A cultura da inovação é o ambiente de trabalho onde os gestores dão apoio ao pensamento criativo, não ortodoxo e sua aplicação, envidando esforços para absorver valor econômico e social do conhecimento, gerando concomitantemente novos produtos, serviços e melhores processos.
Segundo Jim Ludema e Amber Johnson do Centro de Liderança Orientada por Valores da Benedictine University (Illinois, EUA), as sete estratégias de criatividade de Teresa Amabile, da Harvard University são um caminho para empresas que desejam desenvolver uma cultura inovadora onde as boas ideias floresçam. São elas:
Definição de Metas Transparentes
O paradoxo de Amabile é que as metas organizacionais devem ser claras o suficiente para alinhar os membros da equipe e concomitantemente, soltas o suficiente para que as equipes tenham autonomia para atingir essas metas. Esta autonomia e maior liberdade de ação permitem combinar ideias e perspectivas novas, fazendo aflorar a verdadeira criatividade.
Atribuição de trabalho que corresponde aos interesses dos colaboradores
Quando as pessoas consideram que seu trabalho é significativo, também o considerarão motivador. Membros da equipe motivados são mais persistentes e dão mais feedback ao sistema, contribuindo para melhorar os índices de inovação.
A principal tarefa da gestão inovadora é unir o trabalho que precisa ser realizado com os colaboradores que tenham a habilidade e o interesse para fazê-lo. Esta simples combinação fornece uma melhor possibilidade de fazer a inovação acontecer, porque o trabalho é mais significativo para o indivíduo.
Sistemas abertos de comunicação
A organização permite a inovação desabrochar quando cria sistemas abertos de comunicação que facilitem o intercâmbio, colaboração e coordenação de ideias tanto no ambiente interno quanto com o ambiente externo.
A influência de um macroambiente de inovação aberto como a Inocrowd contribui com esta premissa fornecendo uma rede com 1,6 milhões de pesquisadores para incrementar e estimular a inovação das organizações que necessitam investir em P&D.
Sistemas inovadores como a Inocrowd criam colaboração e abrem novos canais de comunicação, criatividade e ampliam as redes de relacionamento para as organizações que necessitam inovar.
Feedback frequente, construtivo e de apoio
O conceito que inovação acontece como um lampejo mental (Eureka!) raramente acontece no mundo real. Ao invés disto, o processo inovador acontece como uma série de pequenas observações, recombinações lógicas e pequenos experimentos que fornecem um feedback rápido, permitindo a adaptação das organizações.
Recompensas e reconhecimento equitativos e generosos
Os sistemas organizacionais devem apoiar os objetivos da empresa. Assim, se a organização pensa em desenvolver a cultura da inovação, deve recompensar e reconhecer o comportamento inovativo, inclusive a assunção de riscos, mesmo diante de resultados que ainda não são sejam imediatamente positivos.
Ausência de burocracia desnecessária
A burocracia pode sufocar a inovação ao criar muitos atrasos ou pela turbulência institucional que desacelera a inovação até o ponto de torná-la irrelevante. Também pode desmotivar os empregados inovadores ao colocar obstáculos desnecessários em seu caminho.
Diercio Ferreira, Economista e Business Manager Inocrowd Brasil, alerta que o objetivo de uma organização inovadora é mitigar os riscos e as amarras da burocracia, encorajando o aprendizado e a investigação permanente, acelerando desta forma o processo inovador.
Colaboração de apoio – Inovando de forma aberta
A última etapa para incentivar a cultura da inovação é inovar de forma aberta. A colaboração de apoio entre equipes, tanto internamente quanto externamente às organizações são fundamentais para acelerar uma cultura inovadora.
Os pesquisadores Davis & Eisenhardt (2011) identificaram que quando duas empresas em uma parceria eram mais colaborativas, levava a uma maior inovação medida pelo número de patentes e classificações dos participantes.
Inocrowd – Plataforma que acelera a cultura inovadora das organizações
CEO e Fundadora da Inocrowd, Soraya Gadit informa que “o macroambiente da Inocrowd é especializado em inovação e prestação de serviço para implementação de ideias disruptivas e resolução de problemas complexos baseado em sua plataforma tecnológica que alcança uma extensa malha de especialistas em universidades e centro de pesquisa de todo mundo”.
A plataforma Inocrowd integrou artificial intelligence e machine learning para fornecer um método comprovado para gerenciar a inovação com baixo custo contribuindo para que organizações empresariais adquiram um leque amplo de insights, ideias e soluções baseado no crowdsourcing (conhecimento oriundo da multidão).
As empresas que procuram novas soluções, denominadas seekers (buscadoras) trazem um ou mais problemas à plataforma. Os problemas são transformados em desafios.
Os desafios especificam quais problemas de inovação que precisam ser abordados, soluções potenciais, condições para uso da propriedade intelectual e prêmios para os solvers (solucionadores).
Os seekers analisam as soluções propostas em conformidade com o edital e fornecem compensações em forma de prêmios pelo direito de uso da Propriedade Intelectual adquirida.
A Inocrowd atinge 95% de índice de sucesso para os desafios lançados na plataforma com prazo médio de 4 até 6 semanas para que soluções inovadoras sejam descobertas, mitigando significativamente os riscos e custos advindos pelo processo de inovar.
Website: https://inocrowd.com/