As vendas pela internet ganharam ainda mais importância com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, como mostram pesquisas, reportagens e entrevistas veiculadas nos principais veículos de comunicação do país.
O Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante o período da quarentena, como mostrou reportagem publicada na Isto É Dinheiro.
A Época Negócios revelou que o Brasil vem registrando a abertura de mais de uma loja virtual por minuto. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet para a venda dos mais diferentes produtos.
O varejo pela web viu as transações saltarem 209% na comparação com 2019 em todo o mundo, conforme o site Valor Investe. A imprensa está atenta à tendência, assim como os empreendedores e os consumidores.
No último dia 6 de julho o especialista em marketing digital Matheus Black, fundador da Agência King Marketing, em Marília (SP), deu dicas para garantir o sucesso no e-commerce em entrevista à filiada da Rede Globo de Campinas e Piracicaba.
O especialista conversou com o quadro “Sua Chance” do telejornal Bom Dia Cidade, da EPTV, que apresentou ações que ajudam a aumentar as vendas pela internet.
Definir o público-alvo, facilitar as formas de pagamento e implantar a loja em aplicativos gratuitos são alguns dos fatores que ajudam a aumentar a rentabilidade do negócio.
Também é preciso criar a identidade da marca, pensar como será a forma de atendimento e entrega.
Planejamento
A reportagem mostra que não basta só sair postando várias fotos dos produtos. É importante estabelecer um relacionamento com o público, em uma espécie de vínculo de empatia. Para isso, vale contar como o empreendedor começou e os desafios que superou.
Sobre publicações nas redes sociais Matheus Black explicou que é fundamental fazer um planejamento, “se não você faz a primeira postagem e depois deixa pra lá”.
“Eu gosto de organizar as linhas editoriais e o cronograma sempre com um mês de antecedência. Um exemplo: segunda-feira vou fazer um post com dicas sobre o meu produto ou serviço. Na quarta-feira vamos falar como fazer isso ou aquilo com o meu produto”, detalhou.
Sobre o melhor horário para publicações, o especialista afirmou que “não tem certo ou errado” e orienta os empreendedores para que “façam testes e depois, com a análise de métrica, gratuitas nas próprias redes, você consegue entender o melhor horário que postou e deu mais resultado, tanto em engajamento, como vendas”.
Evitar fiasco
A jornalista Elizandra Carelli questionou Matheus sobre práticas adotadas pelas pessoas em que elas acham que estão acertando, mas na verdade estão cometendo um verdadeiro fiasco para gerar vendas.
Segundo Matheus, criar listas de transmissão por WhatsApp e sair disparando “aquele monte de promoção” sem pedir autorização para o cliente em potencial é um desses casos.
“O que é o correto? Adicionar a pessoa e perguntar, ‘posso incluir seu número aqui para que você receba as nossas dicas?’. E não vai mandar todo dia também que a pessoa vai te bloquear e você pode perder para sempre esse cliente”.
Dicas
Outra dúvida recorrente é sobre colocar preço ou não nos produtos vendidos pelas redes sociais. Segundo o especialista, é importante precificar.
“Muitas pessoas reclamam muito que entraram em um perfil do Instragram, precisaram perguntar o preço por inbox e houve demorar para reponderem. Acaba criando dificuldade para a venda”.
Matheus também destacou que é importante intercalar diferentes tipos de postagens sobre os produtos, como fotos e vídeos curtos, de aproximadamente 15 segundos. “Existem pesquisas que mostram. Vocês consegue prender a atenção da pessoa nos três primeiros segundos”.
Outra sugestão é mandar mensagem e até mesmo um vídeo para cada novo seguidor. “Cria uma pessoalidade muito legal, provavelmente essa pessoa vai continuar seguindo você”, apostou Matheus.
Não é legal
Sobre comportamentos que devem ser evitados, o especialista afirmou que não é legal deixar mensagens sem reposta.
“Se alguém comenta no seu post com um elogio, fala que achou legal, que adorou a dica, e você não responde, provavelmente da próxima vez essa pessoa não vai mais comentar. Então responda todo mundo”, aconselhou Matheus.
Mais um tópico abordado na entrevista foi a utilização correta de cada rede social para cada objetivo.
“Costumo dizer que Facebook e Instagram são plataformas de descoberta. É para quem não conhece o seu produto e você ensina pra ele para que serve. E o Google é a plataforma em que a pessoa já sabe o que quer e entra lá para comprar”.
Também houve um alerta sobre possibilitar apenas o “método antigo” de pagamento, o depósito direto em conta. É preciso ter diversas formas de pagamento, serviço oferecido por diversas empresas atualmente.
Pós-venda
Um ponto importante destacado na entrevista foi o pós-venda, que envolve um acompanhamento da entrega, eventual troca e sistema de reclamação.
“O pós-venda é continuação da venda. As pessoas perguntam: ‘e aí, recebeu tudo certinho? Tem algo que podemos melhorar?’ A entrega é um dos pontos mais importantes, senão o mais importante”, comenta o especialista.
De acordo com ele, tem muitas empresas que pecam justamente nesta etapa. “Se você vendeu e não entregou, a chance de essa pessoa não comprar contigo novamente é gigante, e a chance de ela falar mal é maior ainda”.
“Muito cuidado na hora de contratar entregadores, para não correr esse risco”, recomenta Matheus.
Ele finalizou sua participação lembrando que “cliente é cliente, esperando sempre o melhor produto, o melhor atendimento e a melhor experiência, hoje você não vende só o produto, vende a experiência”.
Para conhecer mais sobre o trabalho da KING Marketing e de Matheus Black, basta acessar os canais abaixo.
www.instagram.com/matheusblack
www.instagram.com/kingmarketing
Já para ver a entrevista de Matheus Black à filiada da rede Globo na íntegra, basta acessar o link: https://globoplay.globo.com/v/8676145/
Por Jornalista: Leonardo Moreno
Website: http://www.matheusblack.com.br