som e claro, os aspiradores robôs.

Nos modelos premium como o robô aspirador Xiaomi Roborock S50; a conectividade remota permite acionar o aparelho por voz, do escritório (usando o app para celular) e até mesmo por um botão no seu computador.

Capacidade de armazenamento de poeira

Se estamos falando de um aspirador de pó que faz todo o trabalho sozinho; quanto maior for a sua capacidade de armazenar poeira, menos serão as vezes em que você irá precisar remover o compartimento para fazer a limpeza manual.

Uma das polêmicas geradas após o surgimento desses dispositivos foi justamente o seu preço, considerando que alguns modelos possuem reservatórios de poeira muito pequenos.

Preço

Por último, mas talvez o mais importante; o preço afeta diretamente na escolha do melhor modelo de aspirador robô para a sua casa, pelo menos no Brasil. É possível encontrar modelos entre R$500 e (sim, isso mesmo) R$7 mil. Mas o preço cobrado justifica a qualidade do produto?

Se você busca o mínimo de intervenção no funcionamento do aparelho; quer alto poder de sucção, opções de controle por voz e por celular, limpeza em pequenos cantos e escaneamento de pontos de atrito por infravermelho; sim, os modelos premium valem a pena.

Porém, se você quer obter um robô que aspire a sua casa só para passar por essa experiência e testar a diferença dele na rotina de limpeza da casa; os modelos mais básicos servem super bem e podem ser um excelente custo-benefício.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações