Como realizar a administração da frota de uma empresa? Essa não é uma tarefa fácil: é preciso se preocupar com a qualidade e manutenção dos veículos, manter a documentação adequada e garantir o bem-estar dos motoristas, entre vários outros fatores. Reduzir os custos com combustível é uma preocupação frequente e compreensível. Como controlar os gastos com esse elemento tão importante?
Manutenções regulares
Veículos em condições inadequadas exigem que o abastecimento seja feito com mais frequência, trazendo maiores gastos para o orçamento. Isso acontece porque essas condições levam à ineficiência do motor, gastando mais combustível.
Muitas vezes, os problemas nos carros começam de forma pequena e demoram a ser percebidos, mas trazem prejuízos antes mesmo de serem notados. Por isso, é tão importante manter a regularidade das manutenções e revisões, mesmo quando parece que está tudo bem. Assim, evitam-se custos com imprevistos e combustível a mais, como previnem-se acidentes.
É preciso que seja feita uma análise completa nesses momentos, averiguando se todos os componentes do automóvel estão com um bom funcionamento. Todos os cuidados devem ser tomados, desde a calibragem correta dos pneus até as mais variadas questões. Vale lembrar que os diferentes modelos de carros têm suas particularidades e podem exigir cuidados e ações distintas.
Informar-se sobre cada automóvel e seguir um cronograma de manutenção para cada um, incluindo também todas as revisões da garantia, é fundamental.
Fornecedores confiáveis
Buscar bons fornecedores é essencial para qualquer aspecto da empresa e com a frota de veículos não poderia ser diferente.
Muitos postos oferecem combustíveis de baixa qualidade ou até mesmo adulterados, o que traz uma série de prejuízos para o veículo. Isso altera a performance do automóvel, prejudica o motor e faz com que seja preciso abastecer com maior frequência, por exemplo, aumentando gastos e riscos.
Por isso, não basta escolher postos e fornecedores que apresentam menores preços: é necessário conhecê-los mais a fundo e saber se o combustível tem qualidade.
Vale acompanhar a qualidade e a confiabilidade dessas redes de postos ao longo do tempo.
Planejamento de rotas
Diversos fatores influenciam no gasto de combustível durante o percurso feito pelos motoristas, como o estado das rodovias, a distância e os sinais de trânsito. Assim, um planejamento de rotas pode contribuir para a economia, pois assim são definidos os melhores trajetos.
Para esse planejamento, é preciso levar em conta a segurança dos condutores, evitando caminhos muito acidentados ou com maiores riscos de assaltos, por exemplo.
Treinamentos aos motoristas
Treinar os motoristas também pode contribuir para reduzir custos com combustível. É necessário que as capacitações orientem e promovam comportamentos seguros e conscientes, que são favoráveis tanto para o bem-estar quanto para a economia. Explicar o porquê de evitar freadas bruscas e de não acelerar quando não for necessário, além de informar sobre o uso correto das marchas, são apenas alguns exemplos.
Transportar somente o peso necessário de carga e utilizar recursos, como o ar condicionado, com moderação também são práticas que podem ser abordadas.
Soluções de combustível
Um recurso interessante é o vale-combustível: cartão que disponibiliza um saldo para ser utilizado no abastecimento do carro. Ele pode ser oferecido aos colaboradores que se deslocam em veículos particulares até a empresa e pode ser usado para os automóveis da frota.
Esse cartão é recarregado pelo RH e permite centralizar os custos com combustível em apenas um meio, facilitando a gestão e a economia. Na hora de escolher o fornecedor do vale combustível, é preciso ficar atento e opte por uma empresa de qualidade, com boas coberturas, abrangência e atendimento diferenciado.
A Sodexo oferece vale-combustível com assistência 24 horas e seguro com cobertura contra acidente pessoal automobilístico, além de conveniências como aplicativo de gestão para Android e iOS.
Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/