Revolução na construção civil, Brasil tem a maior biblioteca pública BIM do mundo.
O BIM (Building Information Model) que significa modelagem da informação da construção é considerada a nova revolução industrial do setor.
- Nota do OverBR o temo BIM na verdade designa em inglês o termo “maquete animadas ou virtuais”
Na prática é uma construção virtual extremamente detalhada que pode ser replicada facilmente e evita-se erros de projetos e gastos desnecessários.
A consequência natural é a economia na obra e imóveis mais baratos para o consumidor final.
“Estimamos que um imóvel construído usando a tecnologia BIM é no mínimo 15% mais barato que um feito pela metodologia tradicional.
É a maior revolução da construção civil dos últimos 50 anos,”
Explica Guto Ferreira, Presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).
“A revolução industrial na construção civil está acontecendo e a ABDI está liderando este processo. O Brasil é hoje referência mundial”, diz Guto Ferreira
A agência acredita que é preciso disseminar o conhecimento através da tecnologia, principalmente na era da digitalização da economia.
Para seguir essa metodologia que apenas as grandes construtoras possuem, a ABDI criou a maior biblioteca pública BIM do mundo.
“Temos algo que não existe em nenhum outro país.
Uma construtora pequena, de uma localidade remota, pode acessar o nosso conteúdo e subir um prédio ou uma casa de forma muito mais econômica e rápida.
Na prática é como se um lego viesse com uma plataforma digital explicativa de como montar determinado brinquedo, com todas as peças com números, códigos, especificações e o passo a passo para montagem.
Isso evita gasto desnecessário de tempo e erros na execução e compra de materiais errados”, ressalta.
Estima-se que se 50% das empresas do setor adotarem o BIM a indústria da construção civil crescerá 7%, o que significa um aumento de R$ 21,9 bilhões no PIB.
Chegar até o canteiro de obra
“Durante o planejamento de uma obra ainda é possível corrigir erros possíveis antecipadamente, para que eles nem se quer cheguem a acontecer no canteiro de obra e atrasar o cronograma.
Toda esta tecnologia está disponível de forma 100% gratuita.
Nós eliminamos a curva de aprendizado tanto de construtoras que estão no mercado durante décadas, mas que não investiram em inovação, quanto para as pequenas que estão começando e encontram muitas dificuldades para crescerem no setor.
A revolução industrial na construção civil está acontecendo e a ABDI está liderando este processo.
O Brasil é hoje referência mundial”, finaliza Ferreira.