Transformação digital e preocupação com privacidade justificam procura sobre conceitos da área, segundo pesquisa da 6DASHBOARDS
O brasileiro quer
saber mais sobre fintechs, Inteligência Artificial (AI) e segurança
on-line, frente à contínua transformação digital, ao open banking e ao
aumento da preocupação com dados pessoais na rede. É o que revela o levantamento
dos termos mais procurados em torno da Nova Economia no primeiro semestre de
2019, feito pelo sistema 6DASHBOARDS (www.6dashboards.com), que gera relatórios diários de
conteúdos da área.
O estudo mostra que “fintech”
(42%), “inteligência artificial” (40%), “jogos online” (35%), “startups” (32%)
e “segurança e privacidade online” (28%) lideram as cinco primeiras posições do
ranking. A ordem – determinada através da escolha dos
2.000 participantes que
selecionaram mais de um assunto de interesse ou uma matéria que envolvesse mais
de um – tem a ver com o impacto que cada termo tem nos negócios e na vida das
pessoas.
“Similarmente ao que
aconteceu com a indústria fonográfica e a televisão, o setor financeiro passa
hoje por grande transformação digital, o que justifica a posição de ‘fintech’
e ‘AI’. Já ‘segurança na web’ é uma preocupação generalizada, que sempre
tem atualizações. Temos como ‘games’ e ‘startups’ são mais
maduros e, até por esse motivo, são utilizados como referência para a busca de
outros conceitos no ambiente virtual”, explica Rafael Lamardo, criador da
solução.
Na sequência do ranking
estão “liberdade de gênero” (27%), “dados” (25%), “mudanças climáticas” (22%),
“internet das coisas” (18%) e “exploração espacial” (16%). “’IoT’, por exemplo,
é um tema que ainda não é muito claro para os consumidores, mas já é pauta para
quem é do setor tech”, comenta Lamardo. Ele acredita que palavras que
abrangem o estudo do universo devem estar mais presentes nos próximos
levantamentos.
Insights para a nova economia
Com formação em
Marketing e Ciências da Computação, Rafael Lamardo pesquisa desde 2010 a web
semântica – a “recomendação de conteúdo inteligente”, segundo o especialista. Atualmente
é pesquisador visitante na UC Berkeley, no Vale do Silício (EUA), e idealizou a 6DASHBOARDS, para facilitar o acesso do público
do campo da inovação a conhecimentos que possam gerar insights para
negócios da área. Lançada primeiro na região americana, agora a solução se
insere no mercado brasileiro.
Os assinantes da
ferramenta recebem diariamente uma newsletter com as principais
notícias, publicações de redes sociais, conteúdos de influenciadores e artigos
opinativos sobre os principais temas da nova economia. Além dos relatórios, ao
escolher um plano e se cadastrar, o usuário cria, em seis passos, um dashboard
com os assuntos que deseja acompanhar. São quatro versões, uma gratuita, de
uso individual, e outras voltadas a grupos de usuários, que custam a partir de
US$ 29 ao mês.
Sobre a 6DASHBOARDS
Sistema que utiliza
inteligência artificial para trazer ao público de inovação e tecnologia,
relatórios com as últimas notícias, publicações em redes sociais e artigos
opinativos sobre a nova economia, a fim de gerar insights com economia
de tempo. Foi criado pelo pesquisador da UC Berkeley Rafael Lamardo. www.6dashboards.com.
Fonte: https://www.pressworks.com.br/