Streaming e TV por assinatura a variedade de programação e custo-benefício disputam os cliente de ambos os serviços
/ A TV por assinatura no Brasil foi, por muitos anos, o principal meio de acesso das pessoas à conteúdos diversificados da TV aberta, com filmes, séries e programas exclusivos para os assinantes dos pacotes oferecidos pelas operadoras. Mais recentemente apareceram os streamings e comparamos aqui streaming e TV por assinatura para facilitar a sua escolha
Com as mudanças sofridas pelo mercado brasileiro, a democratização do acesso à internet (ainda por uma pequena parcela da população total) e mudanças nos hábitos de consumir conteúdos, as plataformas de streaming foram ganhando espaço, principalmente pela facilidade com que é assistir a conteúdos dessas plataformas no celular ou tablet, de qualquer lugar.
Hoje, já é possível encontrar inúmeras opções de streaming para assinar, cada um focando em uma categoria de conteúdo, mas sem deixar de oferecer um catálogo completo e em constante atualização para os clientes. Mas será que ainda vale a pena assinar TV por assinatura? É o que você confere a seguir.
Diferenças entre plataformas de streaming e TV por assinatura
A principal diferença entre os dois está na forma como o conteúdo é consumido. Com a internet, o rádio e a televisão precisaram se adaptar diversas vezes para um novo ritmo que as pessoas passaram a ter na hora de assistir a um programa de TV, filme ou série.
Enquanto na TV por assinatura era necessário esperar, geralmente, uma semana entre um episódio da sua série favorita e um novo, nas plataformas de streaming esse hiato foi extinto. As temporadas ficam disponíveis todas de uma vez, o que tornou as maratonas super populares.
Outro ponto é que o que é exibido na TV por assinatura não fica disponível posteriormente, a menos que você possua um gravador de tela ou recurso disponível no aparelho da sua TV. Enquanto nos streamings, você pode assistir a qualquer conteúdo, quantas vezes quiser, enquanto ele estiver disponível dentro da plataforma.
Qual vale mais a pena? streaming e TV por assinatura?
Segundo dados da ANATEL de junho de 2021, o Brasil possui 13,9 milhões de assinaturas de TV, o que é bem próximo dos 10 milhões de usuários brasileiros da plataforma Netflix (a empresa não divulga os números de assinantes por região, mas em 2019 reconheceu a quantia em publicação).
Vale lembrar que o conteúdo disponível nos pacotes de TV por assinatura, sejam eles individuais ou combos, são muito voltados para programas de diversidade, com canais exclusivos para esportes, filmes e séries, e programação infantil.
Nas plataformas de streaming como Netflix, é possível encontrar programas similares à esses ofertados na TV, mas muitas vezes são produzidos com exclusividade pela empresa, e costumam acontecer em temporadas.
Preço
O preço é uma das variáveis que faz sim a diferença no bolso do brasileiro. Recentemente, os valores de assinaturas de serviços como Netflix e Spotify subiram no país, fazendo muita gente repensar se ainda vale a pena ter o serviço.
Ficando em média entre R$150 e R$400, os planos de TV por assinatura muitas vezes acabam sendo combinados com outros serviços das operadoras, como internet e telefone fixo.
Nas plataformas de streaming, existem as opções de planos individuais e coletivos. É muito comum de um grupo de amigos ou família assinarem o plano de maior valor e dividirem entre si; o que torna o serviço acessível e acaba sendo o melhor custo-benefício.
Variedade de conteúdo
Aqui é onde a escolha passa a ser pessoal. Tanto na TV por assinatura quanto no streaming é possível acessar séries consagradas e produções novas. As opções vão de séries de comédia, passando por filmes de romance, conteúdo infantil e até mesmo esportes.
Se você é daqueles que começa uma série e precisa terminá-la de uma só vez; assinar um serviço de streaming possibilita que você controle como irá consumir aquele conteúdo. Na TV por assinatura, existe uma grade de programação. Caso você perca o seu programa ou episódio de série; não será possível assistir, a menos que seu pacote ofereça o recurso de gravar a programação.
Onde assistir
O surgimento das SmartTVs trouxe uma nova forma de interação com esse aparelho. Se antes as pessoas ficavam restritas a sentar no sofá e passar pelos canais disponíveis; hoje elas podem escolher o que assistir no YouTube e até mesmo pelos aplicativos dos serviços de streaming.
Uma grande vantagem desse serviço sobre os planos de TV é que eles permitem a reprodução em diferentes dispositivos. Isso contribui ainda mais para a popularidade do streaming; pois agora é possível assistir seus: filmes, séries e conteúdos favoritos no smartphone, tablet ou notebook; isso de qualquer lugar da casa ou até mesmo fora dela.
Integração com operadoras de TV
Pensando em manter seus clientes e adquirir novos, a maioria das operadoras de TV passaram a oferecer período gratuito de acesso aos principais serviços de streaming. Com isso, além de ter a grade de canais contratada; o cliente pode testar o serviço gratuitamente, e se gostar, passa a assinar o streaming juntamente com seu plano atual.
O streaming, embora ganhando cada vez mais força, não vai substituir a TV por assinatura. Quem está acostumado com a ‘’antiga’’ forma de consumir conteúdos, vai continuar com seu plano; enquanto quem gosta do imediatismo e de um enorme catálogo de opções, vai continuar optando pelo streaming.