BELO HORIZONTE – Diante de um cenário de recessão econômica, ainda muitos empresários de pequenas e médias empresas não sabem como lidar com a contenção de gastos ou até mesmo com uma reestruturação interna assertiva. No entanto, existem outros detalhes [importantes] que acabam passando despercebidos aos olhos de quem está à frente de um negócio e que contribuem para o descontrole financeiro, são os chamados custos invisíveis. Mas, o que isso quer dizer? E como eles podem afetar uma empresa?
De acordo com Viviane Barros, Planejadora Contábil e CEO da Contabilidade Barros, de Pedro Leopoldo/MG, muitas organizações não possuem um pleno conhecimento de tudo o que entra em seus relatórios de custos, reduzindo assim, a eficiência de seus resultados. E, de fato. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que cerca de 53% dos empresários brasileiros ainda não têm conhecimento sobre o que são custos invisíveis ou como evitá-los dentro de seus negócios.
A transmissão será ao vivo e contará com um convidado especial, o palestrante, consultor e especialista em Controladoria e Psicologia Organizacional, Adão de Matos Júnior. Adão Matos é conhecido no mercado por sua habilidade em negociação e no relacionamento interpessoal, além de possuir grande visão estratégica de negócio e sempre orientado para o cumprimento de metas e obtenção de resultados. Atua como consultor nas áreas de processos, gestão empresarial, controladoria, planejamento estratégico e sucessão familiar, além de palestrante e instrutor de cursos com temas em formação de líderes, habilidades gerenciais, sucessão familiar, custos invisíveis, preços competitivos, gestão estratégica, dentre outros.
Para ele, o que caracteriza fortemente os custos invisíveis é que aparentemente o empresário não desembolsa nada no momento em que ocorrem seus fatos geradores e por isso dá pouca importância a eles. “É importante que o empresário entenda que, mais dia, menos dia, estes custos irão aparecer e a fatura chegará, seja na figura de uma despesa inesperada, ou em um prejuízo que poderia ser evitado ou ainda numa oportunidade de negócios perdida por falta de planejamento. Neste momento ter um suporte de um escritório contábil confiável e somado a uma boa consultoria é fundamental para a redução destes custos”, ressalta.
O especialista destaca que profissionais mal treinados (ou em funções erradas), reuniões desnecessárias, conflitos internos (entre profissionais ou entre sócios) ou clientes mal atendidos e insatisfeitos, são alguns dos principais fatores que contribuem aos resultados negativos gerando despesas inesperadas ou impacto no balanço no final do ano. “Existem muitos fatores que precisam de atenção, afinal, a vantagem de se investir na descoberta de custos invisíveis é que os processos podem ser contínuos e ininterruptos, deixando a empresa saudável e organizada”, explica.
COMO IDENTIFICAR CUSTOS INVISÍVEIS NA SUA EMPRESA?
TRANSMISSÃO, AO VIVO, PELO INSTAGRAM
Dia 16 de junho, às 10h pelo perfil @barroscontabil
Realização: CONTABILIDADE BARROS
Para mais informações, acesse: www.contabilidadebarros.com.
Website: https://www.instagram.com/barroscontabil/