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Cinco tendências para o Marketing Digital 2018

por Paulo Fernandes Maciel
1 lupa coma a palavra SEO e várias mídias derivadas em balõezinhos

A competição no varejo, no e-commerce e as novas tendências tornaram o Marketing digital uma ferramenta de vendas

Todo ano diversas inovações tecnológicas influenciam nossa forma de viver criando tendências e novos hábitos de consumo.

As mudanças são acompanhadas pelas empresas, que criam novas estratégias de Marketing Digital para sair na frente e oferecer a melhor experiência para seus clientes.

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Ferramenta para consolidação da marca

Pensando neste dinamismo que nós da equipe do OverBr separamos uma lista com as 5 principais tendências para o Marketing Digital em 2018.

 

Não deixe de ler o artigo para ficar a par do assunto!

1 – Chatbot

Os chatbots são uma das grandes tendências para o MKT Digital em 2018 e, não à toa, vieram em primeiro lugar na nossa lista.

Uma das grandes vantagens de utilizar o chatbot reside na agilidade ao atendimento ao cliente. Afinal, robôs não dormem!

Um banner de marketing digital com as mídias e mão com polegar aberto

Mas vai além:

Se bem configurado, o chatbot pode fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital com facilidade.

O robô é capaz de estabelecer uma conversa com o usuário a partir de respostas pré-definidas.

Além disso, ele também é capaz de enviar arquivos e até dar início ao processo de compra.

Uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia foi justamente um comparador de viagens.

Com o chatbot, o usuário consegue ter dicas de inspiração para:

Uma próxima viagem, escolher o melhor voo e comprar a passagem!

 

2 – Conteúdo em áudio e vídeos

Os Smartphones são capazes de filmar em alta definição e permitem até mesmo editar vídeos de forma simples.

Atualmente, até filmes estão sendo produzidos por meio do gadget.

É por isso que, produzir conteúdo em vídeo está cada vez mais fácil e é uma das tendências para o Marketing Digital que promete crescer cada vez mais com o decorrer dos anos.

 

Para entrar na onda, comece a pensar em audiovisual já para ontem.

Técnicas de filmagem e edição são mais importantes do que nunca neste momento.

Não existe espaço para amadorismo.

Mas, claro, é importante produzir vídeos que estejam aliados a um bom e relevante conteúdo que, mais à frente, falaremos a respeito.

notebook e outros gadgets e ao numero do ano de 2018

Cuidar da qualidade

 

Além do vídeo, o áudio também é bastante importante.

Cada vez mais consumidores optam por adquirir audiobooks, uma forma mais simples de acessar e absorver conhecimento.

Podcasts já são uma estratégia consolidada, mas que continuam a gerar resultados.

 

Uma nova estratégia em Marketing Digital são os posts em áudio em sites e blogs, por exemplo.

Este tipo de conteúdo é mais fácil de assimilar e ajuda a aumentar o engajamento e o tempo de permanência em uma landing page, bem como pode facilitar a geração de leads para sua empresa.

 

3 – Conteúdo relevante

Outra tendência que só promete crescer é unir relevância e qualidade.

Gerar conteúdo faz parte de todas as estratégias de marketing de conteúdo.

Contudo, a forma de aplicar esta estratégia está mudando.

 

A tendência para 2018 é gerar conteúdo denso e relevante, mas sem ser muito longo ou prolixo.

Procure responder perguntas variadas, que realmente ajudem o usuário que é o seu alvo, mas invista em conteúdos que realmente façam a diferença para seu cliente.

 

Uma outra estratégia neste sentido é atualizar e otimizar seu conteúdo antigo.

Landing Pages antigas em geral possuem grande relevância nas buscas do Google.

No entanto, manter o conteúdo atualizado ajuda a manter seu site ou blog sempre no topo.

Uma dica é rastrear conteúdos antigos que sua empresa produziu e atualizá-los.

 

4 – Transmissão ao vivo

A prova de que a transmissão ao vivo é uma das grandes tendências do marketing digital em 2018 é a grande popularidade do stories no instagram, por exemplo.

Por sinal, podemos até mesmo afirmar que o stories muitas vezes dá mais resultado do que o conteúdo publicado na timeline.

 

Apesar do stories não ser necessariamente ao vivo, o formato dá uma ideia de imediatismo que é o nosso principal ponto neste momento.

As transmissões são maneiras de envolver o público em seu conteúdo, gerando alto engajamento e valor para a marca.

 

5 – Mobile First

Estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas indicou que há mais smartphones em uso no Brasil do que habitantes.

Por isso, outra forte tendência que está se consolidando é o mobile e toda estratégia de marketing digital deve ser pensada primeiro para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

 

Outro passo nesta direção está sendo dado pelo Google com sua nova atualização do algoritmo chamada Mobile First Index.

O buscador vai mudar a forma como as páginas são indexadas e deve alterar os resultados da busca, possivelmente privilegiando sites que são bem desenvolvidos para mobile.

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