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A Força de uma newsletter e como potencializá-la

por Paulo Fernandes Maciel

Qual a importância de uma newsletter para o seu negócio e como potencializá-la com conteúdo.

Newsletter é um tipo de marketing direto feito entre empresas e consumidores que se inscreveram para receber esse tipo de comunicação.

 

Na prática é um conteúdo digital enviado por e-mail com alguma frequência e que costuma incluir ofertas e conteúdos relevantes ao interesse do leitor.

 

Diferente do que muitos pensam, newsletters não precisam ser compostas exclusivamente por ofertas, assim como costumam fazer a maioria dos e-commerce.

Muito pelo contrário, uma boa parte das pessoas que assinam sua newsletter costumam estar em busca de várias outras coisas.

A melhor forma de entender o que você deveria incluir em uma newsletter;

É se colocando na pele do seu assinante.

Ao se inscrever na newsletter de um varejista de beleza você gostaria de receber apenas ofertas de cosméticos?

Ou gostaria de receber também dicas de beleza, maquiagem e looks que estão na moda?

 

Qual a importância da newsletter para minha empresa?

 

  • Potencializar vendas: Newsletter são canais muito eficientes para a geração de vendas já que além de muito impactantes eles são bastante direcionados.
  • Somente recebe sua newsletter usuários que se cadastraram e é de se esperar que todos esses possuam interesse no seu produto/serviço.
  • Mais que isso, com as tecnologias atuais é possível segmentar de maneira mais granular sua newsletter para parte do seu público com base em interesses específicos.
  • Manutenção de relacionamento: Manter os usuários atualizados sobre as novidades da sua marca, lançamentos, projetos desenvolvidos e o simples fato de manter a sua marca sempre ativa na cabeça dos seus assinantes.
  • Contar sua história: A newsletter é um excelente canal para trabalhar conteúdo, engajar com seus leitores e aproveitar para divulgar materiais que talvez não tivessem a devida visibilidade no seu site
  • Educar o cliente:
  • Não necessariamente os assinantes da sua newsletter já estão decididos sobre que produto eles vão comprar. Muito pelo contrário, no geral os clientes possuem uma necessidade, mas não sabem bem qual produto vai lhe atender melhor.
  • Provavelmente seu cliente saber que gostaria de emagrecer, mas não necessariamente sabe quais produtos vão o ajudar com isso e sequer as melhores marcas nesse segmento.
  • Nesse contexto, a newsletter pode servir para educar e avançar o consumidor ao longo do funil de decisão de compra.

 

Newsletters servem apenas para vender?

Não. Apesar da maioria dos e-commerce e varejistas online utilizarem de suas newsletters como canais;

Exclusivamente de vendas é muito comum se utilizar desse canal com outros objetivos.

Um blog pode querer falar com seus leitores e através da sua newsletter mantê-los atualizados sobre suas mais recentes postagens.

Já uma plataforma de e-mail marketing self-service pode querer sempre enviar dicas para seus usuários;

De como utilizar a plataforma, tendências e novidades de mercado, além de conteúdos para ajudar seus leitores a se especializarem em assuntos relacionados.

 

Ou seja, o escopo de uma newsletter é muito mais amplo do que apenas gerar vendas.

Newsletters com conteúdo tendem a gerar bastante engajamento, mesmo em varejistas online.

Por exemplo, pense que você é um usuário que gosta muito de esportes em geral e está procurando um tênis de corrida na internet.

Você se cadastra na newsletter de um varejista esportivo e começa a receber constantemente ofertas de calçados para correr. Alguns dias depois você encontra um modelo que te agrada e realiza a compra, mas, continua recebendo ofertas de tênis.

É óbvio que desse momento em diante você vai parar de abrir as newsletters desse varejista;

Afinal de contas você já não precisa mais comprar um tênis no curto prazo.

Será que essa é a melhor forma da marca interagir com você?

Já que eles sabem que você é uma pessoa que gosta de corrida;

Porque após a sua compra não te enviam conteúdo com dicas de corrida, ou recomendações de alimentação que vão ajudar a melhorar o seu treino?

 

Afinal, por que newsletters com conteúdo são importantes?

 

Newsletters com conteúdo são extremamente importantes para você se manter próximo dos seus usuários;

Gerar uma associação de marca com os tópicos que lhe forem relevantes e para contar sua história.

Veja abaixo um pouco da importância de utilizar newsletters ricas em conteúdo no seu negócio:

 

  • Assinantes de newsletters não são exclusivamente caçadores de desconto:
  • Apesar de existirem sim usuários que se cadastraram em várias newsletters na busca do melhor preço possível eles não são a maioria da sua base de usuários.
  • A grande parte dos seus assinantes são usuários que se interessam sim pelo seu produto, mas que vão fazer compras esporadicamente, ou seja, você vai pouco influenciá-los enviando ofertas diariamente.

 

  • Mantenha seus usuários engajados com a sua marca:
  • É superimportante estar sempre interagindo com seus usuários, ou eles simplesmente vão se esquecer da sua marca no momento que precisarem fazer uma compra.
  • Ou seja, ao invés de enviar ofertas para usuários que não estão no momento apropriado de realizar uma compra, opte por enviar conteúdo inspirados nos produtos que eles possuem interesse ou que compraram no passado. Dê preferência a conteúdos interessantes e que despertem a curiosidade do seu leitor em abrir o e-mail.
  • Se você é um varejista esportivo envie dicas de corrida, se você é uma plataforma de assinatura que envia alimentos para as pessoas cozinharem em casa opte por enviar dicas culinárias e informações sobre os benefícios de alguns alimentos, se você é um blog de conteúdo enviar um resumo das suas postagens mais recentes para seus leitores mais engajados.

Criar associação de marca:

 

Newsletters com conteúdo são um excelente canal para você posicionar sua marca;

E associá-la com os assuntos que forem mais relevantes.

Por exemplo, pode ser uma excelente forma de você se posicionar como uma marca de tom amigável;

E que se destaca pelo excelente atendimento ao consumidor, nesse caso basta você enviar conteúdo redigidos em tom divertido;

E quem sabe gerar conteúdo abordando os esforços que sua marca tem feito para manter seus clientes satisfeitos.

Outro exemplo, se você é uma marca que quer se posicionar em estar ajudando a sociedade, pode ser interessante você enviar newsletters explicando um pouco das iniciativas da sua empresa e também enviado conteúdos sobre ONG’s e projetos de auxílio social.

Um último exemplo, imaginemos que você é um varejista de suplementos alimentares,;

Nesse caso você sabe muito bem que os usuários que se cadastraram na sua newsletter;

Estão em busca de serem mais saudáveis e talvez seja interessante você enviar newsletters com dicas de:

Alimentação, treinos, receitas saudáveis e até curiosidades sobre os benefícios de cada um dos produtos

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