Game Genshin Impact supera a febre do Pokémon Go
Lançado em 2020, Genshin Impact bateu recorde ao alcançar um faturamento de US$ 1 bilhão em menos de seis meses, segundo levantamento realizado pela companhia Sensor Tower. Este número é somente da versão mobile do título, que também está disponível para PlayStation 4, PC e Nintendo Switch.
O grande sucesso deste jogo se deu graças a fornecer para os jogadores uma qualidade na modalidade mobile, mesmo em celulares mais modestos, seja Android ou iOS, em uma experiência que se equiparasse com jogar no PC ou console, o que acabou catapultando ele para este sucesso comercial.
Jogo alcançou marca superando seu antecessor, Pokémon Go, que havia realizado feito em nove meses
Genshin Impact foi lançado pelo estúdio chinês miHoYo, e se trata de um RPG de ação em mundo aberto, na modalidade de gacha, com um visual e jogabilidade que lembra muito The Legend of Zelda: Breath of The Wild, que, segundo os próprios desenvolvedores, foi uma das grandes inspirações para a criação do jogo.
Apesar das semelhanças, este jogo permite que os jogadores façam missões no modo cooperativo para derrotar chefões, solucionar quebra-cabeças e muitas outras coisas, o que acaba dando um dinamismo maior para a experiência, ainda mais em tempos de pandemia, em que o contato é feito de forma remota.
Com estas qualidades, que fizeram o jogo se destacar, o game conseguiu superar o feito que até pouco tempo antes pertencia ao Pokémon Go, que bateu a marca de US$ 1 bilhão em nove meses – três meses a mais que o Genshin Impact –, se colocando no patamar de game mobile que bateu a marca do bilhão mais rapidamente até o presente momento.
Genshin é o terceiro jogo em receita
Ainda segundo o levantamento da Sensor Tower, o jogo gerou US$ 874 milhões em cinco meses; mantendo uma média mensal desde dezembro de US$ 160 milhões. Graças a estes números, ele figura como o terceiro jogo com a maior receita somada entre Android e iOS.
Ele fica atrás somente de jogos como PUBG Mobile, um game de tiro em Battle Royale; com variedade enorme de armas, sendo que muitas se assemelham a um fuzil airsoft; e também de Honor of Kings, de gênero multiplayer muito parecido com League of Legends.
China e Japão são fortes no game mobile
Apesar de estar em terceiro lugar como jogo mais rentável; apenas em comparativo para falarmos sobre seu recorde, PUBG Mobile demorou 16 meses para bater seu primeiro bilhão; enquanto Honor of Kings levou 18 meses.
Grande parte deste montante vem da China, que representa 29,5% (cerca de US$ 302 milhões); em seguida, vem o Japão, mercado forte para jogos mobile, com 27,2% (US$ 278,3 milhões); por fim, vêm os Estados Unidos, com 18,5% (US$ 189 milhões).