Home Empreendedorismo Pandemia de Covid-19 impulsiona desenvolvimento e atualização de ferramentas digitais de comunicação

Pandemia de Covid-19 impulsiona desenvolvimento e atualização de ferramentas digitais de comunicação

por Carlos Augusto Queiroz

As medidas adotadas para reduzir a propagação do novo coronavírus, como o isolamento social, têm ampliado a busca por ferramentas digitais, que possibilitem a realização de aulas virtuais, do home office, das webconferências e das compras on-line. A tecnologia se tornou uma grande aliada neste período, impulsionando o desenvolvimento de novos softwares e aplicativos ou o aprimoramento dos já existentes.

Segundo especialistas, o uso dos smartphones como principal meio de acesso a comunicação, compras e serviços e a facilidade de conexão são importantes fatores para o crescimento da quantidade de aplicativos disponíveis. Pesquisa divulgada pela PwC Brasil apontou que, em um mundo cada vez mais conectado, 76% dos brasileiros terão uma conexão de internet móvel e 93% desse total será de alta velocidade em 2023. Em 2018, esse número era de 64% da população com internet móvel (acesso a partir de celulares ou assistentes pessoais digitais), sendo 58% com internet de alta velocidade.

A partir deste mês, os consumidores das marcas Embaré e Camponesa podem fazer compras dos produtos pelo novo aplicativo “Sou Camponesa”. O lançamento da ferramenta ocorre no momento em que o brasileiro mais precisa de iniciativas que facilitem a vida devido ao período de isolamento social, uma das medidas adotadas para o combate à propagação de Covid-19.

“O mercado está em constante evolução e apresentando novas demandas e oportunidades. Estamos sempre escutando as necessidades dos nossos clientes e o momento atual destaca a necessidade de um consumo mais seguro e prático. O investimento em uma plataforma de e-commerce é, portanto, o caminho natural para responder a esses anseios”, explica o diretor de Marketing da Embaré, Martim Ibrahim Bernadara, destacando que a criação de uma plataforma deste tipo, no atual momento de crise, é uma tendência que se destaca no mercado.

Com uma comunicação customizada e pensada no usuário, o aplicativo é gratuito e está disponível para download para usuários de Android e iOS nas lojas de aplicativos. A novidade tem como objetivos tornar o dia a dia dos usuários mais prático, sem a necessidade de sair de casa; oferecer uma opção de compras on-line sem filas e sem a necessidade de carregar sacolas e caixas de leite; e trazer mais comodidade e segurança, com entrega na porta de casa. “Além disso, o App Sou Camponesa premia o cliente com pontos para que ele acumule e troque por prêmios, transformando a compra em uma experiência de ganha-ganha, mais rentável para o consumidor”, completa Bernadara.

Os produtos que podem ser encontrados na loja virtual hoje são a linha de lácteos da Camponesa (leite UHT tradicional e zero lactose nas versões desnatado, semidesnatado e integral), creme de leite, doce de leite, leite condensado, leite em pó, manteiga, requeijão, bebida láctea Embaré Kids, queijo fresco (primeiro queijo de caixinha do Brasil) e linha Camponesa Profissional. Há também os tradicionais caramelos da Embaré, nas opções leite, leite/chocolate, chocolate, chocolate com laranja e toffee, entre outros.

Na impossibilidade da realização de aulas presenciais, o Coleguium Rede de Ensino —que integra o grupo Eleva Educação, um dos maiores do país— também tem buscando por novas metodologias de ensino e ferramentas de comunicação. Com a implantação das aulas virtuais para os alunos da rede, um novo desafio surgiu: facilitar o acesso de pais e alunos ao conteúdo e às informações importantes do colégio. O Coleguium já mantinha um aplicativo, o Eleva Digital, que foi aprimorado a fim de possibilitar novos recursos e facilidades para pais e alunos.

O app Eleva Digital foi modernizado e, a partir deste mês, os alunos passam a ter acesso às aulas on-line e aos materiais de estudo na plataforma. Além disso, pais e responsáveis podem acompanhar toda a rotina de estudos pelo aplicativo, bem como acessar documentos importantes de forma facilitada. A interface também foi atualizada e planejada para ter usabilidade mais intuitiva e amigável.

“A modernização dos smartphones modificou nossa forma de comunicar e, consequentemente, possibilitou acesso facilitado a tudo, na palma da mão. Os aplicativos se tornaram a forma mais ágil e fácil para isso e, com o isolamento social, eles passaram a ser primordiais. Por isso, realizamos diversas melhorias no app Eleva Digital para deixar a experiência de acesso mais agradável e simples, facilitando, assim, a rotina de estudos”, explica a gerente de Produto do Eleva Educação, Isabel Firmo.

Segundo a diretora geral do Coleguium, Daniele Passagli, o desenvolvimento completo dos alunos, mesmo que a distância, é um dos compromissos do colégio. “Elaboramos diversas soluções, que garantem um ensino de excelência e mais facilidade para pais, responsáveis e alunos. Entendemos que é nossa responsabilidade oferecer melhorias para viabilizar a preparação de nossos alunos, para que eles possam concretizar todos os sonhos. Por isso, não mediremos esforços para que a experiência durante o ensino não presencial também seja excelente”, afirma.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações