A competição no varejo, no e-commerce e as novas tendências tornaram o Marketing digital uma ferramenta de vendas
Todo ano diversas inovações tecnológicas influenciam nossa forma de viver criando tendências e novos hábitos de consumo.
As mudanças são acompanhadas pelas empresas, que criam novas estratégias de Marketing Digital para sair na frente e oferecer a melhor experiência para seus clientes.
Ferramenta para consolidação da marca
Pensando neste dinamismo que nós da equipe do OverBr separamos uma lista com as 5 principais tendências para o Marketing Digital em 2018.
Não deixe de ler o artigo para ficar a par do assunto!
1 – Chatbot
Os chatbots são uma das grandes tendências para o MKT Digital em 2018 e, não à toa, vieram em primeiro lugar na nossa lista.
Uma das grandes vantagens de utilizar o chatbot reside na agilidade ao atendimento ao cliente. Afinal, robôs não dormem!
Mas vai além:
Se bem configurado, o chatbot pode fazer parte da sua estratégia de Marketing Digital com facilidade.
O robô é capaz de estabelecer uma conversa com o usuário a partir de respostas pré-definidas.
Além disso, ele também é capaz de enviar arquivos e até dar início ao processo de compra.
Uma das primeiras empresas a adotar a tecnologia foi justamente um comparador de viagens.
Com o chatbot, o usuário consegue ter dicas de inspiração para:
Uma próxima viagem, escolher o melhor voo e comprar a passagem!
2 – Conteúdo em áudio e vídeos
Os Smartphones são capazes de filmar em alta definição e permitem até mesmo editar vídeos de forma simples.
Atualmente, até filmes estão sendo produzidos por meio do gadget.
É por isso que, produzir conteúdo em vídeo está cada vez mais fácil e é uma das tendências para o Marketing Digital que promete crescer cada vez mais com o decorrer dos anos.
Para entrar na onda, comece a pensar em audiovisual já para ontem.
Técnicas de filmagem e edição são mais importantes do que nunca neste momento.
Não existe espaço para amadorismo.
Mas, claro, é importante produzir vídeos que estejam aliados a um bom e relevante conteúdo que, mais à frente, falaremos a respeito.
Cuidar da qualidade
Além do vídeo, o áudio também é bastante importante.
Cada vez mais consumidores optam por adquirir audiobooks, uma forma mais simples de acessar e absorver conhecimento.
Podcasts já são uma estratégia consolidada, mas que continuam a gerar resultados.
Uma nova estratégia em Marketing Digital são os posts em áudio em sites e blogs, por exemplo.
Este tipo de conteúdo é mais fácil de assimilar e ajuda a aumentar o engajamento e o tempo de permanência em uma landing page, bem como pode facilitar a geração de leads para sua empresa.
3 – Conteúdo relevante
Outra tendência que só promete crescer é unir relevância e qualidade.
Gerar conteúdo faz parte de todas as estratégias de marketing de conteúdo.
Contudo, a forma de aplicar esta estratégia está mudando.
A tendência para 2018 é gerar conteúdo denso e relevante, mas sem ser muito longo ou prolixo.
Procure responder perguntas variadas, que realmente ajudem o usuário que é o seu alvo, mas invista em conteúdos que realmente façam a diferença para seu cliente.
Uma outra estratégia neste sentido é atualizar e otimizar seu conteúdo antigo.
Landing Pages antigas em geral possuem grande relevância nas buscas do Google.
No entanto, manter o conteúdo atualizado ajuda a manter seu site ou blog sempre no topo.
Uma dica é rastrear conteúdos antigos que sua empresa produziu e atualizá-los.
4 – Transmissão ao vivo
A prova de que a transmissão ao vivo é uma das grandes tendências do marketing digital em 2018 é a grande popularidade do stories no instagram, por exemplo.
Por sinal, podemos até mesmo afirmar que o stories muitas vezes dá mais resultado do que o conteúdo publicado na timeline.
Apesar do stories não ser necessariamente ao vivo, o formato dá uma ideia de imediatismo que é o nosso principal ponto neste momento.
As transmissões são maneiras de envolver o público em seu conteúdo, gerando alto engajamento e valor para a marca.
5 – Mobile First
Estudo elaborado pela Fundação Getúlio Vargas indicou que há mais smartphones em uso no Brasil do que habitantes.
Por isso, outra forte tendência que está se consolidando é o mobile e toda estratégia de marketing digital deve ser pensada primeiro para dispositivos móveis (smartphones e tablets).
Outro passo nesta direção está sendo dado pelo Google com sua nova atualização do algoritmo chamada Mobile First Index.
O buscador vai mudar a forma como as páginas são indexadas e deve alterar os resultados da busca, possivelmente privilegiando sites que são bem desenvolvidos para mobile.