Jovens da comunidade de Manguinhos concluem curso de programação de computadores
Graças a uma parceria entre a UNISUAM e a FIOCRUZ, cerca de 20 jovens de 11 a 16 anos, moradores da comunidade de Manguinhos;
Participarão da formatura após a conclusão do curso de Introdução a Programação de Computadores.
Ministrado com o material didático do CodeComet, no dia 03/05, na UNISUAM, que ofereceu toda a infraestrutura para a realização do curso.
Sistema voltado para a base
O CodeComet é um sistema de ensino de Ciência da Computação voltado para crianças e jovens em idade escolar.
O curso ensina programação de computadores, inspirando jovens a aprenderem a programar na prática por meio de jogos e personagens.
Parcerias
A iniciativa surgiu da parceria entre o CodeComet e o curso de Ciência da Computação da UNISUAM. Segundo Miguel Fernandes, engenheiro de computação pela UFRJ e fundador da CodeComet e da Inventos Digitais.,
“Quando um jovem aprende a programar um computador ele está não só trabalhando a confiança criativa, como também aplicando os conceitos práticos e abstratos do que ele aprendeu para lidar com os desafios reais que encontra no caminho, isso o leva naturalmente a exercitar outras habilidades em sua escolha, como o pensamento crítico e o raciocínio lógico”.
Segundo Miguel, a programação ensina o estudante a pensar de forma estruturada;
Ajudando o aluno a definir suas ações em instruções, um passo-a-passo definido por sequência de números e palavras.
“Dessa forma a programação tem contribuído para o aprendizado da matemática e outras matérias e linguagens nas escolas ao redor do mundo.
E é isso que temos buscado com o CodeComet nas escolas que estamos.
Em países como a Islândia, a programação já é uma matéria formal que integra o currículo das escolas, assim como o português e a matemática.”
Completou.
Capacitação
Miguel trabalhou mais de 10 anos no mercado financeiro como programador profissional.
E atualmente ministra aula em colégios no Rio de Janeiro, ensinando tecnologia a estudantes do ensino médio e fundamental.
Agora esses jovens estão capacitados a trabalhar em projetos que envolvam criação de produtos digitais como jogos, sites e aplicativos.